Como planejar aulas de inglês mais eficazes: professora dando aula em frente a um quadro branco

Como planejar aulas de inglês mais eficazes

Como planejar aulas de inglês mais eficazes

Metodologias Oct 21, 2022

Planejar aulas de inglês faz parte do dia a dia de qualquer professor, seja ele autônomo, particular ou prestador de serviço para escolas ou centros de idiomas. Todo professor precisa planejar aulas, isto é um fato.

Com isso, muitos professores de inglês se perguntam, mas afinal: como planejar aulas de inglês mais eficazes? Então, para responder essa pergunta é importante ter em mente que a didática e o planejamento das aulas são fundamentais para que elas se tornem ainda mais eficazes e eficientes.

Confira como planejar aulas de inglês mais eficientes neste artigo.

Como planejar aulas de inglês para engajar mais os alunos
Como montar um plano de aula de inglês?
Como tornar as aulas de inglês mais interessantes?
Como preparar uma aula de inglês para iniciantes?

Como planejar aulas de inglês para engajar mais os alunos

Para planejar aulas de inglês para engajar mais os alunos é importante criar conteúdos interessantes. Porém, não adianta tentar envolver seus alunos apenas com o conteúdo, mantendo formatos de aulas ultrapassados e desinteressantes.

Além de escolher bem os conteúdos a serem trabalhados em aula, pautas e temas, também é importante repensar sua abordagem pedagógica para engajar mais os seus alunos.

Portanto, torna-se relevante adquirir uma didática que aproxima a relação de professor e aluno, de forma mais descontraída e informal. Ou seja, com mais dinamismo. Por isso, é muito importante planejar um cronograma com aulas mais dinâmicas.

Isso porque a partir do momento que as aulas são mais dinâmicas, os alunos automaticamente prestam mais atenção e têm mais vontade de aprender. Quando a aula é muito densa e sem tanto dinamismo dificilmente prenderá a atenção do aluno e por consequência não ocorre o engajamento esperado, prejudicando o processo de aprendizagem.

Então, planejar aulas de inglês com dinâmicas são fundamentais para se ter sucesso com os alunos e o engajamento deles. Visto que atualmente os alunos estão cada vez mais dispersos e engajar eles se torna mais um dos desafios dentro das salas de aula, vale a pena colocar o engajamento como um dos objetivos do planejamento da sua aula.

Como montar um plano de aula de inglês?

Para montar um plano de aula de inglês é necessário se atentar a alguns pontos importantes dentro do planejamento, como: objetivo, metodologia, didática, duração das atividades e ferramentas, conteúdo e outros pontos que são pertinentes e essenciais para o aprendizado do aluno.

Sabemos bem que preparar aulas de inglês não é uma tarefa fácil, mas existem diversas formas de fazer um plano de aula eficaz para os alunos sem precisar reinventar a aula.

Por exemplo, a plataforma da Flexge ajuda professores particulares a montar um planejamento de aula de inglês com metodologia e materiais didáticos eficientes, alinhados com o CEFR.

Outro ponto a ser salientado, é que existem estratégias que podem ser incluídas dentro do planejamento para que o vocabulário e aprendizado do aluno aumente de forma significativa e eficiente. O planejamento das aulas de inglês é indispensável para um bom ensino, com objetivos de aprendizagem estabelecidos.

Como tornar as aulas de inglês mais interessantes?

Para tornar as aulas de inglês mais interessantes é importante que o professor tenha uma excelência didática. Além de um planejamento que obtenha dinamismo, conteúdos, metodologia e vocabulário de inglês.

A partir disso, há formas para tornar as aulas mais divertidas e legais, como: dinâmicas em grupo, aulas de conversação, exemplos do dia a dia que deixam a aula mais divertida e por aí vai. Além disso, os materiais podem ser mais dinâmicos também como: aulas com imagens, vídeos e não somente com slides.

É importante também intercalar as aulas com atividades, trabalhando a questão linguística. Outro ponto a ser salientado, é a relevância de sempre estar pensando em formas de engajar o aluno fora da aula também, incentivando o aluno a ver filmes legendados, ouvir músicas em inglês e entre outros a fim de aumentar o tempo de exposição do aluno ao idioma.

O que ele faz fora da aula reflete diretamente no desempenho dele durante o momento síncrono. Portanto, vale a pena colocar este ponto no planejamento das suas aulas.

Há diferentes formas de montar um planejamento estratégico e por consequência tornar as aulas mais interessantes e eficazes para os alunos. Então, com certeza, vale a pena reservar um tempo para o preparo da aula e do planejamento da mesma.

Como preparar uma aula de inglês para iniciantes?

Para preparar uma aula de inglês para iniciantes é necessário pensar no processo de aprendizagem. Isso porque quanto mais certeiro for o professor, mais o aluno conseguirá desenvolver as habilidades do idioma.

Então, a partir disso, segue algumas dicas de como você, professor, pode planejar suas aulas de inglês:

  • comece pela parte pedagógica;
  • não esqueça de intercalar a explicação, o conteúdo dado em aula com atividades personalizadas;
  • faça aula de conversação com os seus alunos, isso porque a partir da conversa ele consegue armazenar melhor o aprendizado e adquirir uma maior fluência no idioma;
  • leve temas relevantes para a aula, temas atuais;
  • personalize o ensino e, a partir disso, atente-se ao seu aluno ou a sua turma.

Essas são algumas dicas de como preparar as suas aulas de inglês. Se você observar o que leu aqui, seu ensino com certeza se tornará ainda mais eficiente para o seu aluno e será prazeroso aprender um novo idioma.

Desse modo, para planejar aulas de inglês mais eficazes, você precisa se atentar a metodologia, conteúdos, didática, duração das atividades e ferramentas que realmente façam com que o aluno engaje de forma significativa nas aulas.

Tags