Por que fazer teste de nivelamento dos seus alunos é tão importante

Entenda para que servem os testes de nivelamento, sua importância e conheça os três tipos mais comuns.

Por que fazer teste de nivelamento dos seus alunos é tão importante

A busca pelo aprendizado da língua inglesa tem se tornado cada vez maior. No mundo digital no qual formamos uma aldeia global, falar inglês é imprescindível.

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia vem ganhando destaque no mercado de ensino de línguas, sendo, até mesmo, uma das principais vias para a realização de teste de nivelamento de inglês.

Seja para Professores Particulares ou Centros de Idiomas, o procedimento padrão para um aluno iniciar suas aulas é a realização de um placement test. Mas você sabe o que um teste de nivelamento realmente avalia? Para que ele serve? Ou quais os tipos disponíveis?

É o que você vai descobrir neste artigo. Continue lendo!

Teste de nivelamento: o que é e para que serve
Tipos de teste de nivelamento

Teste de nivelamento: o que é e para que serve

Testes de nivelamento servem para avaliar o nível de proficiência do aluno na língua. Isto é, verifica o domínio que o aluno tem das habilidades linguísticas (fala, escuta, escrita e leitura) daquele idioma.

Após responder a uma série de questões, seja de forma escrita ou oralmente, o teste classifica o candidato no nível mais adequado para cursar o idioma escolhido. Vale dizer, todavia, que o nível pode variar de acordo com a instituição.

Isso porque alguns Centros de Idiomas têm sua própria escala, enquanto outros observam padrões internacionais, como o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), por exemplo.

Normalmente os testes de nivelamento classificam os alunos em pelo menos três grandes grupos: básico, intermediário e avançado. Pode, ainda, conter subdivisões, como é o caso do padrão do CEFR que se divide em:

  • A1 e A2 - básico
  • B1 e B2 - intermediário
  • C1 e C2 - avançado

Deve-se destacar que não existe apenas um jeito certo de realizar um teste de nivelamento, nem uma única escala a ser observada.

Assim como cada pessoa aprende de um jeito, existem métodos diferentes para o ensino de línguas e, do mesmo modo, formas diferentes de mensurar a proficiência.

Afinal, para que serve o teste de nivelamento?

Testes de nivelamento servem, principalmente, para identificar o nível de domínio do idioma pelo aluno. A importância dessa avaliação é, no caso de Centros de Idiomas, colocar o aluno na turma mais adequada (quando as turmas são organizadas por níveis).

Já para Professores Particulares, é muito importante saber o nível do aluno para melhor atendê-lo e preparar as aulas, bem como estimar, ainda que não de forma precisa, quanto tempo ele levará para alcançar o objetivo com as aulas (como alcançar a fluência, realizar determinada prova e etc.).

Uma das principais vantagens de realizar placement tests é a otimização do estudo. Se o estudante já domina alguns conteúdos da língua, o professor pode pular esses conteúdos e ir direto para as necessidades de aprendizagem identificadas durante o teste.

Ainda, além de realizar o teste antes de começar a estudar o novo idioma, fazê-lo com certa frequência no decorrer do curso ou das aulas particulares permite que o aluno veja a própria evolução, aumentando seu engajamento no processo de ensino-aprendizagem.

Conheça agora alguns tipos de testes de nivelamento.

Tipos de teste de nivelamento

Se você digitar no Google “teste de nivelamento inglês” encontrará dezenas de opções para testar a proficiência no idioma.

Diversas plataformas disponibilizam placement tests online e de forma gratuita. Esse é um dos muitos benefícios da tecnologia!

Mas embora seja bastante atraente realizar um teste de nivelamento de forma gratuita e online, deve-se tomar cuidado com o padrão que o teste está observando.

Dizer que o aluno tem o nível de inglês intermediário de acordo com o teste de nivelamento da plataforma de inglês XYZ não transmite tanta confiança e autoridade.

O mais indicado é procurar por testes que observam os padrões internacionais.

Os três tipos mais comuns de teste de nivelamento são:

  • Quiz online com perguntas de múltipla escolha;
  • Entrevista online ou presencial com professor de inglês;
  • Prova escrita realizada presencialmente.

No Material Didático Digital da Flexge, por exemplo, antes de iniciar seus estudos o aluno realiza um placement test que observa o padrão internacional do CEFR, respondendo a perguntas em diferentes formatos, testando as habilidades de writing, listening e reading.

Nele, o aluno avança conforme acerta as respostas e o teste é interrompido quando ele alcança as questões do seu nível, variando, assim, a quantidade de perguntas e tempo de realização de acordo com a proficiência do estudante.

Você já conhece nosso Material Didático Digital? Clique aqui para saber mais!

Neste artigo você aprendeu para que serve um teste de nivelamento de inglês e conheceu alguns tipos. Inscreva-se em nossa Newsletter para receber conteúdos como este no seu e-mail!