4 erros comuns para você evitar nas suas aulas de inglês online

Confira quais são os erros comuns que os professores cometem ao dar aulas de inglês online e saiba como evitá-los.

4 erros comuns para você evitar nas suas aulas de inglês online

Apenas 5% dos brasileiros falam inglês segundo pesquisa feita em 2013 pelo British Council. No ranking da instituição Education First (2021), o Brasil ocupa o 60º lugar entre 112 países, tendo o nível de proficiência em inglês considerado baixo.

Esses resultados demonstram que os brasileiros não aprendem inglês na escola. Apesar da disciplina estar presente na grade curricular do ensino regular, terminamos o ensino médio sem ter aprendido o idioma.

Por isso, muitas pessoas procuram por aulas particulares de inglês, a fim de desenvolverem a fluência nesta língua.

Além disso, com o avanço da tecnologia na Era Digital, bem como das metodologias de ensino à distância, a procura por esse formato de aula também só aumenta.

Seja pela flexibilidade de horários ou por qualquer outro benefício que o ensino online apresenta, dar aula de inglês online é uma ótima oportunidade para quem é professor ou sabe falar o idioma.

No entanto, dar aulas online requer alguns cuidados para que o processo de ensino-aprendizagem não seja prejudicado.

Para ajudar você a ter sucesso sendo um professor de inglês online, preparamos esse artigo com os 4 erros mais comuns que os professores online cometem e que você deve evitar.

Aqui você vai conferir:

Como ser professor de inglês online: 6 coisas que você precisa saber
Como dar aula de inglês online: 6 itens que não podem faltar
4 erros comuns no ensino online para você evitar
1. Apenas adaptar o formato presencial para online
2. Não ter um espaço apropriado para as aulas
3. Não investir em equipamento de qualidade
4. Não experimentar novas metodologias de ensino

Como ser professor de inglês online: 6 coisas que você precisa saber

Para ser um professor de inglês online, você não precisa ser um professor com diploma. Basta ser fluente na língua e, para facilitar a captação de alunos, ter um certificado internacional de proficiência pode ajudar.

Mas é só isso? Basta saber falar inglês para dar aulas online? Com certeza não!

As aulas online podem ser desafiadoras até mesmo para professores graduados, habituados a estudar sobre pedagogia e metodologias de ensino. Se você não possui esse conhecimento teórico (e nem o prático), é importante saber algumas coisas, como:

  1. métodos de ensino de inglês;
  2. como escolher ferramentas para o ensino online de inglês;
  3. como escolher material didático;
  4. como usar tecnologia em suas aulas;
  5. formas de se comunicar com seu aluno (canais e linguagem);
  6. captar alunos para aulas particulares de inglês online.

Isso – sem dúvidas! – não é tudo. Há muito mais que você precisa saber para dar aulas de inglês online. Continue lendo esse artigo para descobrir o que mais é necessário para ensinar inglês nesse formato.

Como dar aula de inglês online: 6 itens que não podem faltar

Uma aula de inglês online, obviamente, requer a intermediação da tecnologia. Internet, computador e/ou celular são itens indispensáveis para que isso se torne possível.

Mas não é apenas isso. Para dar aula de inglês online, você vai precisar de:

  1. uma plataforma de videochamada, para realizar a transmissão da sua aula;
  2. materiais didáticos digitais (pdfs, apresentações, exercícios online, etc.);
  3. uma metodologia de ensino apropriada;
  4. um canal de comunicação com seus alunos (aplicativo de mensagens ou bate-papo);
  5. estrutura física adequada (falamos sobre isso no artigo “Como dar aula a distância e manter o engajamento dos alunos”, recomendo a leitura!);
  6. método de avaliação compatível (afinal, aplicar uma prova escrita de forma online dificilmente será eficiente).

A lista poderia ser muito maior, mas acredito que já deu para ter uma ideia do que você precisa para dar aula de inglês online. Agora você vai conferir quais são os 4 erros mais comuns que os professores cometem no ensino online e como evitá-los. Continue lendo!

Como dar aula de inglês online: mulher loira escrevendo em um caderno e olhando para um PC
Confira os principais erros do ensino online e veja como evitá-los!

4 erros comuns no ensino online para você evitar

Se você quer ter sucesso ensinando inglês online, você vai precisar evitar esses quadro erros comuns que os professores normalmente cometem. Confira!

1. Apenas adaptar o formato presencial para online

Muitos professores levam a metodologia e ferramentas da aula presencial para o ambiente digital acreditando que isso é o suficiente. Já adianto para você: não é.

Tradicionalmente, numa aula presencial, o professor explica a matéria enquanto faz anotações no quadro e o aluno ouve. Depois o professor passa uma atividade para fixação do conteúdo e pronto.

No formato online, isso dificilmente será eficiente. Afinal, o aluno estará com acesso à internet e é preciso prender a atenção do mesmo (uma aula expositiva não fará isso).

Por isso, é muito importante que você procure metodologias e ferramentas eficientes para o ensino online, como as metodologias ativas de ensino e as plataformas de conteúdo.

Não basta migrar do tradicional quadro de giz para um digital board, nem de uma aula expositiva presencial para uma online. Ao fazer isso, você estará desperdiçando o potencial que a tecnologia tem para potencializar o ensino – sobre isso falaremos mais adiante.

Assim, se você quer mesmo saber como dar aula de inglês online, o primeiro conselho é não tentar adaptar o formato presencial para essa nova modalidade. Seja criativo! Inove nas suas aulas com metodologias e tecnologias que vão surpreender seus alunos.

2. Não ter um espaço apropriado para as aulas

Uma das principais vantagens das aulas de inglês online é a desnecessidade de espaço físico para receber os alunos.

Mas isso também não quer dizer que você pode simplesmente dar aula do seu sofá. Isso seria falta de profissionalismo, não acha?

O segundo erro comum que você deve evitar é não ter um espaço apropriado para suas aulas. Um quarto ou escritório fechado, onde você não será interrompido durante a aula; um fundo neutro (sem um guarda-roupas aparecendo, por exemplo); uma cadeira apropriada.

Além do que o seu aluno vê na tela, você também precisa de um ambiente no qual possa ser produtivo. Afinal, o trabalho do professor vai muito além dos momentos em que está interagindo com o aluno.

3. Não investir em equipamento de qualidade

Se você está começando no ramo, e ainda não dá aulas de inglês online, talvez você julgue não ser necessário investir em equipamentos para tanto.

Contudo, a qualidade de uma aula online com equipamentos adequados é muito melhor do que uma sem equipamentos.

Um bom microfone, por exemplo, torna seu áudio muito mais claro e sem ruídos, o que vai ajudar seu aluno a entender melhor o que você diz e aprender a pronúncia com mais facilidade.

Do mesmo modo, uma aula que fica sendo interrompida por oscilações no sinal da internet com certeza será muito menos produtiva do que uma sem interrupções. E por aí vai.

Claro que não precisa sair comprando computador, cadeira, mesa, microfone, fones de ouvido e tudo mais. Vá adquirindo os equipamentos aos poucos, priorizando o que agregará mais valor à experiência do seu aluno.

Mas não deixe de investir em equipamentos de qualidade! No médio e longo prazo, isso fará total diferença nos seus resultados enquanto professor particular de inglês online.

4. Não experimentar novas metodologias de ensino

Por fim e não menos importante: experimente novas metodologias de ensino.

Não deixe que o formato online impeça você de testar novas formas de ensinar. Faça testes com seus alunos, dê aulas diferentes e avalie o resultado delas para descobrir qual linha de ensino seguir com eles.

Há muitas metodologias ativas de ensino, por exemplo, que são perfeitas para o ensino online, como o Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida. Experimente métodos e abordagens, bem como tecnologias de ensino.

Aproveite o formato inovador de ensino e inove não só o formato das suas aulas, mas também o conteúdo. Com isso, você certamente irá se destacar no mercado de aulas de inglês online.

Agora que você já tem uma ideia de como dar aula de inglês online, que tal assinar nossa newsletter e receber dicas sobre o ensino de inglês diretamente no seu e-mail? Preencha o formulário abaixo e entre para nossa lista de professores de inglês!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos do Blog no seu e-mail.