4 Estratégias para aumentar o vocabulário em inglês dos seus alunos
Os conhecimentos e habilidades de vocabulário de um estudante determinam sua proficiência em compreensão e uso do idioma. Portanto, quer estejamos ensinando a escrever, ler ou apoiar nossos alunos a comunicar mais efetivamente suas ideias, o vocabulário deve fazer parte de nossa instrução diária.
Alunos com vocabulário mais precário enfrentam inúmeros obstáculos, incluindo ter uma compreensão de leitura muito menor. Com esse alcance de leitura limitado, a escrita não possui linguagem específica ou voz adequada.
Já a língua falada, um aluno com vocabulário bastante limitado não tem variedade de escolha de palavras. Eles se arriscam a ler menos (tanto em volume quanto em frequência), não compreendendo bem textos ou conceitos, escrevendo ensaios e relatórios sem brilho, e não sendo capazes de se expressar tão bem verbalmente.
O vocabulário permanece em nossa memória a longo prazo. O processo de aprender uma nova palavra é o começo de uma nova forma de memorização a curto prazo e para então trabalhar de forma a torná-lo parte do léxico armazenado na memória a longo prazo.
É por isso que todos os professores devem trabalhar principalmente no aumento de vocabulário de seus alunos em sala de aula, o quanto antes e de forma contínua.
Mas como melhorar o vocabulário dos alunos? Existem algumas estratégias que podem ser usadas para ajudar os professores preocupados com o verdadeiro aprendizado de seus alunos.
ESTRATÉGIA 1: CONVERSAS INFORMAIS
Uma das coisas mais poderosas que os professores (e os adultos em casa) podem fazer é ter conversas interessantes com as crianças. Quanto mais uma criança ou jovem se diverte em conversas com um adulto, mais aumenta seu vocabulário e sua acuidade verbal em geral.
Portanto, fazer perguntas a um estudante, receber suas respostas, acrescentar informações e pedir-lhes que reflitam ou acrescentem mais informações – em outras palavras, manter a conversação – é importante no desenvolvimento do vocabulário.
Funciona com alunos mais velhos (jovens e adultos) com conversas sobre seus interesses e com alunos mais novos, que podem ser introduzidas de forma natural durante brincadeiras, por exemplo.
ESTRATÉGIA 2: PALESTRAS DE PALAVRAS
As palestras de palavras são uma breve apresentação, de até 5 minutos, feita por um aluno, apresentando uma palavra que ele considera importante. Dando um conceito e um contexto de o que é a palavra e porque ele a considera importante.
Como as palestras são, basicamente, um aluno ensinando seus colegas, é importante reservar tempo para isso, porque os alunos tendem a achar os períodos em que seus colegas estão liderando a discussão muito mais memoráveis do que quando o professor está; os alunos geralmente têm uma maneira de dizer algo que "clica" com seus colegas só porque é dito de uma maneira amigável para as crianças e jovens.
As palestras de palavras são grandes oportunidades para alguns estudantes mostrarem seus interesses e conhecimentos, mas o mais importante, elas deixam claro que o aprendizado contínuo das palavras é importante.
ESTRATÉGIA 3: ESTRATÉGIA DE AUTOCOLEÇÃO DE VOCABULÁRIO
Essa estratégia pode ser associada intimamente com a estratégia anterior.
Toda semana, os alunos "Coletam" três palavras de seu ambiente (assistir, ouvir e ler) que achavam importantes para aprender. Para cada palavra, os alunos incluíram as seguintes informações:
- Uma definição precisa;
- Onde eles ouviram ou leram a palavra incluindo um pouco do contexto;
- Uma justificativa para o porquê de acharem que a palavra era importante de aprender.
Os alunos podem compartilhar esse “álbum de palavras” onde todas as folhas serão guardadas juntas e os alunos podem ter acesso, ou ainda em um documento compartilhado na internet. Pode também, usar essas palavras como parte da estratégia anterior.
ESTRATÉGIA 4: S.N.A.P. - Seeing / Naming / Action / Producing
A estratégia S.N.A.P. pode durar de 5 a 15 minutos cada.
Cada mini-lição contém quatro etapas principais, que juntas formam a palavra SNAP
- S: Ver e dizer cada palavra;
- N: Nomear uma categoria ou grupo que cada palavra pertence, ou que se refere a palavra ou famílias de palavras;
- A: Agindo com base nas palavras (realizando uma breve tarefa ou conversa sobre as palavras);
- P: Produção de um indivíduo, aplicação original das palavras.
Estratégias de ensino eficazes incluem vários outros métodos, além dos apresentados, que você pode usar na sala de aula hoje:
- Expor os alunos à mesma palavra muitas vezes para apoiar o aprendizado
- Apresente-os a uma ampla gama de palavras em interessantes textos
- Certifique-se de que eles encontrem uma nova palavra muitas vezes
- Certifique-se de que eles encontrem uma nova palavra em muitos contextos
- Use organizadores gráficos para definir novas palavras
- Ensinar os alunos a serem independentes e aprender a corrigir seus próprios erros – não há problema em cometer erros
- Trazer tecnologia para a sala de aula e usar ferramentas digitais adequadas ao ensino de vocabulário
- Deixe os alunos praticarem com frequência
Não há nada de negativo que aconteça quando alguém aumenta seu vocabulário – e, para os estudantes, há muitos, muitos pontos positivos. Ao acrescentar até mesmo algumas destas estratégias ao seu repertório, você ajudará os estudantes a construir vocabulários que os apoiem, não importa o caminho que escolham seguir.
Agora que você já sabe como aumentar o vocabulário em inglês dos seus alunos, continue lendo nossos artigos aqui no Blog e assine nossa newsletter para receber em primeira mão artigos como este.