Professora na mesa em meio aos alunos ouvindo-os e sorrindo dando uma aula de inglês inesquecível.

O que fazer para dar aulas de inglês incríveis e inesquecíveis? Descubra!

O que fazer para dar aulas inesquecíveis de inglês

Metodologias Jul 27, 2022

Um dos principais desafios dos professores de inglês é envolver os alunos nas aulas. Isso porque a atenção dos alunos é um recurso cada vez mais escasso em meio a tantos estímulos e informações a que eles ficam expostos (mesmo durante as aulas através dos seus aparelhos celulares, por exemplo).

Além dessa disputa pela atenção, há também objeções que o próprio aluno coloca a seu aprendizado, tais como acreditar que aprender inglês é muito difícil ou que ele não gosta do idioma.

Para ter os melhores resultados possíveis com esses alunos, é muito importante que o professor mostre a importância de aprender a língua inglesa e como essa habilidade fará diferença na vida deles.

Mas para que os alunos realmente se envolvam nas aulas, você precisa de mais. Para ajudar você a elevar o nível das suas aulas, tornando-as dinâmicas e inesquecíveis, nós escrevemos este artigo.

Aqui você vai aprender como dar aulas de inglês incríveis e encantar os seus alunos. Boa leitura!

O sucesso da sua aula começa com o planejamento
Aprenda com seus alunos
Contemple em suas aulas todas as formas de aprendizado
Ouça seus alunos e peça feedbacks

O sucesso da sua aula começa com o planejamento

O preparo das suas aulas de inglês é fator determinante do sucesso delas. Somente com um bom planejamento você será capaz de dar uma aula inesquecível de inglês.

Portanto, ao planejar suas aulas, pergunte-se:

  • Essa aula ficará dinâmica?
  • A metodologia escolhida é a mais eficaz?
  • O tema da aula é relevante para meus alunos?
  • As atividades são engajadoras?

Quando estiver planejando suas aulas, dedique um tempo para preparar materiais atrativos, lúdicos e que desafie seus alunos. Entre no mundo deles, trabalhe coisas atuais, que fazem parte do seu dia a dia: isso vai conquistar a atenção e engajar seus alunos.

Mesmo que a sua idade não seja a mais próxima da idade deles, tente se colocar a par do que é tendência, do que eles gostam e sobre o que falam, e crie suas aulas – ou pelo menos algumas delas – baseadas nisso.

Se for buscar um texto para trabalhar interpretação, por exemplo, busque sobre uma música do momento, sobre algum famoso da idade deles ou sobre um jogo.

Outro ponto importante é planejar os momentos da aula. Você pode começar com um warm up, partir para explicação do conteúdo e finalizar com uma atividade.

Ou você pode optar por metodologias diferentes, como a sala de aula invertida ou a rotação por estações, que propõe dinâmicas diferentes do modelo tradicional para o ensino da língua. Para ler mais sobre essas metodologias, clique nos links abaixo:

Apostar em metodologias ativas de aprendizagem é uma ótima escolha para impactar seus alunos, tirando-os da zona de conforto e dando-os autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

Ao sair do modelo tradicional, você rompe com a expectativa do aluno e isso torna sua aula de inglês marcante e, por que não, inesquecível.

Assim, a primeira coisa que você precisa fazer para tornar sua aula inesquecível é caprichar no planejamento, saindo do comum e preocupando-se com a experiência dos seus alunos.

Mas isso não é tudo. Continue lendo para ver o que mais você pode fazer para elevar o nível das suas aulas!

Aprenda com seus alunos

Todo professor sabe que os alunos têm muito a ensinar. Em todas as interações e convivências, podemos aprender uns com os outros.

Por isso, um bom professor deve estar aberto a aprender com os alunos. Afinal, eles podem ajudar você a se tornar um professor melhor e deixar suas aulas ainda mais incríveis.

Preste muita atenção em como seus alunos aprendem para aprimorar sua metodologia e abordagem pedagógica. Fique atento aos temas que eles conversam para abordá-los durante as aulas. Conheça seus alunos e as habilidades deles para ajudá-los a se desenvolverem além do idioma.

Fazendo isso, além de tornar suas aulas de inglês inesquecíveis, você vai gerar uma conexão real com seus alunos e impactar positivamente a vida deles.

Preocupe-se verdadeiramente com seus alunos e com o aprendizado deles. Só isso já fará você um professor fora da curva!

Contemple em suas aulas todas as formas de aprendizado

Cada aluno aprende de um jeito. Existem vários caminhos para alcançar a aprendizagem e cada indivíduo trilha o seu próprio.

Por esse motivo, é importante que suas aulas alcancem a todos seus alunos. Para isso, você deve mesclar tipos de aulas ou até mesmo usar diferentes técnicas de ensino em uma mesma atividade.

Faça uma avaliação de todos os seus alunos para saber como eles aprendem melhor e o que preferem (ler textos, assistir vídeos, escutar áudios) e use esses recursos nas suas aulas para atender a todos.

Isso pode parecer complexo, mas acredite, é mais simples do que você imagina. Após fazer essa avaliação para entender como seus alunos aprendem, introduzir diferentes formas de aprendizado em suas aulas não será tão difícil: basta levar isso em consideração no momento do planejamento e diversificar sua abordagem.

Assim, além de mostrar para seus alunos que você tem preocupação real com a aprendizagem deles, você aumentará o comprometimento dos mesmos e, consequentemente, o engajamento deles nas aulas.

Faça o teste! Tenho certeza que você perceberá os resultados imediatamente.

Ouça seus alunos e peça feedbacks

Você já perguntou para seus alunos o que eles acham da sua aula?

Pode parecer assustador em um primeiro momento, mas pedir feedbacks para seus alunos tem um valor enorme para você aprimorar cada vez mais seu jeito de ensinar e tornar suas aulas as melhores possíveis.

Além dos feedbacks, você também pode pedir a seus alunos que lhe deem sugestões. Ao permitir que eles opinem sobre a criação das aulas, você faz com que eles sintam-se parte de algo importante e, com isso, você terá alunos comprometidos e fãs do seu trabalho.

Sei que esses conselhos podem parecer difíceis de aplicar, mas garanto a você que se você conseguir aplicar isso tudo nas suas aulas, elas com certeza serão inesquecíveis para seus alunos e tornarão você um professor de inglês muito admirado.

Ao cativar seus alunos e conquistar a confiança deles, você aumenta o engajamento e acelera o processo de aprendizagem. Afinal, alunos engajados estudam mais e o aprendizado vem por meio do esforço.

Espero que você tenha gostado dessas dicas para tornar suas aulas de inglês inesquecíveis! Se gostou das dicas ou achou que elas não fazem sentido, comenta aqui no post para a gente saber. Vamos adorar receber seu feedback!

Tags