O que é abordagem comunicativa e quais as vantagens para o ensino de inglês

O que é abordagem comunicativa e quais as vantagens para o ensino de inglês

O que é abordagem comunicativa e quais as vantagens para o ensino de inglês

Metodologias Oct 5, 2022

A crescente necessidade de habilidades de comunicação no atual mundo globalizado cria um desafio para o ensino de línguas estrangeiras. Os alunos devem receber uma base adequada que os permita comunicar-se em diferentes situações interativas do mundo fora da sala de aula. Eles precisam estar preparados para cenários da vida real, em vez de apenas conseguir passar em um exame.

A abordagem mais conhecida no Brasil é sem dúvida a abordagem comunicativa de ensino, ou método comunicativo. Sua eficácia tem sido levada em consideração por professores de idiomas em todo o mundo.

Mas você sabe o que é abordagem comunicativa e quais são as suas vantagens  para o ensino da língua inglesa?

Continue lendo este artigo e descubra.

Abordagem comunicativa de ensino: o que é?
Vantagens da abordagem comunicativa para o ensino de inglês
Mais conversação, menos correção
Cenários da vida real
Trabalho em equipe

Abordagem comunicativa de ensino: o que é?

O Método Comunicativo é uma abordagem que visa alcançar a competência comunicativa através da interação dos alunos. Criada na década de 1980, surgiu como uma resposta à crescente demanda por um currículo que permitisse aos alunos usarem a segunda língua em situações da vida real.

Anteriormente, as metodologias de ensino de línguas estrangeiras tinham predominantemente sua ênfase na competência gramatical, em vez de realmente se concentrar no desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação dos alunos.

A abordagem comunicativa baseia-se na ideia de que o sucesso no aprendizado de uma língua vem da comunicação com sentido real. Quando os alunos estão envolvidos em uma comunicação genuína, suas estratégias naturais para aquisição da linguagem serão usadas, e isso permitirá que eles aprendam a usar o novo idioma.

Afinal de contas, a linguagem existe principalmente para tornar a comunicação possível. O método comunicativo se concentra principalmente na interação durante uma aula, onde os alunos realmente falam e conversam durante a maior parte do tempo usando o novo idioma. Como resultado, pode haver mais ênfase nas habilidades do que nos sistemas, as aulas são mais centradas no aluno e pode haver uso de materiais mais lúdicos e autênticos.

O principal objetivo por trás da abordagem comunicativa de ensino de línguas é preparar os alunos para serem comunicadores confiantes em diferentes contextos da vida real, por meio de práticas orais e cooperação aluno-aluno. A comunicação é o fim e o meio deste método de ensino.

>> Leia também: 7 Dicas para adotar Abordagem Comunicativa nas suas aulas de inglês

Vantagens da abordagem comunicativa para o ensino de inglês

O método comunicativo é uma poderosa abordagem de ensino para incentivar o desenvolvimento das quatro macro habilidades no aprendizado de idiomas – speaking, listening, reading e writing.

Estes são uma parte central do método desde o início, uma vez que a comunicação ativa serve para integrar as diferentes habilidades.

O uso de materiais de ensino reais (folhetos, revistas, agendas, menus, revistas, etc) também ajuda a garantir que os alunos desenvolvam gramática e vocabulário relevantes enquanto trabalham em atividades que desenvolvem essas habilidades essenciais.

Confira a seguir outras três vantagens no uso da abordagem comunicativa:

1. Mais conversação, menos correção

Em uma sala de aula que usa o método comunicativo, os alunos falam mais. Isso permite que os alunos pratiquem a comunicação em inglês, conversando continuamente uns com os outros, em vez de ouvir passivamente uma aula expositiva.

Os professores podem incentivar os alunos a interagir uns com os outros com o mínimo de correção direta. A intenção por trás da abordagem comunicativa é fazer com que os alunos pratiquem inglês sem medo de constrangimento ou cometer erros ao aprender um novo idioma.

Em vez de interromper ou corrigir os alunos quando cometem erros, os instrutores podem usar feedback indireto ou redirecionamentos de conversação que não interrompam uma conversa. Eles podem reformular a gramática defeituosa (por exemplo, “his shoes is old” pode ser respondido com “yes, his shoes ARE old”) para dar aos alunos pistas para uma conversa posterior.

2. Cenários da vida real

Ao encorajar interações significativas, os professores podem utilizar uma ampla variedade de atividades individualizadas.

Os alunos podem se envolver em encenações com base em cenários da vida real, como discutir hobbies e cultura popular, negociar preços ao fazer compras ou descrever o enredo de um livro ou filme que gostem.

O foco está na utilização de situações do mundo real para permitir que os alunos pratiquem o uso da linguagem, em vez de aprender sobre estruturas gramaticais e vocabulários apenas. As técnicas incluem modelagem, repetição, trabalho em pares e em grupo para ajudar os alunos a desenvolver competências comunicativas.

3. Trabalho em equipe

As atividades são mais eficazes quando permitem que os alunos trabalhem juntos em pares ou grupos. Isso imita a comunicação realista que incentiva a fluência sobre a competência gramatical.

Os alunos geralmente se sentem mais confiantes e confortáveis ​​praticando suas habilidades e ideias linguísticas ao trabalhar com outros alunos. Como eles estão trabalhando com colegas que também estão aprendendo, geralmente se sentem mais seguros para se comunicar sem medo de cometer erros.

Agrupar os alunos também incentiva o envolvimento com as atividades em sala de aula. Por exemplo, pode-se fazer com que os alunos trabalhem juntos para jogar um jogo em que devem descrever um objeto uns para os outros em inglês para que seus colegas possam adivinhar o que é esse objeto.

Fazer com que os alunos trabalhem juntos não apenas os incentiva a se envolver com o idioma de forma significativa, mas também tem o potencial de gamificar a sala de aula e incentivar a participação ativa.

Neste artigo, buscamos explorar um pouco sobre a abordagem comunicativa no ensino de inglês. Se você tem alguma dúvida sobre o tema ou gostaria de compartilhar sua experiência com este método, deixe seu comentário neste post.

Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades do blog. Junte-se a nossa comunidade de professores particulares ligados em tecnologia e metodologias inovadoras!


Tags