Uso de tecnologia nas aulas de inglês e seus benefícios para o ensino

Uso de tecnologia nas aulas de inglês e seus benefícios para o ensino

Uso de tecnologia nas aulas de inglês e seus benefícios para o ensino

Tecnologia Feb 24, 2023

Um dos grandes diferenciais da Educação 4.0 é o uso cada vez maior da tecnologia no ensino do inglês.

Essas novas tecnologias trazem um novo panorama para o ensino e o aprendizado de idiomas, sendo possível fazer coisas que há algumas décadas eram inimagináveis.

Mas, afinal, quais são os benefícios do uso da tecnologia do ensino do inglês?

Para sanar de vez esta dúvida, neste artigo trazemos 10 benefícios diretos que o uso da tecnologia proporciona ao ensino do inglês. Confira!

1. Aumento do engajamento dos alunos

Este é um benefício que se estende a todos os alunos, pois causa um impacto muito grande nos mais velhos, que estão acostumados a estudar de uma outra maneira e se encantam com as novas possibilidades que lhe são apresentadas pela tecnologia.

Já em relação aos alunos mais jovens, os chamados nativos digitais, a importância é ainda maior, pois estes já estão acostumados à tecnologia e é imprescindível que o ensino do inglês faça uso da tecnologia.

Não dá para um professor querer disputar contra celulares, tablets e computadores munido somente de um pincel e quadro branco – não vou nem falar em giz e quadro negro…

2. Maior possibilidade de personalização do ensino

Com a utilização de ferramentas como o Learning Analytics é possível se fazer uma personalização do ensino de forma mais automatizada e abrangente.

Sabendo de antemão quais são os pontos mais importantes e que geram mais dificuldade em uma matéria, é possível fazer uma abordagem diferente desde o início, focando no que mais interessa para os alunos.

Em seguida, depois de analisar os dados de exercícios e dinâmicas realizadas com cada um dos alunos, a ferramenta permite uma abordagem totalmente personalizada, atacando o ponto de dúvidas e dificuldade de cada aluno individualmente.

Com o uso deste tipo de ferramenta, a maneira de se ensinar é transformada, ficando muito mais assertiva!

3. Desenvolve habilidades digitais nos alunos

Esta é uma vantagem indiscutível e que não necessita nem de maiores explicações.

Se o aluno estuda no meio digital, obviamente vai estar desenvolvendo habilidades de uso deste tipo de ambiente, o que certamente é uma vantagem competitiva na atualidade, uma vez que este tipo de habilidade está sendo cada vez mais exigida e utilizada a cada dia.

4. Otimiza o tempo e a capacidade do professor

Quando usa a tecnologia a seu favor, o professor perde muito menos tempo com o planejamento, organização, avaliação e correção de materiais, podendo se concentrar naquilo que realmente interessa e onde o professor precisa ser realmente bom: a transmissão do conhecimento.

Hoje existem plataformas como a Flexge que possuem material didático digital e já fornecem todo o material de apoio que o professor precisa para ensinar, é só dar aula! Já imaginou?

5. Expande o ensino para além da sala de aula

Como o aluno pode ter acesso ao material digital de qualquer equipamento ligado à internet, ele pode estudar de casa, sempre que quiser, não precisando ficar limitado à sala de aula.

Isso estimula o interesse e a autonomia do aluno em aprender e buscar mais, é muito mais fácil fazer uso de uma metodologia ativa se utilizando da tecnologia.

Sem dúvida o uso de uma metodologia moderna e comprovadamente eficiente (como a ativa) aliada à tecnologia que já foi desenvolvida pensando nisso é a melhor opção para os alunos de inglês.

6. Aproxima o ensino de inglês da realidade do aluno

Os nativos digitais vivem intercalando entre o mundo físico e o digital.

A não ser que você seja um índio que ainda não teve contato com a civilização (mas aí você não estaria lendo isso…) certamente a tecnologia é parte integrante da sua vida, assim como da maioria das pessoas que está respirando na atualidade.

Para os nativos digitais será muito mais estranho se a tecnologia não fizer parte do estudo, pois, para eles, a tecnologia é natural desde quando eram pequeninos e assistiam à Galinha Pintadinha no celular da mãe.

7. Permite a prática do speaking sem depender do feedback exclusivo do professor

Já pensou ter um feedback instantâneo de um nativo da língua inglesa sem precisar ter que ir atrás de um professor nativo para te escutar?

Pois é exatamente isso que você tem com sistemas que analisam a pronúncia e te dão, instantaneamente, o percentual de acerto de sua pronúncia em comparação com um nativo falando.

Além de sensacional, é inestimável o valor e a diferença que um recurso como este pode ter no aprendizado do aluno!

8. Automatiza atividades mais operacionais do professor

Como o teste de nivelamento, que outrora era preciso ser feito no formato one-a-one entre professor e aluno.

Hoje, basta passar para o aluno um teste on-line e pronto, o nivelamento está feito!

A ferramenta já te mostra os pontos de maior dificuldade do aluno e onde ele precisa ter mais atenção e dedicação.

O mesmo pode ser feito na hora da avaliação dos alunos. Pode dar adeus a todo aquele sofrimento inerente à correção de dezenas (ou centenas) de provas.

9. Demonstra profissionalismo e seriedade do professor

Isso por contar com estrutura tecnológica para atender às demandas do aluno.

Fazer uso das tecnologias mais modernas é um excelente sinalizador de que o professor está se capacitando e sempre correndo atrás do que há de mais moderno para auxiliar na educação de seus alunos.

10. Facilita e aumenta a diversão e ludicidade

As possibilidades de gamificação e uso de audiovisual são muito ampliadas quando se utiliza das novas tecnologias digitais.

É claro que existem jogos simples e lúdicos que podem ser feitos sem o uso da tecnologia - afinal, o inglês vem sendo ensinado, inclusive para crianças há muitos séculos - mas a boa utilização da tecnologia pode potencializar muito a forma de fazer tudo se tornar mais interessante.

Especialmente se você usa um desenho animado ou um seriado que já é do interesse do seu aluno, não tem erro!

Se você ainda não está utilizando a tecnologia em suas aulas, não perca mais tempo, conheça as possibilidades que você tem e que são muito acessíveis.

Tags