Na segunda edição do FlexTeach Talks, conheça a história inspiradora da Teacher Camila.

Trabalho & Maternidade - a carreira de uma mãe empreendedora

FlexTeach Talks Nov 29, 2024
Mãe, empreendedora e professora de inglês desde 2006, a teacher Camila Anawate é um exemplo de como é possível equilibrar a maternidade e o trabalho, com planejamento e determinação.

Na segunda edição do FlexTeach Talks, vamos conhecer a história de uma mulher que encontrou na maternidade a força para empreender e alcançar mais de 20 alunos particulares.

O primeiro passo da Camila no ensino aconteceu em 2006, quando, ainda aluna, foi convidada a dar aulas de tutoria para iniciantes no curso de inglês em que se formava. 

Desde então, nunca parou de ensinar. Formou-se em Letras-Inglês e trabalhou em escolas e grandes centros de idiomas no Rio Grande do Sul. Hoje, seus 18 anos de experiência são um lembrete da sua vocação.

Mas sua grande virada de chave aconteceu apenas em 2020, quando Maria Clara, sua primeira filha, nasceu. Em meio à pandemia de Covid-19 e à rotina intensa do home office, Camila e seu esposo precisaram se adaptar aos cuidados com o bebê. 

“Eu acho que marcou muito porque minha maternidade começou junto com a pandemia. A Maria Clara tinha seis meses, e foi muito engraçado porque eu saí de uma licença maternidade em que fiquei muito em casa com o bebê para continuar em casa.”

E a sobrecarga também começou a pesar nesse período, eram as responsabilidades de ser professora contratada, de precisar criar e corrigir os materiais das aulas, cumprir horários, cuidar da sua filha e dar conta de tantos outros papéis. 

“Foram meses que eu dormi muito pouco. Quando ela [Maria Clara] dormia, eu ia preparar as aulas do dia seguinte, corrigir provas e atividades. Foi muito cansativo.” 

Por um momento, ela pensou em desistir de ensinar. Mas, ao refletir, descobriu que o problema não era a profissão, e sim a forma como estava atuando. Era hora de buscar uma nova maneira de trabalhar.

Depois de quatro meses de planejamento e mentorias, Camila decidiu focar em aulas particulares e abrir sua própria empresa. O novo formato trouxe a flexibilidade necessária para equilibrar a maternidade e o trabalho, mas também exigiu muita organização. 

“Eu tenho que ter muito planejamento, muita organização nos meus processos da empresa, para que esses contratempos que sempre existirão com a maternidade não me afetem tanto.”

Com o tempo, Camila aprendeu a definir prioridades e a lidar com imprevistos. “Quando é um dia atípico, que eu tenho um monte de imprevistos, preciso levar meus filhos ao médico, eu sei o que é prioridade. Eu olho e falo: isso eu vou fazer e isso eu não vou porque não é prioridade.”

Um passo importante desse processo foi formalizar suas aulas com contratos. Apesar do receioo inicial, a decisão trouxe mais segurança para ela e seus alunos. 

“Eu tinha medo de oferecer um contrato para o aluno e ele sair correndo. A gente tem medo da palavra contrato. Quando na verdade, o contrato, primeiro, vai te dar um ar muito mais profissional como teacher. O aluno não vai enxergar como qualquer ‘aulinha’. E segundo, uma segurança para mim e para o meu aluno.” 

Além das regras para lidar com os imprevistos, o contrato também permitiu que ela tivesse melhor previsibilidade financeira, como comenta: “No momento que eu coloquei ali que o aluno precisa cancelar a matrícula dele com um mês de antecedência, eu não vou chegar no mês que vem sem saber quanto vou ganhar.”

Essa organização foi fundamental quando ela descobriu que estava grávida de seu segundo filho, Daniel. Camila usou os meses de gestação para organizar sua empresa e criar uma reserva financeira que funcionasse como licença-maternidade. 

“Quando eu descobri que estava grávida, decidi que até o nono mês eu faria uma reserva financeira para ser minha licença-maternidade. Eu tenho o MEI e o direito ao salário-maternidade, mas seria um valor bem abaixo do que eu estou acostumada a receber. Foram alguns meses economizando, mas que eu sabia que valeria a pena porque eu passaria mais tempo com ele [Daniel].”
Teacher Camila, sua filha Maria Clara e seu filho Daniel.

Hoje, Camila conta com ferramentas como a Flexge para facilitar sua rotina. A plataforma ajuda a economizar tempo, eliminando a necessidade de criar materiais e homeworks do zero. 

Segundo ela, esse apoio é fundamental para ser possível equilibrar suas responsabilidades com leveza e foco no que realmente importa: seus alunos e sua família.

Ela também enfatiza a importância de não se cobrar demais, de saber que nem tudo será possível no momento desejado, mas que com planejamento as coisas podem se tornar possíveis.

“A gente não dá conta de tudo. Isso é uma coisa que as mães têm que entender, que vão ter coisas que vão ficar para trás. O importante é saber o que vai ficar para trás. E, às vezes, nem é ficar para trás, é só ficar de lado um pouco hoje, mas amanhã eu volto e busco aquilo, sabe?”

A história da teacher Camila é uma prova de que é possível transformar desafios em oportunidades. Com determinação, organização e senso de propósito, ela encontrou um modelo de trabalho que reflete sua paixão pelo ensino e sua dedicação à família.

Camila também comenta que espera deixar como legado filhos que sejam um presente para a sociedade, pessoas boas, que sejam alegria e bondade por onde passarem.

“E para os meus alunos, eu gosto de mostrar que o inglês vai além da gramática. Eu quero mostrar o quanto falar inglês pode abrir portas emocionais e oportunidades para eles.”

Para ela, ver que um aluno conseguiu um emprego dos sonhos por falar inglês ou que conseguiu realizar outro sonho, é a motivação para continuar ensinando e exercitando sua vocação.

Momento dos conselhos by Teacher Camila

  • Qual conselho você daria para mães que estão começando a empreender hoje?

“Em primeiro lugar, autoconhecimento. No momento que a gente se conhece esse processo fica muito mais fácil. Porque quando eu me conheço, sei o que é importante para mim e o que não é. Principalmente nessa hora de priorizar, e aí eu não sofro com o que ficou de lado. Qual é o teu dia ideal? Qual é a tua rotina? Quem são seus alunos? É importante saber o que é importante para você e não para a pessoa da internet. Porque, às vezes, essas pessoas falam coisas que até machucam quem é mãe. Então, você olha na internet e as dicas que eles estão dando não se encaixam na sua realidade de mãe. Primeiro, olhe para si: o que você consegue fazer com sua realidade? E a partir daí definir suas metas e objetivos.”

  • Qual foi o maior ensinamento que a maternidade trouxe para o seu trabalho?

“Acho que a maternidade me ensinou a priorizar algumas coisas da minha rotina e a planejar muito bem os meus dias, porque se eu não planejo eu não consigo dar conta e não consigo cumprir com as tarefas que eu tenho para fazer.”

Tags