Tecnologia na Educação Infantil: o que diz a BNCC e quais são os benefícios

Tecnologia na Educação Infantil: o que diz a BNCC e quais são os benefícios

Tecnologia na Educação Infantil: o que diz a BNCC e quais são os benefícios

Tecnologia Aug 31, 2022

As tecnologias educacionais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos alunos e professores, seja em escolas ou aulas particulares. Na educação infantil não é diferente.

Além de ajudar na superação dos desafios do ensino para crianças, a tecnologia potencializa o processo de ensino-aprendizagem e prepara os pequenos para o futuro, viabilizando práticas pedagógicas mais interativas, dinâmicas e próximas da realidade dos alunos.

Mas você sabe quais são os benefícios da tecnologia na educação infantil?

Se você quer saber quais são as vantagens de utilizar tecnologia no ensino de crianças e como isso está alinhado à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, continue lendo esse artigo. Aqui você vai conferir:

Tecnologia na Educação Infantil e a BNCC
Benefícios da Tecnologia na Educação Infantil
1. Estimula a autonomia
2. Desperta a curiosidade
3. Retém a atenção
4. Promove aprendizagem significativa
5. Estimula a criatividade
6. Fornece dados personalizados da aprendizagem
7. Desenvolve o raciocínio lógico
8. Promove o trabalho em equipe

Tecnologia na Educação Infantil e a BNCC

A fim de formar nos estudantes as habilidades e competências necessárias para o século XXI, a BNCC incentiva a modernização dos processos educacionais, bem como das práticas pedagógicas.

Por isso, dentre as dez Competências Gerais estipuladas no documento, duas delas têm relação com o uso de tecnologia. São elas:

Competência 4: “Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.” (BNCC, 2018)
Competência 5: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. (BNCC, 2018)

Sendo assim, uma vez que as crianças estão conectadas ao mundo digital antes mesmo de serem alfabetizadas, a tecnologia na educação infantil se torna extremamente importante para o desenvolvimento dos alunos.

Diante de tal relevância, além das duas competências apresentadas, a BNCC também elencou os recursos digitais como direito de aprendizagem e desenvolvimento. Confira:

“Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.” (BNCC, 2018)

Com tais prescrições, a BNCC pretende que as práticas pedagógicas estimulem o uso da tecnologia e dos recursos digitais para a construção de aprendizados significativos, a fim de que os alunos desenvolvam as competências elencadas como necessárias ao século XXI, permitindo, dessa forma, o pleno desenvolvimento individual dos estudantes.

Agora que você já sabe o que a BNCC diz sobre o uso da tecnologia na educação infantil, vamos entender melhor os benefícios que essa prática apresenta. Continue lendo!

Confira os benefícios da tecnologia na educação infantil
Confira os benefícios da Tecnologia na Educação Infantil!

Benefícios da Tecnologia na Educação Infantil

O uso de tecnologia na Educação Infantil com intencionalidade educativa, isto é, pautada em objetivos pedagógicos previamente definidos, permite vivências interativas que facilitam a internalização do conhecimento e desenvolvem diversas habilidades.

Conheça alguns dos benefícios de usar tecnologia na Educação Infantil:

1. Estimula a autonomia

As tecnologias educacionais colocam o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo a aprendizagem ativa.

Com isso, estimula o desenvolvimento da autonomia. Isso porque o aluno, de forma autônoma, constrói seu conhecimento, contando com o apoio do professor para direcionar este caminho e validar o processo.

Dessa forma, o aluno aprende desde criança a estudar sozinho, procurando meios e informações para construir seu aprendizado.

2. Desperta a curiosidade

O uso de tecnologia na educação infantil propicia a criação de ambientes inovadores e repletos de possibilidades, despertando a curiosidade das crianças.

Isso propicia novos aprendizados e descobertas, vez que a criança se sente motivada a desbravar os recursos postos à sua frente.

Além do mais, com o uso das tecnologias educacionais que podem explorar recursos audiovisuais e lúdicos, por exemplo, as aulas se tornam muito mais dinâmicas, atraentes e motivadoras para o público infantil.

3. Retém a atenção

Na Era Digital, a atenção dos alunos se tornou recurso escasso. Devido a mudança comportamental da sociedade, as crianças estão muito mais ativas do que alguns anos atrás.

Como elas são inundadas de informação a todo momento e novas ferramentas são inseridas em sua realidade de forma frequente, elas estão habituadas a novidades e, por isso, coisas novas as atraem.

Quando o professor usa diferentes recursos e soluções na sala de aula, ele aproxima o processo de ensino-aprendizagem à realidade do aluno, possibilitando o encantamento em relação ao conteúdo.

4. Promove aprendizagem significativa

Uma vez que a tecnologia faz parte do cotidiano dos alunos, utilizar esses recursos promove situações de aprendizagens significativas.

Afinal, desse jeito, as crianças perceberão que os equipamentos tecnológicos também estão integrados às suas atividades escolares.

5. Estimula a criatividade

O uso de tecnologia na educação infantil faz com que a criatividade dos pequenos seja constantemente estimulada.

Existem aplicativos que trazem histórias, músicas e outras atividades que inspiram os alunos a criarem suas próprias manifestações, desenvolvendo a capacidade de storytelling, por exemplo.

6. Fornece dados personalizados da aprendizagem

Potencializando o processo de ensino-aprendizagem, a tecnologia possibilita a análise de dados sobre o desempenho do aluno, permitindo que o professor identifique os pontos a serem desenvolvidos durante a aula e possam direcionar a aprendizagem de forma mais assertiva, estando ciente das dificuldades e facilidades dos alunos.

7. Desenvolve o raciocínio lógico

Apostar na gamificação na Educação Infantil é uma excelente forma de desenvolver o raciocínio lógico das crianças.

Com elementos de jogos, diversos exercícios gamificados trabalham com o raciocínio dos alunos e eles se divertem enquanto aprendem – o que aumenta muito o engajamento no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, as tecnologias digitais por si só já funcionam com base na lógica. Então, até mesmo o ato de aprender a operar essas ferramentas, já traz um diferencial para os pequenos e facilita a absorção de novos aprendizados.

8. Promove o trabalho em equipe

A tecnologia favorece o trabalho em equipe.
A tecnologia favorece o trabalho em equipe.

Com as tecnologias educacionais, é possível desenvolver trabalhos em grupo que façam com que os alunos aprendam o conteúdo e também a apoiem os colegas, trocando ideias e compreendendo o valor da colaboração como uma habilidade social importante.

Neste artigo você conheceu alguns benefícios do uso de tecnologia na Educação Infantil e entendeu como essa questão é abordada pela BNCC. Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você! Até a próxima.

Tags