Inglês na educação infantil: desafios e como superá-los.

Inglês na educação infantil: desafios e como superá-los.

Como superar os desafios do ensino de inglês na Educação Infantil

Educação 4.0 Apr 8, 2022

Existem muitas vantagens em aprender inglês ainda na infância e, por isso, vários pais buscam colocar seus filhos em escolas bilíngues, cursos de inglês ou até mesmo contratam professores particulares.

As aulas de inglês na educação infantil requerem uma atenção especial dos professores, vez que esse público precisa de formatos diferentes de ensino.

Aquela velha e conhecida história de que criança aprende brincando não é mentira. Por isso, o ensino lúdico de inglês é uma boa alternativa para professores de inglês da educação infantil.

Se você vai ensinar inglês para crianças, precisa conhecer os desafios que encontrará pela frente e como superá-los. Isso é o que você vai descobrir neste artigo!

Quais são os desafios de ensinar inglês na educação infantil?
Conquistar a atenção dos alunos
Envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem
Aliar as novas tecnologias ao ensino de inglês

Quais são os desafios de ensinar inglês na educação infantil?

Ensinar inglês na educação infantil pode ser bastante desafiador. Afinal, alfabetizar uma criança em dois idiomas é missão em dose dupla.

É por isso que muitos pais optam por colocar seus filhos em escolas bilíngues, porque sabem que, com a estrutura da escola e preparo dos professores, a criança aprenderá o idioma.

Mas mesmo nas escolas, o desafio em ensinar inglês para o público infantil existe. Confira a seguir quais são eles e como você pode superá-los sendo professor de inglês.

Conquistar a atenção dos alunos

Despertar o interesse e manter a criança engajada no processo de aprendizagem é, talvez, o maior dos desafios do ensino de inglês na educação infantil.

Por estarem cercadas de um mundo inteiro a ser descoberto, conseguir fazer com que o aluno foque na aula e realmente preste atenção na atividade é uma tarefa que exige paciência e muita estratégia.

O professor precisa deixar o aprendizado do idioma atrativo, empolgante. E isso pode ser feito de diversas maneiras.

Uma das melhores formas de despertar o interesse e engajar os alunos no aprendizado de inglês na educação infantil é a gamificação do ensino.

Seja de forma digital ou analógica, tornar o ensino lúdico e utilizar técnicas de gamificação tem sido uma estratégia amplamente utilizada pelos professores e defendida pela psicologia.

Envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem

A participação dos pais na educação dos filhos é um fator muito importante para o desenvolvimento pleno da criança.

Quando pais e escola trabalham juntos, alinhados e em constante comunicação, fica muito mais fácil identificar as dificuldades dos alunos, descobrir seus interesses e assim, estimular o processo de aprendizagem de forma mais eficiente.

Além do mais, a união destas duas esferas da vida do aluno (escola e família) contribui para o desenvolvimento saudável dele, auxiliando-o no manejo de suas emoções, no fortalecimento da autonomia e na aprendizagem ativa.

É por isso que a Flexge conta com um aplicativo desenvolvido para os pais e responsáveis.

Por meio deste aplicativo, os pais conseguem acompanhar a evolução dos filhos no aprendizado do idioma, ouvindo os áudios gravados durante os exercícios, conferindo dados de desempenho e muito mais. Clique aqui para saber mais!

Aliar as novas tecnologias ao ensino de inglês

Outro desafio bastante comum para o ensino de inglês na educação infantil tem sido a dificuldade em alinhar tecnologias e ensino tradicional.

Como as crianças de hoje nasceram num mundo totalmente digital, no qual a tecnologia faz parte de praticamente todas as atividades do dia a dia, ela é fator fundamental na formação da personalidade dos alunos.

E, como sempre trazemos aqui no Blog, quando utilizadas da maneira correta, auxiliam os pais e a escola no desenvolvimento infantil.

Mas acontece que, em muitos casos, as escolas ou professores preferem não adotar esses recursos. De outra ponta, em casa, alguns pais não conseguem impor limite ao uso de eletrônicos.

Dessa forma, os benefícios da tecnologia na educação infantil não são bem aproveitados.

Para que a tecnologia faça parte do ensino de inglês na educação infantil, é preciso que pais e escolas busquem por plataformas preparadas especificamente para a faixa etária delas.

Além disso, o acompanhamento próximo dos pais é muito importante, seja para comemorar os avanços e reconhecer as conquistas, seja para estimular e ajudar na superação das dificuldades.

Neste artigo você conferiu os desafios de ensinar inglês na educação infantil e aprendeu como superá-los. Continue lendo nossos artigos para saber mais!

Tags