Recursos educacionais digitais no ensino de inglês

Recursos educacionais digitais no ensino de inglês

Recursos educacionais digitais no ensino de inglês: vantagens para quem aprende e quem ensina

Tecnologia Mar 13, 2023

Se você está lendo este artigo agora, certamente já percebeu que os tempos vêm mudando muito rapidamente nos últimos anos e que a tecnologia faz parte de nossa rotina diária.

Será que você é capaz de se lembrar do mundo sem internet? Pare um momento e pense no quanto a internet é importante e quantas coisas você faz por dia que dependem dela.

Pois é, a tecnologia veio para ficar e também revolucionou a educação, bem como a forma como o conhecimento é passado adiante, e é claro que o ensino do inglês também sofreu (e vem sofrendo) grandes transformações.

Neste artigo vamos mostrar a você como os recursos educacionais digitais podem otimizar o ensino do inglês e porque eles são bons tanto para os alunos quanto para os professores. Quer entender isso? Então vem com a gente.

Vantagens para os Alunos

  1. Acesso infinito a conteúdos em inglês
  2. Aulas online
  3. Plataformas específicas para aprender inglês
  4. Familiaridade das novas gerações

Vantagens para os Professores

  1. Fim da limitação geográfica
  2. Otimização do tempo
  3. Mais resultado
  4. Facilidade de encontrar ajuda

Vantagens para os Alunos

Os recursos educacionais digitais trouxeram inúmeros benefícios para os alunos de inglês, hoje você não precisa sair de casa para estudar inglês, seja de forma autodidata, seja com o auxílio de professores.

Veja a seguir alguns dos benefícios:

1 - Acesso infinito a conteúdos em inglês

Hoje os alunos possuem acesso literalmente infinito a conteúdos em inglês, basta digitar no Google ou Youtube e encontrar o que você quiser: textos, vídeos, desenhos animados, enfim, qualquer que seja seu objeto de interesse, você vai encontrar material em inglês que trate do assunto.

Antigamente não era assim, você precisava buscar por materiais em inglês e não era tão fácil o acesso, era necessário recorrer a livros importados ou material didático próprio para acessar materiais em inglês.

2 - Aulas online

O aluno sequer precisa sair de casa para ter acesso a um bom curso ou professor de inglês, existem inúmeras possibilidades de contratação de escolas, cursos e professores particulares que dão aula online.

Ainda é possível conversar em tempo real com nativos da língua inglesa a hora que quiser, é tão bom que às vezes parece até que é mentira!

3 - Plataformas específicas para aprender inglês

Esta sem dúvidas é a maior evolução até o momento.

Basta ter um computador ou smartphone conectado à internet e você já consegue ter acesso a plataformas como a Flexge que permite o ensino do inglês por meio da tecnologia.

Sistemas como o que reconhece a pronúncia das palavras e inglês e ainda informa a percentagem de acerto em relação à pronúncia de uma pessoa falante nativa do inglês.

Sem contar o material didático digital e os milhares de exercícios que podem ser feitos sempre que o aluno quiser.

4 - Familiaridade das novas gerações

Em se tratando das novas gerações, os nativos digitais, o aprendizado por meio da tecnologia é o que é mais natural para eles.

Desde pequenos já possuem contato com redes sociais, vídeos, games e todo tipo de tecnologia; sendo assim, é muito mais fácil para eles aprender quando todos estes elementos são incorporados ao contexto da educação.

Vantagens para os Professores

Se para o aluno é bom, para o professor é possível dizer que é até melhor!

Sabendo utilizar a tecnologia a seu favor, o professor tem a possibilidade de ampliar muito seus horizontes, tendo formas de otimizar seu tempo e render muito mais como profissional.

O professor, com tecnologia, pode otimizar diversas atividades e desbloquear o seu potencial de ensino focando no aluno.

Veja algumas das vantagens que o uso da tecnologia traz ao professor:

1 - Fim da limitação geográfica

Antigamente o professor só podia atender aqueles que estavam próximos dele, em escola de idiomas ou aulas particulares presenciais.

Atualmente essa limitação não existe, as aulas online são cada vez mais comuns e fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

O ensino à distância é uma realidade já há algumas décadas, mas a sua democratização é algo que despontou nos últimos anos, tendo dado um grande salto durante a pandemia do Covid-19.

Hoje o professor particular de inglês pode alcançar alunos em qualquer parte do mundo.

2 - Otimização do tempo

Sabendo utilizar as ferramentas certas, o professor pode economizar muito tempo, especialmente nas atividades menos agradáveis como o planejamento de aula e a correção de exercícios e avaliações.

As plataformas específicas para ensino de inglês trazem facilidades tanto na hora da elaboração das aulas quanto na aplicação dos exercícios.

O professor só precisa monitorar o desempenho do aluno e orientar seu estudo, o fornecimento de materiais e a correção das atividades fica todo por conta da plataforma.

3 - Mais resultado

Ferramentas como o Learning Analytics permitem que o professor seja mais assertivo, abordando com mais atenção os assuntos tidos como mais difíceis e que trazem mais dificuldade aos alunos.

Assim, o professor consegue ter uma abordagem mais inteligente e que traz mais resultado, fazendo o aluno aprender mais rápido e melhor.

O mesmo acontece com o sistema de pronúncia que corrige o aluno e faz ele perceber onde está errando, permitindo que ele corrija e melhore mais rápido.

Quanto melhor o resultado obtido pelos alunos, maior a transformação e a satisfação que eles experimentam, o que resulta em boas avaliações e indicações do professor, que vai conseguir atrair mais alunos, ganhar mais dinheiro e ficar mais satisfeito! É um ciclo virtuoso.

4 - Facilidade de encontrar ajuda

O professor não está mais restrito ao seu ciclo de amizades, seus alunos e colegas professores.

Atualmente é possível encontrar todo tipo de informação para ajudar o professor e melhorar seu desempenho técnico e pedagógico.

Este blog é um exemplo, mas existem cursos online para aperfeiçoamento, fóruns de discussão com outros professores e diversos outros recursos que podem ajudar os professores a se desenvolverem melhor e se sentirem menos sozinhos.

Enfim, se utilizando de recursos didáticos digitais o professor consegue otimizar seu ensino e seu tempo, o que traz benefícios imensuráveis à sua vida profissional.

Espero que você tenha conseguido entender as vantagens e a importância de se utilizar dos recursos digitais no ensino e também que tenha percebido que, caso não os utilize, você já ficou para trás, pois não se tratam de previsões para o futuro, é tudo realidade e está acontecendo agora!

Tags