Como preparar seus alunos para teste de proficiência em inglês na Era Digital

Como preparar seus alunos para teste de proficiência em inglês na Era Digital

Como preparar seus alunos para teste de proficiência em inglês na Era Digital

Metodologias Apr 5, 2023

Os testes de proficiência em inglês foram desenhados para comprovar que a pessoa possui um determinado domínio do idioma. Isto é, buscam medir a proficiência da pessoa em determinada língua.

Normalmente as instituições de ensino e empresas exigem uma nota mínima da pessoa nos testes de proficiência para que ela comprove seu nível de capacidade no idioma e possa ingressar na instituição.

Os três principais testes de proficiência de inglês no mundo são:

  • o TOEFL - Test of English as a Foreign Language;
  • o IELTS - International English Language Testing System;
  • e o TOEIC - Test of English for International Communication.

Todos eles são amplamente aceitos mundo afora e possuem métodos parecidos de avaliação: o candidato faz uma prova que testa suas quatro habilidades na língua inglesa e, de acordo com seu desempenho, ele ganha um certificado comprovando seu nível de proficiência no idioma.

Ninguém é aprovado ou reprovado num teste de proficiência. O candidato recebe uma nota que indica, segundo uma escala, seu nível de proficiência e esta nota é comparada à que é exigida pela instituição que ele pretende ingressar.

Cada instituição de ensino ou empresa possui uma nota mínima exigida de acordo com seus critérios e necessidades - nem toda instituição precisa de pessoas fluentes, por exemplo.

Os testes de proficiência são muito importantes e os professores precisam saber preparar seus alunos para tal objetivo. É sobre isso que vamos falar um pouco neste artigo!

Fique com a gente para descobrir como fazer essa preparação da melhor maneira na Era Digital.

Neste artigo você vai conferir:

Porque você deve apresentar o teste de proficiência para seus alunos
Não deixe de aplicar os “practice tests”
Uma opção de simulado: o Teste de Cambridge
Foque no desenvolvimento listening e speaking
Prepare seus alunos para testes de proficiência com a Flexge

Porque você deve apresentar o teste de proficiência para seus alunos

Se o aluno ainda não sabe qual teste de proficiência deseja fazer, evidentemente, o primeiro passo é escolher para qual dos testes disponíveis ele vai se preparar. Porque embora semelhantes, cada um tem as suas particularidades que devem ser levadas em conta na preparação do aluno.

Para ajudar seu aluno a escolher um dos testes, procure saber qual é o objetivo do aluno com aquela certificação. A escolha deve recair naquele teste que é aceito na instituição almejada por ele.

Uma vez que o aluno definiu qual teste de proficiência vai prestar, o professor deve explicar exatamente como o exame funciona.

Apresente o formato, fale sobre o tempo da prova, os critérios de avaliação, o que pode e o que não pode fazer durante o teste. Se possível, mostre um simulado do teste para sair um pouco da abstração com o aluno.

O aluno vai estar muito mais preparado emocional e psicologicamente se souber exatamente o que lhe espera no dia do exame de proficiência.

Para descobrir isso não tem mistério nenhum, todo teste de proficiência possui sua página oficial onde se pode conseguir todas as informações referentes a ele.

Se você nunca fez aquela certificação, procure por pessoas que já fizeram e peça para que elas contem como foram suas experiências. O conhecimento prático conta muito e pode fazer toda a diferença na preparação do aluno.

Até você já deve ter entendido o porquê de apresentar o funcionamento do teste para seus alunos, certo? A ideia é que ele conheça bem a prova que vai realizar, para que esteja preparado não só tecnicamente, mas também psicologicamente para o desafio.

Em exames assim, o emocional costuma ser o principal obstáculo. Ajude seu aluno a lidar com isso!

Não deixe de aplicar os “practice tests”

Além de todas as informações sobre o teste, no site oficial do IELTS você encontra o official practice test”.

Se quiser praticar com mais fidelidade à prova oficial, o candidato pode pagar um valor (menor que o do exame de proficiência para valer) e fazer exercícios elaborados pela mesma instituição que aplica o teste, com a vantagem de que estes exercícios são exatamente do mesmo tipo dos que o aluno vai encontrar no dia do exame!

Essa é uma excelente forma de se preparar para os testes de proficiência e, sempre que possível, você deve estimular seus alunos a realizarem.

No site do TOEFL você também encontra uma opção semelhante, o “TOEFL Essentials Test” que é uma versão mais barata e mais simples do exame oficial, para treino, que pode ser feita do computador de casa.

Mas esta não é a única opção, estas são as opções oficiais e pagas, existem diversos sites onde seus alunos podem testar sua proficiência online e de forma gratuita.

Procure esses sites e passe para seus alunos praticarem. Outra ideia é aplicar esses simulados durante as aulas, cronometrando o tempo como se fosse na prova oficial, a fim de que o aluno comece a aprender a gerenciar seu tempo de resposta para que consiga responder tudo no dia da prova.

Uma opção de simulado: o Teste de Cambridge

A Universidade de Cambridge, que é uma das mais reconhecida da Inglaterra e do mundo - e inclusive possui seu próprio exame oficial de proficiência - disponibiliza um teste rápido (e gratuito) que informa o nível de proficiência da pessoa de acordo com uma referência própria de Cambridge, mas que é alinhada com o CEFR - Common European Framework of Reference (referência mais utilizada no mundo todo).

Este teste é excelente para um nivelamento rápido de quem está voltando a estudar inglês agora e tem dúvidas de para qual nível de exame deve se preparar.

Foque no desenvolvimento listening e speaking

Muitos estudantes de inglês estão habituados a fazer muitos exercícios escritos, que são muito bons para o reading, writing, vocabulário e gramática, mas acabam se esquecendo de dedicar tempo ao listening e speaking.

É importante lembrar que as provas de proficiência de inglês, via de regra, exigem as quatro habilidades. Por isso é importante incorporar vídeos, áudios e exercícios de conversação na rotina de estudos do aluno.

Felizmente, hoje em dia, com o uso da ferramenta certa, é possível estudar as quatro habilidades simultaneamente.

Prepare seus alunos para testes de proficiência com a Flexge

Usando a solução para o ensino e aprendizagem de inglês da Flexge, é possível preparar seus alunos com o melhor que a tecnologia tem a oferecer hoje no mercado.

São milhares de exercícios para todos os níveis, organizados conforme o padrão internacional do CEFR e que trabalham as quatro habilidades, separadas ou simultaneamente, com muito foco no speaking (que costuma ser a maior dificuldade dos alunos).

Na Flexge todos os áudios dos exercícios são gravados por falantes nativos da língua inglesa, aproximando os alunos do inglês real.

Nossa solução conta também com a ferramenta de pronunciation assessment, na qual o aluno grava sua pronúncia e a compara com a de um falante nativo. A ferramenta analisa a pronúncia na mesma hora e dá uma nota para a fala do aluno, comparando-a à gravação.

Existe ainda a possibilidade de ouvir cada palavra gravada e a comparar com a pronúncia do falante nativo do idioma.

Isso que falei até agora, foram só alguns pontos da experiência do aluno. Ainda tem a parte do professor, que é composta por:

  • dashboard com dados de desempenho do aluno;
  • gravação dos alunos que você pode escutar a qualquer momento para entender como anda o desenvolvimento do speaking dele;
  • insights pedagógicos gerados automaticamente pela plataforma para indicar onde estão os principais gaps de aprendizagem do aluno;
  • e muito mais!

Com a Flexge é muito mais fácil acompanhar a evolução de seu aluno para provas de proficiência em inglês. Não deixe de conhecer a nossa solução! Estamos esperando por você. Clique aqui e visite nosso site!

Tags