Aprenda a preparar seus alunos para o exame de Certificado de Proficiência em inglês

Essas dicas vão ajudar você a ser mais assertivo e fazer com que seus alunos sintam-se seguros para conquistar a certificação.

Aprenda a preparar seus alunos para o exame de Certificado de Proficiência em inglês

Você tem alunos que estão em busca de certificado de proficiência em inglês? Se sim, esse artigo pode ajudar a prepará-los com mais assertividade.

Muitos estudantes almejam obter certificado de fluência em inglês por vários motivos, sejam pessoais, profissionais ou acadêmicos.

Em um mundo cada vez mais globalizado, a importância de ser fluente na língua inglesa vem ganhando relevância, e, com isso, a demanda por certificado de proficiência em inglês também está aumentando.

Este é, inclusive, um nicho de mercado muito atrativo para professores particulares de inglês, que podem oferecer aulas personalizadas para preparar o aluno para a certificação que ele deseja obter.

Neste artigo você vai conferir dicas para ajudar seu aluno a escolher o certificado de proficiência em inglês mais alinhado com seus objetivos e a se preparar para o exame. Boa leitura!

Certificado de proficiência em inglês: como ajudar seu aluno a escolher qual fazer
Certificados de inglês reconhecidos
International English Language Testing System — IELTS
Test of English for International Communication - TOEIC
Test of English as a Foreign Language - TOEFL
Cambridge English
Como preparar seus alunos para conquistarem o certificado de proficiência em inglês
Conte sua própria experiência
Crie planos de estudos para preparação
Faça mock tests (simulados)
Trabalhe as 4 habilidades sempre
Personalize o ensino
Trabalhe a habilidade de inferência

Certificado de proficiência em inglês: como ajudar seu aluno a escolher qual fazer

Obter um certificado de proficiência em inglês é importante (e até mesmo indispensável) para diversos objetivos, como por exemplo:

  • estudar no exterior
  • conseguir uma promoção
  • fazer intercâmbio
  • trabalhar em uma empresa estrangeira
  • conseguir um visto em outro país
  • conquistar uma bolsa de estudos
  • fazer mestrado e doutorado

Para cada objetivo, existe uma certificação que está mais alinhada com ele. Isso porque, cada prova possui diferentes propósitos e benefícios, e avaliam o conhecimento de formas diferentes.

Assim, é imprescindível que você pergunte ao seu aluno qual é o objetivo dele com o certificado de proficiência em inglês.

Sabendo porque ele quer o certificado, explique a diferença entre as instituições e exames, mostrando quais são as mais adequadas, as vantagens e desvantagens de cada uma para a situação específica do aluno.

É importante que ele tenha uma ideia mais concreta do objetivo, saiba para quais instituições ele desejaria se inscrever ou empregos aos quais gostaria de se candidatar para que verifique se há exigência de algum certificado de proficiência em inglês específico.

Deixe muito claro para seu aluno que os certificados de proficiência em inglês são emitidos por instituições de renome, o que garante a procedência do resultado e da avaliação do candidato e cada uma dessas instituições têm seus próprios métodos de avaliação e peculiaridades.

Logo, a depender do certificado de inglês escolhido, a preparação deve ser direcionada de forma diferente.

Confira a seguir quais são os certificados de inglês reconhecidos internacionalmente e como é a prova de cada um, para que assim você ajude seus alunos a escolherem a certificação mais adequada. Vamos lá? Continue lendo!

Certificados de inglês reconhecidos

Hoje, os certificados de inglês reconhecidos mais aceitos pelas instituições de ensino e empresas são:

  • IELTS - International English Language Testing System
  • TOEIC - Test of English for International Communication
  • TOEFL - Test of English as a Foreign Language
  • Cambridge English

Vejamos as características de cada exame individualmente, para que você possa instruir melhor os seus alunos.

International English Language Testing System — IELTS

O IELTS é um dos certificados de proficiência em inglês mais aceitos no mundo e serve tanto para fins acadêmicos como profissionais.

Resultado de uma parceria entre a Universidade de Cambridge e o British Council, o teste foi lançado em 1989 e é indicado para quem deseja trabalhar ou estudar em países que falam inglês.

Essa certificação possui diferentes modalidades. São elas:

  • Academic: para quem busca formação de nível superior ou para entrar no mercado de trabalho no exterior;
  • General Training: destinado para imigrantes que buscam trabalho em países de língua inglesa ou para interessados em cursos fora do meio acadêmico;
  • UKVI: ideal para quem pretende tirar o visto para trabalhar, viver ou estudar no Reino Unido.

A prova é dividida em quatro etapas, tem duração de 2 horas e 45 minutos e é dividida da seguinte forma:

  • Interpretação de texto (60 minutos);
  • Redação (60 minutos);
  • Compreensão auditiva (30 minutos);
  • Conversação (15 minutos).

Quanto ao prazo de validade dessa certificação, não existe uma regra clara.

Entretanto, há um padrão internacional que recomenda que qualquer teste de proficiência deve ser aceito dentro do período máximo de 2 anos. Este também é o tempo pelo qual seus dados ficam registrado no sistema do Britsh Council.

Mas a verdade é que o IELTS não tem uma data de validade especificada, ou seja, não tem uma data de expiração escrita no certificado que mostra a sua pontuação (o Test Report Form).

O prazo que o exame é aceito depende especificamente da instituição. Em alguns casos, esse prazo pode ser menor. E em situações como durante a pandemia, por exemplo, algumas universidades estão aceitando exames mais antigos.

Test of English for International Communication - TOEIC

O teste TOEIC é um exame de proficiência em inglês voltado especificamente para o mercado de trabalho.

Este teste foi criado pela mesma instituição responsável pela certificação de inglês TOEFL, sobre a qual você verá a seguir, a ETS - Educational Testing Service, ou Serviço de Testes Educacionais.

O TOEIC é aceito por mais de 14 mil instituições espalhadas em 160 países e possui duas modalidades de certificação disponíveis: o mais tradicional que avalia as habilidades de listening e reading, e um exame recentemente criado que avalia o speaking e writing.

O exame de audição e leitura (listening e reading) tem duração de duas horas, enquanto o de fala e escrita (speaking e writing) dura uma hora e vinte minutos.

O prazo de validade do TOIEC segue a mesma linha do IELTS: não existe uma regra pré-determinada, mas algumas instituições podem não aceitar a pontuação do exame 2 anos após a realização da prova.

Test of English as a Foreign Language - TOEFL

A certificação de inglês TOEFL é, sem dúvidas, uma das mais procuradas pelos estudantes, por ser o certificado mais solicitado pelas universidades do Brasil e do exterior, seja para ingresso na graduação ou nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Para você ter uma ideia, mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo já fizeram a certificação de inglês TOEFL.

A prova do TOEFL é realizada eletronicamente em computadores das instituições credenciadas e avalia as quatro habilidades linguísticas:
Compreensão auditiva (listening);

  • Compreensão de texto (reading);
  • Exame oral (speaking);
  • Exame escrito (writing).

A prova de certificação de inglês TOEFL tem duração de quatro horas, sendo considerado como um dos exames de proficiência mais cansativos.

Ao contrário das outras certificações, que não possuem um prazo de validade definido, o TOEFL tem validade de 2 anos.

Cambridge English

O certificado de inglês Cambridge é indicado para quem deseja estudar no Reino Unido e assim como o IELTS, também possui exames diferentes para objetivos distintos.

Os principais exames de certificação Cambridge feitos por brasileiros são:

  • FCE - First Certificate in English: prova que a pessoa está apta a usar o inglês de maneira independente para se comunicar, principalmente, em quatro situações específicas: turismo, estudo, trabalho e vida social.
  • CAE - Certificate of Advanced English: prova que a pessoa tem habilidade para efetuar pesquisas complexas, no caso de ambientes de estudos e consegue se comunicar bem em nível profissional.
  • CPE - Proficiency: prova o mais alto nível de proficiência em inglês. Indicado para alunos ou profissionais que precisam provar a empregadores ou universidades que sabem utilizar o inglês em um nível superior.

Vale destacar que uma certificação não é pré-requisito para outra, isto é, não é preciso que você tenha primeiro a certificação do nível inferior para fazer o mais alto.

A certificação de proficiência em inglês Cambridge é aceita e reconhecida tanto por faculdades quanto por empresas do mundo todo.

O tempo de duração das provas é, geralmente, de 4 horas, podendo variar conforme o nível.

Importante destacar que os exames de Cambridge não possuem prazo de validade.

Todavia, sabe-se que as competências linguísticas diminuem com o tempo se não forem exercitadas. É justamente por isso que boa parte das instituições exigem que o exame tenha sido feito em um período de até 2 anos.

Como preparar seus alunos para conquistarem o certificado de proficiência em inglês

Agora que você sabe como ajudar seus alunos a escolherem a certificação de proficiência em inglês mais adequada para eles conforme os objetivos de cada um, confira 6 dicas para prepará-los para os testes de certificação.

Conte sua própria experiência

Compartilhe com o aluno sua história de preparação para a prova de certificação, caso você tenha uma.

Fale sobre seus medos e inseguranças, como você se sentiu antes, durante e depois da prova. Conte seus erros e acertos, o que você faria diferente e o que deu certo para você durante a preparação e no dia do exame.

Isso fará com que o aluno se identifique com a situação e perceba que você tem autoridade no assunto para ajudá-lo a se preparar para a prova.

Crie planos de estudos para preparação

Personalize os planos de aula para o exame específico que o aluno deseja fazer. Assim, você filtra o conteúdo mais importante geralmente cobrado na certificação e torna a preparação mais assertiva.

Aqui é importante conhecer as maiores dificuldades do aluno para concentrar mais tempo de estudo nelas a fim de diminuí-las até a prova.

Faça mock tests (simulados)

Não deixe o aluno ir para o exame sem saber como é a prova. Apresente o modelo de avaliação, como funciona o sistema de pontuação, tempo de duração da prova e aplique simulados durante a preparação.


É importante cronometrar o tempo para resolução de questões, porque assim você vai trabalhar o nervosismo e pressão do aluno, acostumando-o com o clima da prova e aprendendo a resolver as questões no tempo específico que ele terá na realização do exame.

Dessa forma, o aluno não será pego de surpresa, o que diminui a ansiedade dele para a realização do teste.

Trabalhe as 4 habilidades sempre

Mesmo que a certificação que o aluno irá fazer avalie apenas uma ou outra habilidade, trabalhe as 4 habilidades sempre.

Isso porque elas são complementares e o desenvolvimento de uma implica no desenvolvimento das demais. Portanto, não trabalhe apenas as habilidades do teste, pois pode ser prejudicial ao aluno.

Personalize o ensino

Como você sabe, cada um tem um estilo diferente de aprender. Identifique as metodologias mais adequadas para seus alunos conforme as particularidades de cada um e personalize as aulas para desenvolvê-los o máximo possível.

Conte com apoio tecnológico para isso: faça testes, procure plataformas online que possam ajudá-lo com dados de desempenho do aluno, entre outros meios. Seja criativo!

Trabalhe a habilidade de inferência

É comum que os alunos acreditem ser necessário conhecer vasto vocabulário para a realização desses testes. Mas a verdade é que, desenvolver a habilidade de inferência pode ser mais útil do que decorar o significado de centenas de palavras.

Estimule o aluno a compreender o contexto, mesmo que não saiba o significado de todas as palavras. Ajude-o a perceber que ele não precisa saber o que todas as palavras significam: entender o que o texto ou enunciado está dizendo de modo geral é o mais importante.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a compreender o que é preciso para preparar seus alunos para obter o certificado de proficiência em inglês que eles desejam.

Saiba como a Flexge pode ajudar você nessa missão. Assine nossa Newsletter e receba informações sobre nossas soluções para o ensino de inglês!

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos
conteúdos do Blog no seu e-mail.