Como ensinar inglês: 6 dicas para ser um ótimo professor e tornar suas aulas inesquecíveis

Confira dicas de professores de inglês experientes para ter sucesso no ensino do idioma.

Como ensinar inglês: 6 dicas para ser um ótimo professor e tornar suas aulas inesquecíveis

Se você é professor de inglês, é bem provável que em algum momento tenha sentido insegurança ao dar aula.

Essa sensação é normal e costuma acompanhar os professores não apenas no início, mas durante toda a carreira.

Mas saiba que isso só acontece com aqueles que de fato se importam com seus alunos e os resultados deles. Se você faz parte desse grupo, parabéns!

Para ajudar você a ter mais confiança, escrevemos esse artigo com 6 dicas sobre como ensinar inglês, com base em conselhos de professores de inglês mais experientes e com bons resultados no ensino da língua.

Aproveite a leitura e deixe sua opinião nos comentários! Queremos saber se esse conteúdo ajudou você.

O que é ensinar inglês?
Como dar aula de inglês
Didática para ensinar inglês
Material para ensinar inglês
Metodologia para ensinar inglês
Como começar a ensinar inglês?
Como ensinar inglês de forma divertida
Como ensinar inglês: 6 dicas para ser um ótimo professor
1. Foque no aluno: qual é a melhor forma dele aprender
2. Desenvolva suas habilidades de apresentação
3. Estude sempre!
4. Importe-se com seus alunos
5. Acredite mais no aluno do que ele mesmo
6. Acerte na escolha do material didático

O que é ensinar inglês?

Antes de falarmos sobre como ensinar inglês, precisamos ter muito bem definido o que é ensinar inglês.

Uma distinção muito clara que você deve ter em mente é que aprender é muito diferente de memorizar.

Apenas ensinar regras gramaticais, passar uma lista de palavras e frases no quadro e cobrar isso em uma atividade estimula tão somente a memorização por parte do aluno e isso definitivamente não é ensinar!

Ensinar inglês é algo muito mais amplo. O sucesso no ensino do inglês significa ensinar seus alunos a transmitirem suas ideias, pensarem e se comunicarem no idioma de forma natural.

Além disso, é preciso mostrar para os alunos as diferenças culturais entre os países que falam o idioma e o nosso, para que entendam contextos e sejam capazes de se expressar da melhor forma possível.

Você já refletiu sobre o que é ensinar inglês para você? Antes de continuar a leitura, pare um instante e pense a respeito. Isso ajudará você a identificar melhor as dicas que se aplicam à sua realidade como professor de inglês.

Como dar aula de inglês

Ensinar inglês e dar aula de inglês não significam o mesmo. Afinal, você pode muito bem dar uma excelente e maravilhosa aula e ainda assim não ensinar ninguém.

O processo de ensino-aprendizagem, especialmente em relação ao aprendizado de idiomas, é bastante complexo e precisa ser profundamente compreendido pelo professor.

Alunos aprendem de maneiras diferentes. Professores possuem didáticas diferentes. Muito mais do que se preocupar com a qualidade de suas aulas, você precisa se preocupar se os seus alunos estão aprendendo.

Mais adiante daremos 6 dicas para você se tornar um professor incrível, não deixe de ler.

Para alcançar o objetivo de ensinar inglês, é muito importante ter sempre bem claro os objetivos dos alunos e sua proposta de ensino como professor.

Não faz sentido um aluno que deseja aprender inglês apenas para uma viagem ter aulas de inglês com um professor cuja proposta é ensinar o inglês de A a Z, do básico ao avançado.

É preciso fazer esse alinhamento de expectativas e objetivos entre aluno e professor, para que este saiba como dar aula de inglês e juntos alcançarem o resultado desejado por ambos: o aprendizado da língua pelo aluno.

Após isso, o professor deve se atentar a outros quesitos como didática, material didático e metodologia. Confira a seguir do que se trata cada uma delas.

Didática para ensinar inglês

Didática nada mais é do que a técnica de ensinar. Um professor sem didática é aquele que não consegue transmitir o conhecimento para o aluno.

Se você é um professor com licenciatura, com certeza aprendeu sobre didática durante a faculdade. Mas se é um falante nativo ou um estudante de línguas que quer ensinar outros, deve procurar meios de desenvolver essa técnica.

Não é porque você sabe falar o idioma que terá sucesso em ensinar inglês para outras pessoas.

Muitas vezes uma boa didática se sobrepõe ao domínio da língua. Desenvolva essa habilidade!

Material para ensinar inglês

Segundo o relatório “Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil”, quatro em cada dez alunos afirmam que a baixa qualidade do material de apoio pode levar à desistência do curso de inglês.

Assim, ter um bom material didático é fator crucial para ter sucesso no ensino de inglês. Sobre isso, temos uma dica ao final do artigo. Continue lendo!

Metodologia para ensinar inglês

Utilizar metodologias eficientes para ensinar inglês pode fazer toda diferença para o processo de ensino-aprendizagem.

A metodologia, no fim das contas, é o como ensinar inglês e por isso você deve dedicar muita atenção a ela.

Pesquise quais são as metodologias de ensino mais eficientes para idiomas e aplique em suas aulas.

Procure fontes confiáveis, pesquisas sérias e hipóteses que já tenham sido testadas antes de aplicar com seus alunos. Fuja de métodos milagrosos!

Como começar a ensinar inglês?

Se você é professor iniciante e não sabe como começar a ensinar inglês, temos um artigo dedicado a esse tema. Confira como começar a dar aula de inglês.

Como ensinar inglês de forma divertida

Seus alunos são do público infantil? Então você precisa aprender como ensinar inglês de forma divertida. Afinal, crianças aprendem se divertindo!

Para Piaget, grande pensador e psicólogo suíço, quando atividades lúdicas são incluídas no ensino, a criança interage com o meio e assimila o conhecimento de maneira mais fluida.

Para o pensador, brincar é parte ativa do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo e intelectual. Confira nosso artigo sobre como ensinar inglês de forma lúdica.

Como ensinar inglês: 6 dicas para ser um ótimo professor

Até aqui você viu o que é ensinar inglês, a diferença entre dar aula e ensinar inglês e conheceu alguns elementos importantes de apoio ao ensino do idioma. Agora, finalmente, chegou o momento que você tanto esperava!

Confira 6 dicas infalíveis para ser um ótimo professor de inglês!

1. Foque no aluno: qual é a melhor forma dele aprender?

Não caia no erro de acreditar que para ensinar inglês, boas aulas são suficientes. Focar na qualidade das suas aulas é focar em você mesmo.

Por isso, não foque em como dar boas aulas, mas sim em entender como se aprende uma língua estrangeira e ensinar seu aluno a fazer isso.

Às vezes uma aula chata e repetitiva é muito mais eficiente do que uma aula divertida, interessante e empolgante, mas da qual o aluno sai sem nenhum aprendizado.

Sua preocupação principal deve ser ensinar o aluno a falar inglês. Para isso, pesquise qual a melhor forma de aprender e ensine ela para seus alunos.

Aprenda os melhores métodos, melhores técnicas e passe isso para eles. Se conseguir dar uma boa aula com isso, melhor ainda.

2. Desenvolva suas habilidades de apresentação

Estude sobre comunicação e oratória. Treine suas habilidades de apresentação e assim você tornará suas aulas mais leves e fluidas. Seus alunos vão gostar de ouvir você.

Esteja sempre atento à sua dicção, vícios de linguagem, desenvoltura, segurança. Uma dica de ouro é assistir aulas de bons professores, palestras e TED Talks: assim você pega o jeito de falar em público.

Peça feedback para seus alunos sobre a qualidade da apresentação da aula. Ouça o que eles têm a dizer e leve em consideração a opinião deles. Afinal, eles são o seu público e é a eles que você deve agradar e convencer.

3. Estude sempre!

O óbvio também precisa ser dito: mantenha-se atualizado. Descubra métodos novos, aprimore sua didática, conheça novas ferramentas que podem ajudar você a ensinar inglês.

Saiba muito bem do que você está falando. Domine a arte de ensinar inglês e torne a experiência dos seus alunos inesquecíveis!

4. Importe-se com seus alunos

Faça tudo o que puder para conhecer e entender bem seus alunos para oferecer a eles o melhor que você pode dar como professor. Importe-se de verdade com o aprendizado deles e tenha sucesso no ensino da língua inglesa!

Não compactue com cursos de inglês que prendem os alunos por anos apenas para mantê-los pagando mensalidade. Faça a diferença ao ensinar inglês!

5. Acredite mais no aluno do que ele mesmo

Seja o principal incentivador dos seus alunos!

Ajude-os a superar as inseguranças que naturalmente eles têm no aprendizado da língua. Mostre que eles conseguirão superar os obstáculos e aprender a falar inglês.

Seu papel deve ser de um mentor: estimule e motive seus alunos para que eles tenham confiança para aprender a língua.

6. Acerte na escolha do material didático

Por fim, mas não menos importante: acerte na escolha do material didático.

A qualidade do material é determinante para o sucesso no ensino. Experimente o material didático digital da Flexge e descubra como ele pode potencializar o seu ensino de inglês!

Clique aqui e faça uma demonstração.

Gostou dessas dicas sobre como ensinar inglês? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos assim direto no seu e-mail!