A personalização do ensino de inglês através da tecnologia

A personalização do ensino de inglês através da tecnologia

A personalização do ensino de inglês através da tecnologia

Tecnologia Dec 16, 2022

É indiscutível que a tecnologia tem causado uma revolução na educação, especialmente nas últimas décadas, com as novas possibilidades de comunicação instantânea e transmissão mais rápida de conhecimento.

Já falamos bastante das vantagens e desvantagens da tecnologia em sala de aula, sendo certo que as vantagens superam, em muito, as desvantagens.

Aqui vamos tratar mais especificamente das ferramentas trazidas pela tecnologia que possibilitam uma maior personalização do ensino, atendendo com maior qualidade às necessidades dos alunos.

A personalização do ensino é um elemento que alavanca o processo de aprendizagem de forma muito significativa, pois o professor pode focar exatamente onde o aluno mais precisa da sua ajuda, sem perder tempo com o que ele já sabe (e pode continuar desenvolvendo sozinho).

Então, se você quer entender como a tecnologia pode proporcionar uma maior personalização do ensino de inglês, fique com a gente até o final deste artigo!

Papel do professor
Ferramentas tecnológicas
Personalização e tecnologia na educação
Professores Particulares
Escolas e Centros de Idiomas
Alunos
Ferramentas incríveis

Papel do professor

É sempre importante reafirmar o papel imprescindível do professor no processo de aprendizagem.

Embora na Educação 4.0 o aluno seja o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, é certo que o professor mantém um papel extremamente relevante, agora junto com a tecnologia. Aqui na Flexge falamos muito do poder da tríade {aluno+tecnologia+professor}.

Quando falamos da personalização do ensino, veremos que existem hoje diversas ferramentas que permitem a identificação das maiores dificuldades e a otimização do ensino para cada aluno; mas é sempre o professor quem vai operar estas ferramentas e garantir a entrega de um material ou método feito sob medida para o aluno.

Ferramentas tecnológicas

Para começar, existem as ferramentas que usam Learning Analytics que já permitem ao professor começar, embasado por dados estatísticos, a ensinar focando naqueles pontos onde os alunos possuem mais dificuldades.

Quanto à personalização em si, as novas ferramentas nos permitem o acompanhamento do aluno de uma forma nunca antes imaginada.

Imagine que, mesmo em aulas em grupo, sempre que os alunos realizarem exercícios individuais em seus computadores, tablets ou smartphones, o sistema vai poder colher dados de cada um deles.

Estes dados consistem em informações como: tempo de resposta de exercícios, quantidades de erros e acertos sobre determinados conteúdos, erros de pronúncia, quanto tempo o aluno demorou para fazer a pronúncia correta, entre outros tantos parâmetros que seriam humanamente impossíveis de serem medidos manualmente.

Personalização e tecnologia na educação

O ensino híbrido de idiomas não é mais o futuro, é o presente do ensino, cada vez mais as aulas são parte presenciais e parte realizadas em ambiente virtual, por meio do uso de novas tecnologias.

Certamente o uso de ferramentas tecnológicas é um instrumento capaz de trazer vantagens para todos os envolvidos no ensino do inglês, alunos, professores, centros de idioma, etc.

Vamos entender qual o impacto que a tecnologia pode gerar em cada um destes personagens:

Professores Particulares

Na atualidade professores particulares podem contar com uma estrutura que antes só poderia ser encontrada em grandes centros.

Hoje existem plataformas e ensino com preços acessíveis mesmo que você seja um profissional autônomo que dá suas aulas sozinho.

Contando com material didático digital, exercícios online, aulas pré-planejadas, além de todas as ferramentas acima descritas, que vão otimizar todo o aprendizado do aluno; é certo que o professor particular vai conseguir atender melhor e, consequentemente, alcançar mais alunos e valorizar mais as suas aulas.

Sem falar em uma melhor qualidade de vida, pois o seu tempo gasto com planejamento, correção de exercícios e provas, elaboração de testes e tudo o mais que toma tempo extra-aula, vai ser drasticamente reduzido.

Escolas e Centros de Idiomas

Já as escolas de idiomas vão poder atingir, mesmo em aulas em grupo, um grau de personalização mais próximo ao que um professor particular consegue em suas aulas um a um.

Isso porque as ferramentas tecnológicas permitem uma abordagem, digamos: muito menos humano-dependente, o que permite que um mesmo professor consiga atender mais alunos ao mesmo tempo, porque o professor não vai precisar contar apenas com o seu próprio conhecimento e tempo, mas também com o auxílio da tecnologia.

Aqui é possível perceber que um bom conhecimento de como gerir a ferramenta tecnológica pode ser tão importante (ou mesmo mais importante) quanto ter conhecimento específico do inglês.

Alunos

Para os alunos não há nem o que discutir. Estes são os mais beneficiados, pois podem aprender mais rápido e com mais qualidade.

Usar tecnologia para aprender, além de ser mais divertido e agradável, traz melhores resultados e otimizam o aprendizado de uma forma geral.

Ferramentas incríveis

Imagine um professor que está com um aluno avançado que deseja trabalhar sua pronúncia. Pode ser que o professor não seja um nativo da língua inglesa e, embora possa se comunicar perfeitamente em inglês, não possui uma pronúncia perfeita; não haveria empecilho nenhum para que ele, utilizando uma ferramenta tecnológica, consiga ajudar este aluno.

Há ferramentas que analisam a pronúncia e informam a porcentagem de correção da pronúncia de um determinado texto ou palavra. O professor pode ajudar o aluno no processo de aprendizado, mas contar com a ferramenta para garantir ao aluno que ele alcançou uma pronúncia de excelência, próxima aos 100% de correção!

Este é um exemplo que mostra uma possibilidade do uso da ferramenta que permite ao professor fazer abordagens que antes seriam impossíveis, não fosse a tecnologia.

Antigamente o professor precisava contar, basicamente, com seu conhecimento e livros didáticos em papel. Posteriormente os cursos em áudio e vídeo já trouxeram uma evolução enorme, trazendo novos horizontes ao ensino do inglês, mas ainda era tudo feito de forma muito genérica e nada personalizada.

Hoje, a individualização do ensino alcança patamares antes impensáveis. Não fazer uso deste tipo de ferramenta tecnológica é não aproveitar tudo o que o mundo tem a nos oferecer em termos de conhecimento.

Não vai me dizer que você vai querer estar de fora dessa, vai!?

Tags