Educação 4.0: entenda o que é e como se preparar para ela! Foto de um menino estudando em frente a um computador

Educação 4.0: entenda o que é e como se preparar para ela!

Entenda de uma vez por todas o que é a Educação 4.0

Educação 4.0 Aug 3, 2022

Ensinar inglês na Era Digital apresenta muitas vantagens e alguns desafios, os quais uma vez superados, expandem a capacidade de ensinar do professor e potencializam o ensino, levando o processo de ensino-aprendizagem a outro patamar.

A tecnologia tem potencial para aprimorar o ensino, otimizar as tarefas do professor e muito mais. No entanto, ao mesmo tempo, ela exige uma mudança de mentalidade e nos faz repensar sobre as metodologias de ensino.

Por isso, um dos papéis dos professores é compreender o que mudou (ou o que precisa mudar) na forma de ensinar a língua inglesa à nova geração de nativos digitais, cujo comportamento é totalmente diferente daquele com os quais estávamos acostumados.

Essa geração é caracterizada pelo uso intenso de tecnologias digitais e acesso em tempo real às informações, fatores relevantes ao processo de ensino.

Assim, a você que é professor, resta a missão de compreender o que é Educação 4.0 e como essa realidade se aplica ao ensino de inglês.

Neste artigo você vai entender o que é Educação 4.0, porque é 4.0, as características desta realidade e descobrir qual é o papel das metodologias ativas neste contexto. Boa leitura!

Por que 4.0?
O que é ensino 4.0?
A Educação 4.0 não é coisa do futuro
Características da Educação 4.0
Utiliza metodologias ativas de aprendizagem
Foco no desenvolvimento do raciocínio crítico
Dá maior autonomia dos alunos e desenvolve habilidades

Por que 4.0?

Você se lembra que lá nos idos anos de 1760, no século XVIII, teve início o que se chamou de Revolução Industrial?

Pois bem, após a Revolução Industrial, que teve como protagonistas o carvão e o ferro, mudando o paradigma social em virtude da geração de energia a vapor e da mecanização da produção, a sociedade passou por outras três revoluções industriais:

  • Revolução Industrial 2.0: século XIX, quando houve a descoberta de eletricidade e o desenvolvimento da produção de linha de montagem.
  • Revolução Industrial 3.0: século XX, marcada pela automação parcial usando controles e computadores programáveis por memória.
  • E a atual Revolução Industrial 4.0, ou Indústria 4.0, cuja força motriz é a tecnologia.

Assim, o termo Educação 4.0, que aprofundaremos a seguir, mantém relação com o período histórico que vivemos, onde a tecnologia é quem dita os rumos da sociedade.

Como a tecnologia impactou todos os aspectos das nossas vidas, não poderia ser diferente em relação à educação. Daí surge a necessidade de remodelar os processo de ensino, repensar as metodologias e compreender qual é o novo papel do professor neste contexto.

É neste sentido que a Educação 4.0 se estabelece e promete transformar a forma como adquirimos e transmitimos conhecimento, reestruturando a experiência de aprendizagem por meio da tecnologia, derrubando barreiras e traçando novos rumos para o ensino.

Continue lendo para entender o que é Educação 4.0 e veja como aplicar essa mentalidade nas suas aulas de inglês.

O que é ensino 4.0?

O ensino 4.0 é um novo paradigma que surge com intenção de ajustar o modelo de ensino à realidade atual, onde os estudantes vivem intercalando entre o mundo físico e o digital, possuem acesso ilimitado às informações e utilizam intensamente a tecnologia.

Percebe-se que o modelo tradicional de ensino, pautado em aulas expositivas e conteúdos densos, já não mais corresponde às demandas da sociedade.

Isso cria a necessidade de ensinar de forma diferente, estimulando muito mais a capacidade de raciocínio crítico em vez da memorização, por exemplo.

Dessa forma, a Educação 4.0 surge como uma tentativa de adequar o ensino aos novos tempos. Por esse motivo, ela é fundamentada no conceito de “Learning by Doing”, da Cultura Maker, onde o aluno aprende participando das aulas, literalmente colocando a “mão na massa”.

Além disso, em linhas gerais, na Educação 4.0, o modelo pedagógico das escolas busca ser mais dinâmico e retirar métodos ultrapassados, como aulas totalmente expositivas e avaliações pautadas somente na memorização.

Neste novo paradigma educacional, as metodologias ativas ganham papel de destaque, como você vai conferir ainda neste artigo. Isso porque colocam o aluno como protagonista da aula, enquanto o professor atua como um facilitador.

Com um viés muito mais prático, o ensino 4.0 é muito mais apropriado para o atual contexto tecnológico que vivemos e mais adequado para o comportamento do novo perfil de alunos, os nativos digitais.

Especialmente porque ela valoriza a participação do aluno e pretende o desenvolvimento da sua criatividade, empatia e empreendedorismo.

A Educação 4.0 não é coisa do futuro

Engana-se quem ainda pensa que o futuro é tecnológico, que “a tecnologia vem aí!”. A tecnologia é coisa do presente e ela veio para ficar!

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, diz Klaus Schwab, autor do livro “A Quarta Revolução Industrial”.

Claro que a sociedade não conseguirá transformar-se da noite para o dia. Ainda estamos vivendo um período de transição entre o modelo anterior e o atual.

Mesmo por isso, é normal encontrarmos professores usando mais tecnologia em suas aulas, enquanto outros ainda nem compreenderam a importância desse fator para o ensino.

É muito relevante que você, enquanto professor, esteja preocupado em aderir ao ensino 4.0 para que suas aulas não se tornem obsoletas.

Não apenas por isso, mas também para melhorar cada vez mais a experiência dos seus alunos e expandir sua capacidade de ensinar através dos recursos tecnológicos disponíveis.

Para que você possa se adequar a este novo modelo de ensino, separamos abaixo algumas características da Educação 4.0 para que você reflita se está observando em suas aulas de inglês. Continue lendo!

Características da Educação 4.0

Como você viu até aqui, a principal característica da Educação 4.0 é bastante evidente: o uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

Apesar deste ser o fator de maior destaque, ele não é o principal. Na Educação 4.0, a tecnologia é um meio, não um fim em si mesma. Por isso, as principais características desse novo paradigma educacional estão relacionadas ao desenvolvimento de habilidades.

Confira algumas dessas características!

Utiliza metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são formas de ensinar que tiram o aluno de uma postura passiva, como receptores do conhecimento, e os colocam no centro do processo de aprendizagem, como protagonistas.

Por meio de técnicas, exercícios ou dinâmicas, o professor direciona o aluno na busca pelo conhecimento, que é realizada de forma autônoma. Assim, o aluno aprende a ser responsável pelo próprio aprendizado e a pesquisar, entender conceitos, pensar criticamente e assimilar conteúdos.

Muitas metodologias ativas, como a sala de aula invertida funcionam melhor (mas não exclusivamente) com o suporte da tecnologia. Do mesmo modo, novos formatos de aula, como o Ensino Híbrido, também contam com ajuda tecnológica.

Mas o principal ponto do uso das metodologias ativas na Educação 4.0 é que essa forma de ensinar se encaixa com a forma de aprender dos novos estudantes, os quais sabem que qualquer informação está disponível na internet e, por isso, não veem sentido em aulas puramente expositivas.

Foco no desenvolvimento do raciocínio crítico

Diante de um mar infinito de informações e fontes de conhecimento, no contexto da Educação 4.0, o professor deve incentivar os alunos a desenvolverem o raciocínio crítico para filtrarem e julgarem as informações a que têm acesso.

Ao se deparar com dois conteúdos sobre o mesmo tema, mas com opiniões diferentes, o aluno se vê forçado a pensar criticamente para decidir qual das opiniões parece a mais certa para ele.

Além disso, o fato de as informações estarem disponíveis para todas as pessoas, facilita com que os estudantes não acreditem em qualquer coisa, uma vez que basta uma pesquisa rápida no Google que a informação pode ser validada.

Assim, no modelo do ensino 4.0, onde o professor coloca o aluno como protagonista do processo, a capacidade de raciocinar é desenvolvida (ou pelo menos deveria ser) ao passo que o aluno progride nos estudos.

Dá maior autonomia dos alunos e desenvolve habilidades

A transformação do papel tradicional do professor e da sala de aula na Educação 4.0 faz com que o aluno desenvolva responsabilidade e autonomia pelo próprio aprendizado.

Com isso, os estudantes abrem outras portas para que muitas outras competências sejam trabalhadas, como o senso crítico e o autoconhecimento, competências e habilidades essenciais para a formação de profissionais e cidadãos realmente integrados.

Outras habilidades importantes desenvolvidas com as metodologias ativas usadas no contexto da Educação 4.0 como:

  • trabalho em equipe
  • criatividade
  • empatia
  • memorização
  • comunicação e muito mais!

Agora que você já sabe o que é Educação 4.0, quais são suas características e conhece a importância das metodologias ativas neste contexto, faça uma reflexão: o quanto suas aulas de inglês estão de acordo com este novo jeito de ensinar?

Você usa tecnologia nas suas aulas? O que te impede de começar? Conta aqui nos comentários para a gente! Vamos adorar saber sobre seus desafios!

Tags