Aumente seu faturamento explorando os nichos mais lucrativos para aulas de inglês.

5 nichos lucrativos para professores de inglês

Business Mar 22, 2024

A procura por aulas de inglês tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionada pela globalização e pela necessidade cada vez maior de se comunicar em um mundo conectado. 

Hoje é possível trabalhar do conforto de casa para empresas multinacionais ou mesmo estrangeiras, que nem atuam no Brasil, sem nunca sequer precisar pisar no país sede da companhia.

Essa já é a realidade de muitos brasileiros, o que faz com que outros tantos busquem essas oportunidades. 

Entretanto, para que se possa usufruir de uma dessas vagas, é imprescindível que o candidato saiba se comunicar com a equipe internacional e, é claro, o idioma mais utilizado continua sendo, disparado, o inglês.

Com esse aumento da demanda, surgem também diversas oportunidades para professores de inglês, especialmente em nichos específicos que são mais lucrativos. Neste artigo, vamos explorar os 5 nichos mais lucrativos para professores de inglês.

Então, se você quer conhecer esses nichos e entender as melhores estratégias para já começar a explorar essa oportunidade e captar mais alunos, fique até o final deste artigo e confira:

Como fazer uma abordagem nichada
1. Determine o seu público-alvo
2. Escolha o estilo de ensino que mais se adequa a você e aos seus alunos
3. Tenha materiais de qualidade
4. Seja flexível
5. Invista em marketing
5 Nichos Lucrativos
1. Inglês para negócios
2. Preparação para exames internacionais
3. Inglês para Intercambistas
4. Inglês para crianças
5. Inglês para profissionais da saúde
Conclusão

Como fazer uma abordagem nichada

Antes de explorarmos os nichos propriamente ditos, é importante destacar algumas dicas que podem ajudá-lo a se destacar no mercado.

1. Determine o seu público-alvo

Ao iniciar a sua atividade como professor particular de inglês, é importante ter em mente para quem você quer ensinar.

Identificando o seu público-alvo, você poderá escolher uma abordagem adequada e saberá como oferecer os seus serviços de forma mais eficiente.

2. Escolha o estilo de ensino que mais se adequa a você e aos seus alunos

Existem diferentes abordagens para se ensinar inglês, e é importante escolher a que mais se adequa às suas habilidades e objetivos, bem como às necessidades dos seus alunos. 

Algumas abordagens podem incluir aulas mais tradicionais, enquanto outras podem ser mais interativas e dinâmicas, como a sala de aula invertida.

3. Tenha materiais de qualidade

Terr materiais de qualidade é fundamental para que os seus alunos tenham uma boa experiência de ensino. 

Ter em mãos, materiais que se adptam as reais necessidades de aprendizagem do aluno faz total diferença. Principalmente, quandos eles são verdadeiramente digitais e interativos, permitindo maior flexibilidade do ensino.

4. Seja flexível

Flexibilidade é uma habilidade extremamente importante para professores particulares de inglês. 

Isso significa que você deve estar disponível para ajustar o ritmo e estilo das suas aulas de acordo com as necessidades e demandas dos seus alunos, e estar sempre disposto a se adaptar a diferentes situações.

5. Invista em marketing

Marketing é uma importante forma de se destacar no mercado como professor particular de inglês. 

Invista em criar uma presença online, divulgando seus serviços em redes sociais e sites especializados, bem como construindo um bom networking com outros profissionais da área.

5 Nichos Lucrativos

Veja abaixo alguns nichos que estão em alta e que são uma boa oportunidade de negócio:

1. Inglês para negócios

Inglês é a língua internacional dos negócios, por isso, muitas empresas buscam oferecer treinamentos específicos para seus colaboradores no intuito de capacitá-los.

Professores de inglês que possuem conhecimentos técnicos nesse nicho podem se especializar, oferecendo aulas que abordem vocabulário, expressões e situações presentes em ambientes corporativos.

Além disso, aulas de inglês para negócios podem ser realizadas tanto de forma presencial quanto online, ampliando ainda mais as possibilidades de atuação.

2. Preparação para exames internacionais

As empresas que buscam mão de obra estrangeira, precisam se certificar de que os profissionais que contratam são capazes de se comunicar com as equipes, tendo que se valer de algum método para a comprovação da proficiência em inglês dos candidatos.

É aí que entram as certificações como o TOEFL, IELTS e Cambridge English, que são as mais utilizadas no mundo todo para comprovação de proficiência no inglês.

Sabendo disso, muitos alunos buscam ter aulas especialmente para se prepararem para prestar os exames referentes a estas certificações, o que torna este um nicho muito atraente e com grande demanda.

A preparação para esses testes requer um conhecimento específico e orientação adequada. Pois todas as habilidades do candidato são testadas (listening, speaking, reading and writing) em exercícios específicos. 

Professores que dominam esses exames e seus requisitos têm uma demanda altamente lucrativa e mais facilidade para captar alunos, pois podem  oferecer aulas de preparação, especificamente para ajudar os alunos a atingir as pontuações que precisam.

Já tratamos deste assunto aqui no blog, quer saber mais? Clique aqui.

3. Inglês para Intercambistas

Aqueles alunos que têm condição de investir mais em seu aprendizado, podem optar por fazer um intercâmbio, no intuito de fazer uma imersão e aprender mais rápido o idioma.

Entretanto, sem dúvidas, a pessoa que se prepara para fazer uma viagem de intercâmbio não quer sair do Brasil sem ter nenhuma noção de inglês, o que faz com que alunos que têm interesse em viajar seja também um público muito interessado em aprender o básico, para aproveitar melhor a viagem.

Professores que oferecem aulas especializadas em situações do dia a dia e abordam aspectos culturais dos países de destino podem encontrar um bom público. 

A melhor estratégia é procurar parcerias com empresas de intercâmbio, que podem te indicar pessoas com interesse em inglês para intercambistas.

Também já abordamos este nicho mais a fundo em nosso blog.

4. Inglês para crianças

Este é um nicho que nunca sai de moda. O aprendizado de inglês desde cedo tem sido cada vez mais incentivado pelos pais, e a demanda por professores que ensinem a língua para crianças é alta. 

Professores que possuem didática e materiais adequados para crianças têm a oportunidade de atuar nesse nicho lucrativo. 

Aulas lúdicas e interativas podem ser oferecidas também em aulas particulares, muitos pais dão preferência a este tipo de aula, pois podem ter a comodidade de receber o professor em casa, não necessitando levar a criança até uma escola de idiomas.

Sem falar na opção das aulas on-line, cada vez mais comum também no público infantil.

5. Inglês para profissionais da saúde

Profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas, precisam frequentemente de inglês para estudar, trabalhar e se comunicar com pacientes internacionais. 

Professores de inglês com conhecimento técnico na área da saúde podem oferecer aulas voltadas para esses profissionais, abordando vocabulário, expressões e situações específicas do campo da saúde.

Esse nicho é bastante lucrativo, pois há uma grande necessidade de profissionais que possam fornecer um ensino personalizado para esses estudantes.

Conclusão

Em resumo, esses são apenas alguns dos nichos lucrativos para professores de inglês. 

É importante notar que, além do conhecimento e da especialização em um nicho específico, a habilidade de oferecer uma boa experiência de aprendizado e uma abordagem personalizada são diferenciais importantes para se destacar nesse mercado em constante crescimento. 

Portanto, ao escolher um nicho, é fundamental que o professor considere seus próprios interesses e aptidões, além da demanda do mercado. 

Nâo é interessante a escolha um nicho somente porque ele é lucrativo, se você não tem jeito com crianças ou não tem paciência, não é uma boa ideia dar aulas para o público infantil.

Analise suas competências e vá fundo naquilo que te interessa, você poderá colher excelentes frutos!

Gostaria de receber mais dicas sobre como empreender como professor particular? Acompanhe o nosso blog.

Tags