O que é o Método Fonético e como ele se aplica no Ensino de Inglês

O que é o Método Fonético e como ele se aplica no Ensino de Inglês

O que é o Método Fonético e como ele se aplica ao Ensino de Inglês

Metodologias Dec 14, 2022

Sabemos que existem diversas possibilidades para o ensino e o aprendizado do inglês. Especialmente na atualidade, onde a tecnologia passou a exercer um papel fundamental como ferramenta de ensino, na chamada Educação 4.0.

Entretanto, ainda assim, há um outro elemento que deve ser escolhido pelo professor e que influencia diretamente no processo de aprendizagem do aluno: o método de ensino escolhido.

Existem diversas abordagens e métodos para o ensino de inglês. Alguns mais tradicionais, para não dizer antigos, e outros mais modernos, com maior base científica e consequentemente mais eficazes.

Neste artigo, vamos apresentar a você o método fonético, conhecido também como método fônico. Sabe do que se trata? Pelo nome, consegue identificar qual é o tipo de abordagem de ensino deste método?

Se você não sabe, não se preocupe. Aqui você vai aprender o que é o método fonético no ensino do inglês, vai conhecer suas vantagens e descobrir quando ele pode ser interessante para o aprendizado do aluno. Vem com a gente!

Como funciona o método fonético?
Método fonético no aprendizado de inglês
O método fonético também é para adultos
O inglês possui mais fonemas que o português
Conclusão

Como funciona o método fonético?

O método fonético, ou método fônico, privilegia o sistema grafofônico para o ensino do idioma, ou seja, ele busca enfatizar a correspondência entre sons e grafias (fonemas e grafemas).

Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes. Cada letra (grafema) é aprendida como um som (fonema) que, junto a outros fonemas, pode formar sílabas e palavras. Para o ensino dos sons, há uma sequência que deve ser respeitada – dos mais simples para os mais complexos.

É um método até hoje muito utilizado na alfabetização de crianças (e até mesmo de adultos) na sua língua nativa, onde se parte das vogais e se estuda o som que cada uma delas produz quando associado às diversas consoantes.

Quem não se lembra daquela etapa da alfabetização em que ficamos: “B com A é BA; B com E é BE”? Pois então, é disso que trata esse método de ensino.

Agora, será que essa abordagem fonética para o ensino de inglês é eficiente? É o que você vai descobrir a seguir. Continue lendo!

Método fonético no aprendizado de inglês

Assim como é usado no próprio ensino do português, o método fonético é excelente para as crianças em idade de alfabetização. Sendo, portanto, ideal para a alfabetização bilíngue, que, aliás, traz muitas vantagens para a criança.

Este método também é o mais utilizado para ensinar as crianças nativas da língua inglesa em seu próprio idioma.

Muitos professores utilizam esse método e, inclusive, existem plataformas de ensino que utilizam a tecnologia integrada ao método fonético para o ensino do inglês, normalmente voltado para o ensino de crianças.

Embora não seja um bom exemplo de aprendizagem ativa, o método fonético pode ser utilizado de formas combinadas com outras metodologias a fim de desenvolver as habilidades linguísticas dos alunos com maior profundidade.

Até porque, tratando-se de um método bastante recomendado para a alfabetização, seu aluno vai aprender a falar inglês como um falante nativo do idioma. Olha que demais!

O uso do método fonético é interessante, mesmo para adultos alfabetizados, em determinadas situações, como no caso de sons diferentes do nosso uso comum, como o “th”  por exemplo, que possui um fonema sem correspondência no português.

Por esse motivo, recomenda-se o uso do método fônico ou fonético tanto para crianças em idade de alfabetização, quanto para adultos no que se refere à aprendizagem de sons específicos do idioma, como o exemplo dado acima.

O método fonético também é para adultos

Alguns adultos que apresentam dificuldades em aprender inglês e, por isso, podem se sentirem frustrados quando iniciam seus estudos, sendo necessária a utilização das estratégias corretas para incentivá-lo e mostrar que ele pode sim aprender. Todo mundo pode!

Cabe ao professor a missão de encontrar as metodologias e ferramentas adequadas para promover a aprendizagem do aluno. Às vezes, a melhor estratégia é aquela aplicada às crianças na fase de alfabetização, no caso, o método fonético.

Sabemos que a alfabetização impacta positivamente o aperfeiçoamento do domínio de uma determinada língua, sendo assim, devemos dar mais atenção para essa mesma abordagem na hora de ensinar os adultos a aprenderem um novo idioma.

A boa notícia é que nunca é tarde para que possamos nos tornar proficientes na leitura e escrita da língua inglesa, e consequentemente, na sua pronúncia.

Assim como uma criança é alfabetizada aprendendo os fonemas, os sons de cada letra, é imprescindível que o adulto também conheça os fonemas em Inglês para alcançar a fluência.

Na prática, primeiramente devemos ensinar os adultos o básico, ou seja, como cada letra do alfabeto é pronunciada em suas diversas associações com outras letras.

Muitos adultos conhecem o nome das letras em Inglês, mas não sabem os diferentes sons que elas emitem. Em outros casos, os alunos assumem que essas letras produzem o mesmo som que em sua língua materna, o que pode gerar muita confusão.

Assim como as crianças aprendem as regras de quando usar cada som no início da alfabetização, os adultos também deveriam passar por este processo ao estudar a língua inglesa.

Desse modo, o aprendizado seria muito mais efetivo, uma vez que eles aprenderiam os fonemas da língua em questão, antes de iniciar o aprendizado da gramática, por exemplo.

Isso faz sentido para você? Continue lendo para entender a importância de o seu aluno conhecer os fonemas do novo idioma.

O inglês possui mais fonemas que o português

A língua inglesa conta com 44 tipos de sons, enquanto o português estima-se ter entre 34 e 38 sons. Alguns desses sons são particularmente distintos e merecem uma atenção especial para não confundir com o português, uma vez que são bastante similares, mas não idênticos.

Daí, percebe-se que há cerca de uma dezena de fonemas da língua inglesa que precisam ser efetivamente aprendidos pelos nativos do português.

Alguns fonemas são similares, não exatamente iguais aos utilizados em português, havendo uma perceptível diferença na pronúncia. Em alguns casos culpamos nosso sotaque, mas esse equívoco, na realidade, revela que o falante é um aprendiz da língua, pois, se aquele som não foi aprendido quando criança, demora um tempo para que ele seja assimilado, sendo, em alguns casos, necessário a atuação de um fonoaudiólogo.

Em suma, a fonética é a base da leitura e escrita em inglês, assim como no português. E quem aprende o idioma como uma segunda língua, independentemente da idade, precisa ser ensinado a desenvolver a habilidade de pronunciar as palavras corretamente.

Conclusão

Embora possa parecer um estudo muito inicial e básico para alguns adultos, o método fonético acaba sendo indispensável para solucionar alguns problemas de pronúncia, especialmente em se tratando de fonemas da língua inglesa que não possuem correspondentes na língua portuguesa.

Assim, como professor, devemos sempre nos atentar às necessidades dos alunos e também a todas as ferramentas que possuímos à nossa disposição, sempre no intento de solucionar os problemas de aprendizado que o aluno apresenta.

Certamente o método fonético é mais uma excelente ferramenta que podemos utilizar para aperfeiçoar nossas técnicas de ensino da língua inglesa, seja para adultos ou para crianças.

Agora conta aí para a gente nos comentários se você já conhecia essa técnica e se usa em suas aulas. Queremos saber sua opinião sobre ela!

Tags