Meses em inglês: professora segurando um calendário sob a cabeça

Meses em inglês: ideias de atividades e o que não pode faltar na sua aula

Meses em inglês: ideias de atividades e o que não pode faltar na sua aula

Metodologias Aug 24, 2022

Está atrás de ideias para trabalhar os meses do ano com seus students? Então este artigo é para você!

Os meses do ano fazem parte do vocabulário básico de inglês, abordado com alunos do nível iniciante. Partindo deste pressuposto, você deve ter em mente que o seu aluno ainda não está familiarizado com o idioma e, portanto, é importante pensar em formas de ensinar os meses em inglês sem assustá-lo.

Atividades mais lúdicas, exemplos do cotidiano e uma abordagem mais prática podem ajudar neste sentido. Todavia, existem alguns aspectos desse vocabulário que você não pode deixar de fora de uma aula sobre os meses em inglês.

Para ajudar você a planejar sua aula sobre os meses em inglês, preparamos algumas ideias de como abordar esse conteúdo e indicamos os conteúdos que você não pode esquecer de ensinar durante essa aula. Vamos lá?

Aqui você vai conferir:

Como ensinar meses em inglês?

  1. Aposte em atividades lúdicas
  2. Use as datas comemorativas
  3. Traga curiosidades sobre os meses

Meses em inglês: o que seus alunos precisam aprender

  1. Como escrever os meses em inglês
  2. Como usar os meses em frases

Como ensinar meses em inglês?

Se o seu aluno está aprendendo os meses em inglês, é porque ele ainda está no nível básico de proficiência do idioma, right?

Sendo assim, ele ainda está se habituando a esta nova língua e uma aula muito expositiva e focada em estruturas gramaticais pode desmotivá-lo a avançar no estudo do idioma.

Por isso, a escolha da abordagem deste conteúdo pode ser determinante para o processo de aprendizagem do aluno e do seu engajamento com suas aulas.

Para ajudar você com isso, preparamos 3 ideias eficientes para ensinar os meses em inglês para seus alunos. Confira!

1. Aposte em atividades lúdicas

Independentemente da faixa etária dos seus alunos (crianças, jovens ou adultos), apostar em atividades lúdicas apresentará ótimos resultados para a aprendizagem do conteúdo.

Isso porque é muito mais fácil lembrar do que aprendemos enquanto fazíamos uma atividade que exigia nossa concentração e criatividade, por exemplo, do que quando apenas ficamos como ouvintes.

Você pode trabalhar os meses em inglês de várias formas, com diferentes atividades. Alguns exemplos são as charadas, cruzadinhas e os caça palavras, como no exemplo abaixo (que, por sinal, você pode salvar e imprimir para trabalhar com seus alunos).

Caça palavras com os meses do ano em inglês
Salve essa imagem para usar com seus alunos!

2. Use as datas comemorativas

Outra forma bastante eficiente para ensinar os meses do ano em inglês é trazendo para a aula as datas comemorativas.

Você pode trabalhar esse conteúdo de diversas formas, em atividades escritas ou orais, individuais ou em grupos.

Veja alguns exemplos de datas comemorativas que você pode usar para ensinar os meses dos anos em inglês para os seus alunos:

  1. January: New Year; Happy new year; Ano Novo (01)
  2. February: Carnaval – Valentine’s Day (14)
  3. March: Easter (23) – Woman Internacional Day (08)
  4. April: Dia do descobrimento do Brasil (22) – Dia Mundial da Saúde (07)
  5. May: Mother’s Day (2º domingo)
  6. June: Father’s Day (americano – 15)
  7. July: Independence Day (04)
  8. August: Father’s Day (brasileiro – 2º domingo)
  9. September: Independência do Brasil (07)
  10. October: Dia do professor (15) – Dia mundial da alimentação (16)
  11. November: Thanksgiving; Ação de graças (4ª segunda-feira)
  12. December: Christmas Day; Natal (25)

Seja criativo! Traga imagens que representem essas datas comemorativas e peça para que o aluno associe o mês do ano a elas, use vídeos ou outros recursos audiovisuais para potencializar o ensino.

3. Traga curiosidades sobre os meses

Quem não adora curiosidades?

Ao trazer curiosidades sobre os meses do ano, seus alunos ficarão pensando nisso até mesmo após o final da aula, compartilhando com seus amigos e familiares as interessantíssimas informações que acabou de aprender na aula de inglês.

Além de aumentarem o engajamento dos seus students, as curiosidades o ajudarão a fixar o conteúdo e agregarão valor a este aprendizado.

Uma curiosidade sobre os meses que você pode trabalhar com seus alunos é a origem do nome dos meses. Confira:

January

O nome “janeiro” tem origem romana, vindo do nome Jano, o deus romano das portas, responsável pelas passagens, inícios e fins.

Bem pertinente que o primeiro mês do ano tenha esse nome, não? Afinal, todo ano é um ciclo novo que se inicia (e janeiro marca esse começo).

February

Este mês faz referência à deusa romana Februa, a deusa das purificações. Os romanos consideravam as festas de Februa como sendo de purificação espiritual, festas essas que aconteciam na época do mês de fevereiro (que leva o nome em sua homenagem).

March

O homenageado por esse mês é o deus da guerra, Marte, filho de Februa.

April

A origem do nome do mês de abril vem do latim “aperire”, que significa abrir e está ligado à abertura das flores no início da primavera do hemisfério norte. Assim, abril é "O que abre".

Os romanos associaram a chegada da nova estação ao mês de abril, pois viram que este mês fazia renascer flores e árvores que se tinham escondido aterrorizadas com o vento do inverno.

May

Maio é uma homenagem à deusa romana da fecundidade, Maia, filha de Atlas.

June

Junho é considerado o mês das noivas. O que faz muito sentido, afinal seu nome é uma homenagem à deusa protetora do casamento, das mulheres e do nascimento: Juno.

July

Julho é uma homenagem ao imperador romano Júlio César.  Quando o ano começava em Março, este mês era o quinto, e os romanos chamavam-no quintilius, que significa o quinto.

Além de todas as conquistas do imperador Júlio César, ele ainda alterou o calendário, que já não condizia com a realidade. O tempo e os meses já não se correspondiam como antigamente, a primavera vinha em janeiro e o inverno nos meses que deviam corresponder à primavera.

Assim, o mês quintilius foi eliminado em sua honra, tornando-se Julho em sua homenagem.

August

Agosto também é uma homenagem a um líder romano, Augusto César, sobrinho de Júlio César. O oitavo mês foi escolhido para ter o nome que tem porque era nessa ocasião que Augusto celebrava os principais acontecimentos da sua vida.

Foi em agosto que ele foi feito cônsul, que acabaram as suas guerras e que conquistou o Egito.

September

Como foi falado anteriormente, antes de Júlio César adequar o calendário, os anos no calendário romano começavam em março. Por isso, setembro era o sétimo mês e recebeu esse nome que deriva do latim.  O mesmo acontece com os meses seguintes.

October

“Octo”, oito em latim, o oitavo mês do calendário romano (antes da reforma).

November

“Novem”, nove em latim, o nono mês do calendário romano.

December

“Decem”, dez em latim, o décimo mês do calendário romano.

Meses em inglês: o que seus alunos precisam aprender

Além de aprenderem o que significa cada nome dos meses em inglês e como pronunciá-los de forma adequada, seus alunos precisam aprender a utilizar os meses do ano para se comunicar em inglês.

Assim, você não pode deixar de fora da sua aula esses dois conteúdos:

1. Como escrever os meses em inglês

A escrita dos meses em inglês se difere bastante do português, especialmente sua abreviação.

Por exemplo, na língua inglesa, os meses devem ser escritos sempre com a primeira letra maiúscula, diferentemente do português, que só faz essa exigência se o mês estiver no início da frase ou for nome de uma rua.

2. Como usar os meses em frases

Para finalizar esse artigo, outro conteúdo que você não deve deixar de fora de uma aula sobre os meses em inglês é a estrutura de frases com os meses.

Se o aluno quer dizer que algo aconteceu em um determinado mês, deve usar a preposição in: In January. In May. Mas se ele quiser dizer que algo aconteceu em um determinado dia do mês, deve usar on: on July 25th. On December 12th.

Essa aplicação prática dos meses do ano na comunicação que você não pode deixar de abordar com seus alunos.

Agora que você já viu algumas ideias de atividades para trabalhar os meses em inglês com seus alunos e conferiu conteúdos que não podem ficar de fora da sua aula, que tal continuar vendo dicas para suas aulas de inglês? Assine nossa newsletter para receber as melhores dicas para aulas de inglês no seu e-mail!

Tags