Material didático de inglês infantil: veja como escolher o seu!

Material didático de inglês infantil: veja como escolher o seu!

Como escolher um Material Didático de Inglês infantil

Business Jul 15, 2022

Ensinar inglês para crianças tem se tornado cada vez mais comum. A educação bilíngue veio para ficar e, num contexto onde a personalização é supervalorizada, dar aulas particulares para o público infantil se demonstra como uma excelente oportunidade para os teachers de plantão.

Um dos principais desafios de ensinar inglês para crianças é acertar na escolha do material didático. Quando o professor consegue escolher um material apropriado, o restante dos desafios, como captar a atenção do aluno, se tornam mais fáceis.

Mas como escolher um bom material para ensinar seus alunos? Neste artigo vamos dar algumas dicas para você escolher o melhor material didático de inglês infantil e tornar suas aulas irresistíveis para as crianças!

Qual o objetivo de trabalhar inglês na educação infantil?
Como escolher um Material Didático de Inglês Infantil
Pense no melhor formato
Avalie as estratégias de ensino do material
Escolha um material que atenda todas as suas necessidades

Qual o objetivo de trabalhar inglês na educação infantil?

Você deve saber que aprender inglês na infância possui vários benefícios. Isso porque, segundo os especialistas, quanto mais cedo acontecer a imersão em uma língua estrangeira, melhor será a adaptação do indivíduo a um raciocínio bilíngue.

Além disso, é na infância que atingimos o ápice da capacidade de formar novas sinapses no que se refere à linguagem. Isto é, neste período temos mais facilidade em aprender e desenvolver essas habilidades.

Gráfico de formação de novas sinapses mostrando que é maior na primeira infância
Fonte: Relatório Primeira infância em foco - Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Devido a isso, trabalhar inglês na educação infantil se torna muito importante. Afinal, se é nessa fase que mais temos facilidade em aprender, nada melhor do que aproveitar isso, não é mesmo?

É claro, apesar da facilidade cognitiva que crianças têm em aprender uma nova língua, ensinar inglês para o público infantil requer alguns pontos de atenção. A participação dos pais neste processo, por exemplo, é um fator que pode tornar a aprendizagem do idioma mais eficiente.

Outro ponto é a escolha do material didático de inglês infantil. Isso porque, diferente do que acontece com jovens e adultos que estão habituados a estudar, crianças estão na fase de descobrir o mundo a sua volta e isso requer estratégias específicas de ensino.

Uma das abordagens mais eficientes para ensinar inglês para crianças é o ensino lúdico.

[Quer saber como ensinar inglês de forma lúdica? Confira o artigo “Ensino lúdico de inglês para alunos da nova Era”]

Veja a seguir como escolher o melhor material didático de inglês infantil para suas aulas!

Como escolher um Material Didático de Inglês Infantil

1. Pense no melhor formato

Se você trabalha em alguma instituição de ensino (escola ou centro de idiomas), dificilmente terá liberdade para escolher o material didático.

Em contrapartida, ao dar aulas particulares de inglês para crianças, você pode escolher o material como bem quiser.

Com isso, é importante que você primeiro avalie qual é o melhor formato para o material. Neste sentido você tem pelo menos duas opções para escolher:

  • livro físico
  • plataformas digitais

Se o espaço no qual você dará suas aulas permitir o uso de recursos tecnológicos, tendo acesso a computadores, por exemplo, você pode preferir escolher a opção digital.

Para fazer essa escolha, pense bem em como se dará a dinâmica de suas aulas. Elas serão 100% presenciais? Híbridas? Online? Individuais ou em grupos? Isso tudo deve ser levado em consideração para que você consiga escolher o melhor material didático para suas aulas.

2. Avalie as estratégias de ensino do material

Cada material didático possui sua própria metodologia e princípios pedagógicos sob os quais foi desenvolvido.

Ao escolher um material para ensinar inglês para crianças, você precisa entender quais são as estratégias de ensino que o material possui e se elas estão de acordo com sua forma de dar aula.

Imagina que você quer dar aulas mais lúdicas, usando estratégias de gamificação, por exemplo. Se o material que você escolheu não seguir a mesma linha ou ao menos uma linha convergente à sua metodologia, você terá um problema.

Portanto, ao escolher um material didático de inglês infantil, pergunte-se:

  • qual metodologia é a base desse material?
  • Essa é a metodologia que eu quero usar nas minhas aulas?
  • Como essa metodologia vai afetar minha forma de ensinar?

Após realizar essa análise, se considerar que a metodologia do material faz sentido para você, avance para o próximo passo.

3. Escolha um material que atenda todas as suas necessidades

Muitos professores gastam dezenas de horas preparando aulas, planejando homework e buscando por materiais complementares.

Você pode diminuir esse esforço se escolher um material que:

  • conte com uma trilha completa de aprendizagem;
  • possa ser feito como tarefa de casa, além de ser usado nas aulas;
  • corrija os exercícios de forma automática;
  • engaje os alunos com técnicas de gamificação;
  • forneça dados de desempenho para você melhor planejar os momentos de interação com o aluno;
  • realize as avaliações e forneça feedbacks instantâneos.

Agora você deve estar se perguntando: onde eu encontro um material com tudo isso?

Fácil! Você já encontrou! É claro que estou me referindo ao Flexge Kids: um material didático de inglês infantil 100% digital que contempla tudo isso (e mais um pouco!)

Visite o nosso site e fale com nossa equipe para conhecer tudo o que o Flexge Kids tem a oferecer para você e seus alunos!

Acerte na escolha do material didático de inglês infantil com a Flexge!

Tags