13 atitudes para você se diferenciar no mercado de inglês online

O mercado de inglês online está em expansão e é uma ótima oportunidade para professores particulares. Descubra o que fazer para se destacar!

13 atitudes para você se diferenciar no mercado de inglês online

Cada dia mais as pessoas têm preferido estudar no conforto de suas casas. O ensino online vem ganhando espaço e se tornando a opção número um do brasileiro.

Com o ensino de idiomas, não tem sido diferente. A demanda por aulas de inglês online aumenta a passos largos. Professores particulares também estão migrando para essa modalidade de ensino, pois enxergam aí um mercado promissor a ser explorado.

Além da praticidade e flexibilidade que o online proporciona, existem outras formas de explorar as vantagens desse modelo de ensino, como você vai descobrir neste artigo.

Esse é um dos pontos que os professores particulares devem ficar atentos para que possam se diferenciar e assim, ter mais sucesso em suas empreitadas no ensino de inglês online.

Para ajudar você a se diferenciar no mercado de ensino de inglês online, vamos abordar neste artigo:

Inglês online: um mercado promissor
Inglês online: vantagens e desafios
13 atitudes para se diferenciar no ensino de inglês online

Boa leitura!

Inglês online: um mercado promissor

Não apenas por causa da pandemia da Covid-19, mas também por causa dela, o mercado de ensino de inglês online tem se expandido de forma acelerada.

Durante a pandemia, milhares de instituições de ensino e professores começaram a ensinar no modelo EaD, o qual se consolidou de vez como solução real para a educação.

De acordo com o Censo EAD.BR realizado pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, a oferta de cursos de inglês na modalidade EaD já estava em ascensão antes mesmo da pandemia.

Nos anos de 2016 a 2018 (período abrangido pela pesquisa), a oferta de cursos de idiomas online foi uma das poucas áreas que apresentou crescimento.

A busca por economia de tempo e dinheiro torna o curso online a opção mais atrativa para quem deseja aprender um novo idioma.

Os cursos de inglês online e as aulas particulares, demonstram-se como solução para os principais motivos que levam as pessoas a abandonarem os cursos presenciais.

Segundo o relatório “Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil”, elaborado para o British Council pelo Instituto de Pesquisa Data Popular, os principais motivos de interrupção dos cursos de inglês são:

Gráfico mostrando os motivos que levam as pessoas interromperem os cursos de inglês online retirado do Fonte: Relatório “Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil”, p. 21
Fonte: Relatório "Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil”, p. 21.

Aliando esses indicadores, com o fato de que a importância da língua inglesa só aumenta nos últimos anos, o mercado de inglês online demonstra um enorme potencial de crescimento.

Mas nem tudo são flores. Embora apresente muitas vantagens, o ensino de inglês online tem seus desafios.

A boa notícia é que, com o suporte tecnológico adequado e o conhecimento necessário, esses obstáculos podem ser superados sem muito custo. Descubra como!

Inglês online: vantagens e desafios

As vantagens de aprender inglês online são muitas!

Flexibilidade de horários, economia de tempo e energia com locomoção e conforto são apenas alguns dos benefícios que o ensino online proporciona.

Mas ainda que a adoção da educação a distância esteja a caminho de se tornar algo comum e natural, essa modalidade de ensino ainda é vista com certa desconfiança.

No relatório já citado sobre as Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil, foi constatado que os participantes da pesquisa julgam ser difícil a dedicação ao aprendizado de inglês online, pois exige-se muita disciplina.

“A falta de cobrança de presença e a concorrência com outras atividades – como o lazer e o cuidado com o lar – fazem com que os alunos abandonem o curso facilmente”, aponta o relatório.

Ainda, em razão da preferência pela relação “olho no olho”, a qualidade do curso online é vista como inferior à dos cursos presenciais.

Como superar as barreiras ao ensino de inglês online?

O primeiro passo é entender que não basta replicar o modelo do ensino presencial para o online e torcer para que funcione.

É necessário remodelar o planejamento de ensino e adaptá-lo de acordo com as necessidades e condições propostas pelo EaD.

Os professores precisam ser dinâmicos, entender o que faz sentido ou não para oferecer uma proposta completa ao estudante.

Banner com link para download do ebook: Manual definitivo do professor de inglês empreendedor. Clique para baixar!

13 atitudes para se diferenciar no ensino de inglês online

Seguindo a natureza do mercado, o aumento da procura por cursos e professores de inglês online fez aumentar também a oferta desse serviço.

Por conta da facilidade que o modelo online proporciona, em especial o baixo custo e o fato de não precisar de investimento para iniciar, muitos professores particulares e centros de idiomas estão migrando para o EaD ou para o modelo de ensino híbrido.

Há muito espaço para competição nesse mercado, mas como diz o ditado: “quem chega primeiro, bebe água limpa”.

Veja agora algumas atitudes que você pode tomar para se diferenciar e inovar no ensino de inglês online:

1. Aprenda com outros professores

Troque experiências com outros colegas. Indague, peça sugestões. Analise as melhores práticas.

2. Compartilhe

Comente sobre os recursos tecnológicos usados por você que tem dado resultado. Quando você compartilha acaba inspirando outras pessoas, além de se tornar referência no assunto.

3. Faça diferente

Think outside the box! Reinvente-se!

Dar aulas online não é a mesma coisa que dar aulas presencialmente. A forma de interagir com a câmera, a interação em aplicativos e fóruns, é diferente.

Fazer no online as mesmas coisas que faria em uma aula presencial pode não dar certo. Assim, esteja aberto a novos modelos de ensino-aprendizagem.

4. Mantenha a vontade de aprender

Para encontrar recursos digitais úteis e sentir-se seguro na adequada utilização, você vai precisar estudar, pesquisar e talvez até criar seu próprio manual de uso. Invista em qualificação pessoal e profissional.

5. Saiba lidar com imprevistos

Eles acontecem até aos mais hábeis professores do ensino a distância. Muitas vezes o problema será a conexão de internet, a usabilidade ou o próprio recurso tecnológico. Não desista!

6. Torne a aprendizagem visível

Os alunos sempre devem ter um senso de progresso. Estabeleça elementos claros para o aluno perceber seu progresso na aprendizagem do idioma inglês.

Um dos principais desafios para quem está aprendendo inglês é a conversação. No inglês online, a conversação pode ser trabalhada através de encontros virtuais, ou até mesmo por meio de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado.

7. Ofereça mais que um curso

Não ofereça apenas um curso, mas uma solução para o cliente e, assim, aumente seu número de alunos.

Muitas pessoas buscam por aulas de inglês online com certificado. Procure meios de fornecer certificações, ou preparar o aluno para elas.

Outro ponto importante é a disponibilização de exercícios. Para assegurar a eficiência do inglês online, exercícios de qualidade, dinâmicos e engajadores são indispensáveis.

8. Cultive relacionamentos

Estabeleça relacionamento com garantia de satisfação, assim, o estudante irá considerar ao pensar na possibilidade de abandonar o curso, diminuindo a perda de alunos.

9. Conquiste mais alunos

Crie novas estratégias, sobretudo de marketing, para alcançar um público diferenciado.

10. Posicione-se no mercado

A definição clara e comunicação adequada de seus princípios e valores de trabalho, com a divulgação dos resultados positivos, promove constante melhoria de sua imagem profissional.

11. Aprenda a empreender

Para implantar novas estratégias é preciso planejamento, treinamento e preparação. Estude mais sobre empreendedorismo.

12. Use as provas sociais a seu favor

Estabeleça novas estratégias de marketing, divulgando o quanto seus alunos estão satisfeitos com o serviço prestado por você.

13. Visualize novas oportunidades

Estar aberto à inovação facilita o aproveitamento de oportunidades de mercado.

Observe o que está aparecendo em suas redes sociais, pode ser um curso novo, uma modalidade diferente, um método mais completo.

Existem muitas possibilidades que podem surgir e entrar em seu planejamento de curto, médio e longo prazo.

Dar aula de inglês online pode parecer desafiador, e realmente é. Mas com o suporte tecnológico e material adequado, você vai conseguir alcançar bons resultados nesse mercado.

E não se pode esquecer que o modelo híbrido de ensino (o blended learning) também é uma ótima opção. Combinando o melhor da modalidade a distância e do ensino presencial, com o b-learning, é possível alcançar os melhores resultados no ensino.

Agora que você já sabe como se diferenciar com suas aulas de inglês online, veja como escolher o melhor material didático online.

Está gostando desse conteúdo? Aproveite para assinar nossa Newsletter e receber dicas como essas no seu e-mail!