5 Ideias para Aulas de Inglês Dinâmicas Online - professora dando aula pelo computador

Ideias para Aulas de Inglês Dinâmicas Online

5 Ideias para Aulas de Inglês Dinâmicas Online

Educação 4.0 Oct 28, 2022

Sem dúvidas uma aula particular para apenas um aluno, com foco e atenção total do professor dirigida a ele, é uma das melhores formas de aprender inglês.

É possível tirar todas as dúvidas do aluno, afinal, só ele faz perguntas e o professor pode responder cada uma delas com calma, sem que outros alunos tenham que esperar; há tempo para se aprofundar nos assuntos e o tempo rende bastante, entre outras vantagens.

Mas é importante que o professor saiba mudar a forma das aulas, fazer coisas diferentes, criar estímulos novos, para que a aula não fique monótona e não permita que o aluno perca o interesse.

Especialmente nas aulas remotas, onde algumas das distrações do aluno estão completamente fora do ambiente do professor, fica ainda mais importante atrair e reter a atenção do aluno, sobre este assunto já escrevemos o artigo: Atenção dos Alunos e Tecnologia: como engajar seus alunos na aula online.

Então, se você quer aprender formas de tornar sua aula de inglês online mais dinâmica e interessante, você está no lugar certo!

A seguir elencamos 5 excelentes ideias para aulas de inglês dinâmicas online. Continue lendo!

1. Aula de inglês online com música
2. Jogos online para ensinar inglês
3. RPG - Rolling Play Game
4. Dê aula de inglês com trechos de filmes e séries
5. Seja criativo e pense fora da caixa

Baixe agora mesmo 4 dinâmicas prontas para suas aulas!
Baixe agora mesmo 4 dinâmicas prontas para suas aulas!

1. Aula de inglês online com música

Você pode encontrar praticamente qualquer música e sua respectiva letra na internet, right?

Aproveite essa facilidade, pergunte para seu aluno que tipo de música ele gosta e elabore aulas com músicas.

Este método é muito bom e você pode explorar qualquer tipo de assunto, porque existem letras de música que utilizam todo tipo de estruturas gramaticais, expressões e construções na língua inglesa.

É possível pesquisar no Google até mesmo por músicas específicas para ensinar determinada matéria de inglês. Faça o teste e pesquise por exemplo: “músicas para aprender phrasal verbs” ou “música para aprender past perfect”.

Na aula online fica muito fácil colocar a música para tocar no YouTube e em seguida a letra na tela para destrinchar cada estrofe com calma.

Ainda tem o bônus de fazer com que seu aluno consiga entender o que é cantado nas músicas estrangeiras que ele gosta. Certamente ele vai adorar entender as letras que já conhece!

Eu lembro que este foi um dos efeitos mais legais que percebi depois que fiquei fluente em inglês: conseguir entender as letras de músicas que escutava desde criança e não fazia ideia do que era cantado!

2. Jogos online para ensinar inglês

É possível encontrar jogos online que ensinam inglês, mas também você também pode utilizar jogos mais tradicionais que, muitas vezes, só precisam de papel e caneta (ou um digital board, já que estamos falando de aulas online), mas que podem estimular muito o aprendizado de seus alunos.

Jogos como Imagem e Ação por exemplo: o professor faz um desenho e o aluno tem que falar em inglês do que se trata o desenho. Você pode pegar o jogo em português mesmo e simplesmente fazer a tradução para o inglês quando for jogando.

Confira nossa lista de 5 jogos digitais para deixar suas aulas de inglês online muito mais dinâmicas.

3. RPG - Rolling Play Game

O Rolling Play Game (em tradução livre: jogo de interpretação de papéis) não é nada mais do que imaginar uma situação e fazer com que o aluno passe por ela, vivenciando com ele a cena.

Esta é uma das melhores formas de treinar conversação dos seus alunos, colocando-os dentro de uma situação do dia a dia.

Você simplesmente diz para o aluno, por exemplo: imagine que você está sentindo dor de cabeça, encontra uma farmácia e entra para comprar um remédio, eu sou o balconista da farmácia e só entendo inglês, fale comigo e peça seu remédio.

As situações são infinitas, você pode simular o check-in em um hotel, fazer um pedido em um restaurante, buscar informações na rua, enfim, qualquer situação que tenha a ver com o que está sendo estudado pelo aluno!

4. Dê aula de inglês com trechos de filmes e séries

Outra atividade excelente de fazer é estudar trechos de filmes e séries.

Sem dúvidas, outro ganho muito satisfatório quando se aprende inglês é poder assistir a um filme ou série com o som original e sem legendas.

É claro que a cena deve ser escolhida previamente levando em consideração o nível de inglês de cada aluno.

Uma dica bastante útil é usar desenhos animados mesmo para o público adulto. Lembro que as primeiras cenas de algo em inglês que consegui entender sem legendas foram de uma animação.

Isto acontece porque as animações normalmente são dirigidas para crianças e quase sempre as conversas são mais lentas, com um vocabulário mais simples e mais fácil de entender.

5. Seja criativo e pense fora da caixa

A melhor coisa é se imaginar no lugar do aluno. Que tipo de aula VOCÊ gostaria de ter?

Não tenha vergonha, faça testes com seu aluno. Experimente novos métodos e atividades com ele.

Não se esqueça de sempre pedir um feedback após cada atividade. É muito importante saber qual tipo de atividade seu aluno gostou e repetir este método às vezes.

Com o tempo você vai se sentir mais confiante para avisar aos alunos que vai testar um novo método e pode até mesmo pedir para eles sugerirem o que querem fazer na próxima aula.

Pensar em atividades diferenciadas é super importante para manter o engajamento dos seus alunos mesmo nas aulas remotas online.

Lembre-se sempre de ter em mente os objetivos que devem ser alcançados nas aulas, mas não fique engessado em um formato.

Não se esqueça também que tão importante quanto fazer seu aluno aprender é fazer com que ele se sinta motivado a continuar estudando e se aprimorando.

Pode ter certeza que quanto mais dinâmica e interessante for sua aula de inglês, mais tempo o aluno vai querer passar com você, mais cursos ele vai comprar e mais amigos ele vai indicar para conhecerem seu método e suas aulas.

Agora que você já teve algumas ideias para aulas de inglês dinâmicas online, conta para a gente qual é sua maior dificuldade no ensino online e o que você faz para lidar com isso aqui nos comentários. Sua experiência pode ajudar outros professores!

Tags