A gamificação no ensino de inglês: por que adotar essa estratégia

A gamificação no ensino de inglês: por que adotar essa estratégia

A gamificação no ensino de inglês: por que adotar essa estratégia

Tecnologia Jan 30, 2023

Talvez um dos maiores desafios de um professor de inglês seja manter o interesse e o engajamento dos alunos no aprendizado do idioma.

Somente nos últimos anos o inglês passou a ser matéria obrigatória no currículo comum, sendo que, até pouco tempo atrás, era extracurricular e o próprio aluno precisava compreender a necessidade de aprender o idioma.

Não é que por ser uma matéria obrigatória aprender inglês tenha se tornado mais importante agora, na verdade, o que ocorreu foi exatamente o contrário: saber inglês na atualidade é tão importante, que não dá mais para o aluno optar se deseja ou não aprender a língua.

Fora do contexto escolar, a demanda por aulas particulares de inglês só aumentou nos últimos anos. É porque hoje em dia, saber inglês não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade.

Diante deste cenário, a gamificação se mostra como uma ferramenta importantíssima que o professor pode utilizar para ajudar a nutrir o interesse e aumentar engajamento dos alunos.

Para o público infantil já é notório que as atividades devem ser dinâmicas, didáticas e lúdicas, sendo que a gamificação já vinha sendo usada mesmo antes de receber esse nome moderno.

Ocorre que a ludicidade também é excelente com o público adulto e, com o avanço da tecnologia no ensino, ficou mais fácil de ser utilizada, como veremos a seguir.

Então professor, se você quer entender como a gamificação no ensino de inglês pode melhorar as suas aulas e os resultados dos seus alunos, fique com a gente até o final deste artigo. Aqui você vai conferir:

O que é gamificação no ensino de inglês?
Por que a gamificação funciona?
Gamificação em grupo
Como utilizar a gamificação na prática?

O que é gamificação no ensino de inglês?

É o uso da lógica e funcionamento dos jogos para o ensino do idioma. O professor utiliza elementos do mundo dos jogos como: pontuações, níveis, prêmios, desafios, fases, placares, rankings, enfim, todo tipo de elemento dos jogos que estimulam o aluno a evoluir.

Lembrando que a gamificação não precisa ser feita por meio de jogos eletrônicos, mas estes podem facilitar bastante a utilização desta estratégia.

Os recursos eletrônicos ajudam bastante porque a contagem de pontuação, mensagens de incentivo e toda a comunicação pode ser feita de forma mais automatizada, o que facilita muito para o professor sem perder em nada a atratividade e o engajamento que a gamificação proporciona.

Por que a gamificação funciona?

Como falamos no início do artigo, um dos maiores desafios do professor é manter o interesse e o engajamento do aluno e é exatamente nesses aspectos que a gamificação mais funciona.

A ideia é que o aluno participe e fique tão imerso no jogo, que ele esqueça que está estudando, mas continue aprendendo o tempo todo.

Imagine que você atribua, no início do ano letivo, uma simples pontuação para o dever de casa dos alunos, sendo que aqueles que fazem a lição e entregam no dia certo recebem 10 pontos, os que entregam com atraso recebem 5 pontos e os que não entregam ficam com zero e você ainda promete um prêmio para aqueles que ficarem com a pontuação máxima.

Depois, em toda aula, no momento de receber a lição de casa, você mostra o placar, soma os pontos de cada um dos alunos e os mostra quem está na frente e quem precisa correr atrás do prejuízo e entregar as tarefas. Somente este estímulo, com certeza, já vai fazer muita diferença na intenção do aluno de manter em dia suas atividades.

Esse é um exemplo bem simples do que pode ser feito e como pode funcionar um elemento da gamificação. Na atualidade, com o uso de recursos tecnológicos, não é difícil criar estímulos que garantam que o aluno estude diariamente, por exemplo.

Aliás, se você já usou o aplicativo Duolingo, por exemplo, certamente já percebeu os níveis de dificuldade, o avanço quando acerta as lições, as mensagens que recebe quando fica um dia sem utilizar o aplicativo, entre outros recursos que eles utilizam… isso é gamificação.

Mas a gamificação é ainda mais poderosa se utilizada em uma aula em grupo, onde todos participam de um mesmo jogo.

Gamificação em grupo

Se pode ser um estímulo para um só estudante, imagine um jogo onde todos os alunos participam ao mesmo tempo e podem disputar ou cooperar entre si.

A resolução de situações problema é uma forma interessante de utilizar a gamificação em grupo.

Pode ser apresentado um determinado problema que precisa ser resolvido por dois ou mais grupos de alunos, sendo que os integrantes de cada grupo vão cooperar entre si e disputar contra os outros grupos.

Neste tipo de atividade são estimuladas diversas habilidades dos alunos ao mesmo tempo, especialmente a cooperação com os colegas e o senso de competição.

Tudo vai ser coordenado e avaliado pelo professor que pode determinar tempo, metas a serem atingidas, prêmios pelo cumprimento das metas e todo tipo de elemento que estimule a participação dos alunos no jogo.

Como utilizar a gamificação na prática?

Como já visto acima, há diversas formas de utilizar a gamificação, mas, sem dúvidas, a forma mais fácil é se valendo da tecnologia para a automação de alguns dos elementos do jogo.

No caso específico do inglês, existem plataformas especialmente desenvolvidas para auxiliar o professor no ensino do idioma que já trazem a gamificação integrada em seu sistema, é o caso da Flexge.

No Material Didático Digital da Flexge, toda a experiência do aluno é gamificada. A plataforma se utiliza de:

1. Sistema de Pontuação: no nosso material, os alunos conquistam pontos conforme realizam os exercícios e avançam no conteúdo, participando de rankings divertidos com outros alunos.

2. Desbloqueio progressivo de fases: nosso sistema funciona como se fosse um jogo, adaptado para crianças e jovens, gerando um elevado grau de engajamento e prática dos alunos.

3. Conquistas: alinhada com as melhores técnicas de gamificação, nosso sistema oferece certificados de conquistas de acordo com a performance do aluno.

Agora que você já sabe onde pode encontrar um sistema de gamificação para o ensino de inglês confiável, eficiente e inovador, não perca tempo e conheça mais da Flexge, faça uma demonstração e se surpreenda!

Tags