Ensino híbrido: o que você precisa saber para começar a usar esse modelo de ensino

Ensino híbrido: o que você precisa saber para começar a usar esse modelo de ensino

Ensino híbrido: o que você precisa saber para começar a usar esse modelo de ensino

Metodologias Oct 10, 2022

Personalizar a carga de trabalho dos alunos, contemplar diversas habilidades de aprendizado e apoiar os alunos em casa ou na sala de aula: esses são apenas alguns exemplos do que o ensino híbrido permite que você realize.

Como professor, você deve abordar efetivamente a maior gama de estilos de aprendizagem possível em uma variedade de configurações e situações. O ensino híbrido pode ajudar a personalizar a educação de cada um dos seus alunos, ao mesmo tempo em que torna as aulas mais eficazes.

Se você for como a maioria dos professores, seus alunos já estão fazendo alguma forma de ensino híbrido (por exemplo, usando um computador para concluir uma tarefa). Muitos de seus alunos provavelmente também estão familiarizados com tablets, smartphones e outras formas de tecnologia.

Ao trazer essas ferramentas para um ambiente educacional (seja em sala de aula, um ambiente híbrido ou ensino a distância), é possível que esses alunos aprendam de forma ainda mais eficaz.

A combinação de instrução presencial com aprendizado assíncrono por meio de videoaulas permite que os educadores aproveitem melhor o potencial de cada método. Ao combinar os dois meios, os alunos podem aprender muito mais.

Continue lendo para entender como o ensino híbrido funciona, conhecer seus benefícios e conferir ainda 5 dicas para aplicar o ensino híbrido nas suas aulas particulares de inglês.

Ensino híbrido: o que você precisa saber para começar a usar esse modelo de ensino

O que é o ensino híbrido e como funciona
Quais os benefícios do ensino híbrido?
Ensino híbrido x Ensino remoto
5 Dicas para aplicar o ensino híbrido em aulas particulares de inglês
1. Defina objetivos
2. Preocupe-se com a interatividade
3. Promova a acessibilidade
4. Tenha clareza
5. Experimente!

O que é o ensino híbrido e como funciona

É importante que os educadores entendam que todos aprendem de forma diferente. Obviamente, isso não significa que um método seja melhor do que o outro — significa apenas que as pessoas aprendem em velocidades diferentes, de maneiras diferentes e em níveis diferentes.

O ensino híbrido é uma abordagem que combina componentes online ou digitais com instrução presencial. Por exemplo, durante uma mesma aula, o professor pode explicar o conteúdo da maneira tradicional e solicitar uma pesquisa de aprofundamento para que o aluno o faça de forma online em casa, após a aula.

Ou ainda, o professor pode passar alguns exercícios online para que o aluno resolva antes da aula e, depois, durante a aula presencial, o professor trabalha o conteúdo, tira dúvidas e aprofunda o conhecimento. Esse modelo de aula observa a metodologia Sala de aula invertida, já ouviu falar?

Incluir a tecnologia na educação ajuda a preparar os alunos para o sucesso, uma vez que computadores e outros dispositivos são tão essenciais para a comunicação e os negócios. Mesclar conteúdos de uma aula presencial com o digital apresenta inúmeros benefícios.

Quando os alunos aprendem em um ambiente de ensino híbrido, eles fazem mais do que dominar o assunto que estão aprendendo; eles também dominam o uso da tecnologia. Continue lendo para entender a importância disso.

Quais os benefícios do ensino híbrido?

O ensino híbrido beneficia tanto alunos quanto professores. O acesso móvel significa que os professores podem facilmente agendar tarefas, pontuar os envios de atividades e acompanhar o progresso dos alunos por meio de um hub de gerenciamento online.

O ensino híbrido ajuda os professores a se manterem organizados e a se conectarem de maneira mais significativa com seus alunos, podendo oferecer um grau de personalização maior das suas aulas.

Ao complementar o ensino presencial com atividades online, cria-se uma sala de aula verdadeiramente integrada, onde as necessidades de todos os tipos de alunos podem ser atendidas.

Manter os alunos engajados, estimulados e motivados também ajuda os professores a serem mais eficazes e a obterem maiores resultados com seus alunos.

Outro benefício importante é que o ensino híbrido possibilita que os alunos pratiquem todas as quatro habilidades linguísticas: reading, writing, listening e speaking.

Um grande desafio do ensino de inglês online é que, embora os alunos possam praticar o speaking e o listening, é mais difícil fornecer a eles a prática de reading e writing. No entanto, o ensino híbrido permite que seus alunos pratiquem todas as quatro habilidades.

A aula presencial é a melhor para praticar o speaking e o listening de forma síncrona com você, professor, e em seguida, defina o reading e o writing como tarefas assíncronas, por exemplo. Dessa forma você tira melhor proveito de ambas as modalidades: ensino presencial e remoto.

Ensino híbrido x Ensino remoto

Já no ensino remoto, o elemento chave é o uso da internet. Ele se refere à ideia de usar ferramentas online para aprender.

É um modelo bastante popular no ensino superior, onde a modalidade Educação a Distância (EaD) se encontra consolidada e, inclusive, sendo a preferência de muitos estudantes. Um diploma universitário totalmente online significa que você não precisará viajar para seus estudos.

Graças a isso, é possível você fazer um curso ou especialização em Universidades de outros países sem sair da sua cidade ou, ainda, aprender inglês com um professor que está fazendo intercâmbio fora do Brasil.

A eliminação de barreiras geográficas e facilitação da dinâmica das aulas (não precisar de locomoção e espaço físico), é sem dúvidas um dos maiores atrativos do ensino remoto. Mas não podemos deixar de lado a importância que a educação presencial apresenta.

O olho no olho, a geração de relacionamento e confiança entre aluno e professor é fator importante para o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, combinar o ensino presencial com o remoto, mesclando atividades analógicas com digitais é uma excelente estratégia de ensino.

Agora que você já conhece o ensino híbrido e seus benefícios, que tal conferir 5 dicas para aplicar esse modelo de ensino nas suas aulas particulares de inglês? Siga com a leitura!

5 Dicas para aplicar o ensino híbrido em aulas particulares de inglês

Confira 5 dicas práticas para aplicar o ensino híbrido com sucesso nas suas aulas particulares de inglês.

1. Defina objetivos

Como em qualquer tipo de modelo de ensino, você precisa começar com um objetivo. Qual é o objetivo das aulas? Isso não apenas criará clareza para seus alunos, mas também permitirá que você construa um planejamento mais focado e que forneça a eles as habilidades e o conhecimento de que precisam.

2. Preocupe-se com a interatividade

As aulas podem ser tão interativas quanto você desejar. Cabe a você dosar quanto do aprendizado será feito online e quanto será por meio do aprendizado individualizado. Por exemplo, você pode definir uma tarefa para os alunos concluírem antes de uma sessão de webinar ao vivo. Durante o webinar, você discute a tarefa e compartilha soluções.

3. Promova a acessibilidade

Garanta que todos os seus alunos tenham a tecnologia de que precisam. Se os alunos não tiverem acesso a computadores ou dispositivos móveis em casa, considere trazer a tecnologia para a sala de aula.

No caso de aulas particulares, verifique se o dispositivo que o seu aluno tem em casa é apto a realizar a atividade proposta (se precisar baixar algum aplicativo, por exemplo, certifique-se de que o aluno conseguirá fazê-lo em seu aparelho celular).

4. Tenha clareza

Certifique-se de que os alunos saibam como usar a tecnologia necessária. Elabore atividades como exemplos para que você possa passar instruções.

Explique muito bem qual é o objetivo da atividade e como o aluno poderá desenvolvê-la. Forneça ferramentas para tanto. Por exemplo, se você pedir para que os alunos redijam uma redação colaborativa em grupo, ensine-os a usar o Google Docs e compartilharem um mesmo arquivo.

Dê ideias de como eles poderão resolver a atividade e garanta que todos entenderam, perguntando a alguns alunos escolhidos aleatoriamente se entenderam e se poderiam repetir o que você acabou de dizer. A dúvida de um, pode ser a de muitos.

5. Experimente!

Como seus alunos têm estilos de aprendizagem diferentes, eles também têm níveis variados de experiência com a tecnologia. Experimente para ver o que funciona melhor com seus alunos.

Através do feedback deles você conseguirá proporcionar uma excelente experiência para todos!

Você já utiliza o ensino híbrido nas suas aulas? Conte-nos a sua experiência nos comentários e nos ajude a contribuir com outros professores que também querem aplicar essa metodologia. Aproveite e  se inscreva logo abaixo na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Tags