Como ensinar o verbo To Be de forma divertida? Teacher dando aula para crianças

Como ensinar o verbo To Be de forma divertida? Confira 5 dicas!

Como ensinar o verbo To Be de forma divertida

Metodologias Aug 19, 2022

O verbo To Be é o ponto de partida da maioria das jornadas de estudos da língua inglesa, já que este conceito serve como uma excelente base para a construção de uma linguagem com os alunos. Apesar de ser até repetitivo, é muito difícil começar a lecionar inglês sem ser por este tipo de verbo.

Desde as primeiras aulas, os alunos em fase iniciante começam a ouvir falar do verbo To Be, no entanto, a repetição acaba gerando desinteresse e transforma uma aula básica em um verdadeiro tédio.

Por isso, é fundamental que você, professor(a), comece a encontrar formas mais amigáveis e mais eficientes na hora de apresentar o tema para os seus pupilos. Busque sempre inovações que agreguem conhecimento e, ao mesmo tempo, proporcionem algum entretenimento aos alunos.

Foi pensando nisso que eu trouxe esse conteúdo para você. Vou te mostrar algumas formas de ensinar o verbo To Be de uma forma descontraída. Desta forma, será mais fácil prender a atenção da turma e aumentar o aproveitamento dos alunos com o idioma.

Neste artigo, você verá:

Qual a importância de ensinar o verbo To Be?
5 dicas para ensinar o verbo To Be de forma divertida
1. Comece pela autoapresentação
2. Construa associações com a realidade dos alunos
3. Construindo os primeiros diálogos
4. Traga ao debate as variações entre afirmações, negações e interrogações
5. Apresente as formas contractas
Para as melhores aulas, a criatividade é o limite

Qual a importância de ensinar o verbo To Be?

O aprendizado de qualquer idioma precisa passar por determinadas etapas até que o aluno comece a se desenvolver e buscar formas de aprender cada vez mais rápidas e mais eficientes.

No caso do inglês, ensinar o verbo To Be de forma divertida é uma garantia maior de que os alunos compreenderão o conceito de forma precisa e poderão prosseguir em direção aos aprendizados ainda mais complexos.

Portanto, dedique-se para entregar uma aula de alta qualidade, visando facilitar a jornada rumo à fluência dos estudantes.

5 dicas para ensinar o verbo To Be de forma divertida

Cada professor possui o seu próprio estilo de aula e é comum que sejam extremamente diferentes uns dos outros. No entanto, qualquer teacher precisará dominar o ensino do verbo To Be se quiser crescer por meio das aulas de inglês.

Passou o tempo em que a gramática era ministrada de forma linear e fria, como ainda acontece em muitos locais. Para conquistar os seus alunos, você precisará inovar! Siga a leitura e entenda como fazer isso.

1. Comece pela autoapresentação

Já que o verbo To Be representa “ser e estar”, por que não construir uma dinâmica onde os alunos falam sobre si, com a possibilidade, ainda, de construir algum tipo de dinâmica que estimule o diálogo em inglês dos estudantes.

Por exemplo, um aluno é selecionado, fica em pé e fala o seu nome, a sua idade e o seu time de futebol favorito. Logo após a sua fala, um colega pode construir uma frase citando uma característica do aluno que se apresentou.

Com as orientações corretas, em pouco tempo os seus alunos compreenderão exatamente como funcionam os pronomes pessoais para cada uma das pessoas no tempo verbal do presente.

2. Construa associações com a realidade dos alunos

Prestar atenção em uma aula que não se entende nada é realmente difícil. Por isso, cada vez mais, os professores estão buscando conhecer o universo dos alunos para falar na sua língua e interagir por meio de elementos da realidade dos jovens.

Utilizar filmes, músicas, séries, jogos, entre outros materiais audiovisuais da atualidade pode ser uma excelente alternativa para que a aula se torne mais atrativa.

Além disso, você começará a treinar um pouco mais cada uma das habilidades linguísticas dos seus alunos. Isso é fundamental para a evolução deles ao longo do tempo. Portanto, valorize e trabalhe:

  • listening;
  • speaking;
  • reading;
  • writing.

Somente com um trabalho bem distribuído os seus alunos progredirão de forma realmente confiável até o domínio do inglês.

3. Construindo os primeiros diálogos

Além da associação com elementos da atualidade, ensinar o verbo To Be pode ser muito divertido e construtivo se os alunos participarem mais e aplicarem de forma efetiva as metodologias ativas de ensino.

Estimule a criação de diálogos entre os estudantes, valorizando o esforço e os deixando mais seguros sobre a fala, um dos principais problemas obstáculos no domínio do inglês para os brasileiros.

4. Traga ao debate as variações entre afirmações, negações e interrogações

Apesar de parecer um tema complexo, em uma primeira impressão, as variações nas orações costumam seguir padrões que podem ser facilmente assimilados pelos alunos.

Nesse caso, não dê muitas voltas e procure sempre abordar as variações com clareza e segurança. Seus alunos deverão compreender, por meio de exemplos e exercícios, como deverá utilizar cada tipo de sentença.

Lembre-se que compreender os conceitos é diferente de decorar. Faça associações, metáforas e construa histórias buscando ampliar a visão dos pupilos sobre as orações.

5. Apresente as formas contractas

Pouco adianta ensinar o verbo To Be de forma divertida se as utilizações mais comuns em qualquer lugar ou canal não forem abordadas. Como as contrações são muito comuns entre os falantes da língua inglesa, você precisará abordá-las com os seus alunos.

Entender variações como “I am not”, “I’m not” e “I ain’t” é fundamental para que a compreensão dos estudantes vá além dos livros e torne possível a compreensão da língua fora da sala de aula.

Para as melhores aulas, a criatividade é o limite

A criatividade será a sua maior aliada na construção de aulas divertidas sobre o verbo To Be. É fato que você não terá tanto sucesso se resumir as suas lições aos livros e às formas tradicionais de dar aula.

Construa dinâmicas, jogos, trabalhos em duplas, trios e equipes. Desta forma, traga os seus alunos para a aprendizagem da forma mais ativa possível, pois a sua aula será mais interessante, o aprendizado será maximizado e os seus alunos ficarão encantados!

Tags