Educação na Era Digital e o ensino de inglês: reflexões práticas

Educação na Era Digital e o ensino de inglês: reflexões práticas

Educação na Era Digital e o ensino de inglês: reflexões práticas

Educação 4.0 Dec 7, 2022

Os tempos mudaram, isso é bem claro. Estamos na Era Digital e o perfil dos alunos de hoje é bem diferente daqueles de duas décadas atrás.

Os adolescentes de hoje já são os chamados nativos digitais, aqueles que já nasceram inseridos no meio tecnológico e não lembram como era o mundo sem um celular no bolso.

Eles vivem num mundo muito mais rápido, conectado, onde quase tudo é instantâneo. Quer deixá-los enfurecidos? Mostre-os uma tela escrito “carregando” com uma rodinha girando indefinidamente…

Como tudo na vida, esta facilidade e familiaridade com a tecnologia tem seu lado bom, mas também tem seus pontos sensíveis, é preciso ter cuidado com algumas das características deste tipo de aluno, pois eles podem se perder em alguns pontos.

O fato é que a educação na Era Digital precisa ser repensada, afinal, novos recursos e comportamentos surgiram e a educação não deve permanecer a mesma de anos atrás, quando tudo era tão diferente.

Se você sabe do que estamos falando e entende que o ensino de inglês também deve ser repensado neste novo contexto, não deixe de ler este artigo até o final. Aqui você vai conferir:

O que mudou de fato?
Qual é o papel do professor na Era Digital?
Conhecer não é saber ensinar
A tríade: professor x tecnologia x aluno
Qual tipo de tecnologia usar?

O que mudou de fato?

A maior mudança é a inserção da tecnologia no processo de aprendizado destes alunos, uma vez que a tecnologia está inserida em todos os aspectos de sua vida.

Sua comunicação com os amigos, seu lazer, suas atividades extraclasse, praticamente tudo o que ele faz tem a tecnologia inserida. Realmente não faz sentido querer que o aprendizado desses alunos se dê de forma analógica se tudo mais está inserido no digital.

Usar somente cadernos e quadros brancos parece, e de fato é, um erro. Mas será que o uso de tecnologias deve ser permitido de forma irrestrita? Será que o aluno já pode aprender sozinho, por meio de  um aplicativo por exemplo, e não precisar sequer de um professor mais?

Pois é, ainda que a tecnologia ajude de diversas formas, a transmissão de conhecimento se dá de pessoa para pessoa, isso não tem como mudar, uma máquina continua a ser  uma máquina (pelo menos por enquanto…) e não tem a capacidade de substituir totalmente um professor quando o assunto é transmissão de conhecimento.

Até porque, por mais que as informações estejam facilmente acessíveis há poucos cliques de distância, é preciso direcionar o aluno para que essa informação se transforme em conhecimento. E aqui, o professor é indispensável!

Por isso, acreditamos tanto na tríade tecnologia + professor + aluno para o ensino de inglês eficiente. Se você não entendeu a transformação do papel do professor nesta nova Era, continue lendo para descobrir!

Qual é o papel do professor na Era Digital?

O professor continua com seu papel de guia, de mentor que já passou pelo caminho que o aluno está trilhando e pode fornecer a melhor rota para se alcançar o objetivo desejado.

A tecnologia nos permite ter acesso a diferentes formas de aprendizado, como jogos, desenhos animados, filmes, videoaulas online, entre muitas outras; mas é importante ter consciência que tudo isso deve ser intermediado e orientado por um professor capacitado.

Cabe ao professor de hoje orientar o aluno para qual tipo de atividade digital realizar, orientando-o para que tenha um aprendizado consistente e que lhe permita evoluir de forma constante e confiável.

É muito comum vermos anúncios de aplicativos de inglês que possibilitam a conversação com nativos da língua inglesa, pois com a comunicação instantânea via vídeo chamadas ficou fácil este tipo de interação, mas será que qualquer pessoa que fala inglês é um professor de inglês?

É fato que este tipo de interação ajuda no desenvolvimento do idioma, mas isso não funciona para todas as pessoas, nem para todos os níveis de inglês.

A transmissão de conhecimento a partir de um professor é fundamental para que o aluno compreenda o funcionamento do novo idioma e possa desbravar cada vez mais o oceano do inglês.

Conhecer não é saber ensinar

É exatamente aí que está a importância de ter um professor fazendo a mediação para que o aluno aprenda de forma correta.

Saber lecionar não é somente saber a matéria, se fosse assim, qualquer pessoa que sabe um assunto poderia ensiná-lo, mas existe a didática, que é um dos principais objetos de estudo da pedagogia.

Conversar com um nativo da língua inglesa é o objetivo da maioria dos alunos que querem aprender inglês. Pode ser um excelente exercício para o aluno, mas deve ocorrer no momento certo e da forma certa.

Então, só porque a tecnologia te permite conversar com um nativo da língua inglesa hoje, não quer dizer que este seja o melhor método para aprender inglês, trata-se de um recurso a ser adicionado no processo de ensino-aprendizagem. Muito útil por sinal, mas dificilmente autossuficiente.

Um professor que tenha boa didática e que conheça sua língua nativa vai ser sua melhor opção. Depois de certo nível, um professor nativo da língua inglesa passa a ser também uma boa opção, até mesmo a melhor opção, dependendo do seu objetivo (se for diminuir o sotaque e melhorar a pronúncia, por exemplo), mas, no início, o conhecimento em sua língua nativa (português em nosso caso) faz muita diferença.

Falo por experiência própria, pois certa vez comecei a aprender japonês com um professor de origem japonesa, que não falava português e nem inglês! Não deu certo, porque eu não conseguia fazer perguntas. Foi uma experiência muito frustrante.

É este tipo de armadilha proporcionada pela tecnologia que o professor vai ajudar o aluno a evitar, dentre diversos outros desafios.

A tríade: professor x tecnologia x aluno

A tecnologia é uma excelente ferramenta de ensino, e se utilizada sabiamente pelo professor, pode potencializar grandemente o aprendizado do aluno.

É esta a tríade que deve vigorar, o professor se utiliza da tecnologia como ferramenta de ensino.

A falta de qualquer dos elementos acima não funciona bem: o modelo professor x aluno já está ultrapassado; o modelo aluno x tecnologia é deficiente, como falamos acima; por fim, o modelo professor x tecnologia não faz sentido, pois o aluno sempre é o principal elemento.

É na citada tríade que está o sucesso do ensino de inglês na Era Digital, pois quem tem capacidade técnica para definir se determinada ferramenta de ensino é boa, ou não, para o aluno, é o professor.

Qual tipo de tecnologia usar?

Diversos tipos de tecnologia podem ser utilizadas no ensino e aprendizado do inglês, mas, sem dúvidas, a melhor ferramenta é aquela que foi criada para isso.

Imagine ter uma plataforma completa, com aulas planejadas, atividades selecionadas, vídeos, material didático digital, enfim, tudo o que você precisa para ensinar inglês de forma eficiente…É exatamente tudo isso que você encontra na Flexge.

É sua oportunidade de entrar com os dois pés na Era Digital de uma vez por todas, sem perder seu protagonismo como professor, mas otimizando de forma significativa o aprendizado de seu aluno.

Ah, você pode experimentar gratuitamente. Venha para a Flexge e nos ajude a transformar a educação na Era Digital!

Tags