Como ganhar dinheiro sendo professor particular de inglês

Como ganhar dinheiro sendo professor particular de inglês

Como ganhar dinheiro sendo professor particular de inglês

Business Oct 24, 2022

Quando se pensava em ser um professor de inglês antigamente, a ideia era a de que você teria que trabalhar em uma escola de inglês e centros de idiomas.

Logo vinha à mente o nome das grandes redes que hoje estão espalhadas por praticamente todas as cidades de grande e médio porte do país.

Outra opção era ser professor de inglês em escolas (escolas de ensino fundamental e médio), pois o inglês foi incluído na maioria das grades curriculares das escolas do Brasil.

Entretanto, hoje, com a internet e a facilidade que se tem para se fazer videoconferências e reuniões virtuais de todos os tipos e tamanhos, ficou muito mais fácil ser um professor particular de inglês, sendo que a localização geográfica do professor não é mais um impeditivo para que ele alcance alunos nas mais diversas localidades do Brasil e do mundo!

Já falamos sobre como começar a ser um professor particular de inglês em outro artigo, hoje vamos conhecer algumas estratégias que vão ajudar você a ganhar dinheiro sendo professor particular de inglês.

Então, se você deseja melhorar suas estratégias de captação de alunos, está no lugar certo! Vamos lá!

Estratégias Para Captação de Alunos
1. Faça Parceria Com Empresas
2. Ofereça o serviço certo
3. Entenda o que as pessoas próximas de você precisam
4. Apareça
5. Saiba o que está em alta

Estratégias Para Captação de Alunos

Você já deve saber que os professores particulares de inglês são verdadeiros  empreendedores, aliás, este é o assunto deste nosso artigo, não deixe de conferir.

E como empreendedores que são, devem lançar mão de diferentes estratégias para a captação de alunos, abaixo veremos algumas destas estratégias que funcionam:

1. Faça Parceria Com Empresas

Algumas empresas possuem a necessidade de que alguns de seus colaboradores utilizem o inglês como ferramenta de trabalho.

Seja para fazer novas conexões, seja para poder se aperfeiçoar com materiais mais modernos que geralmente são publicados primeiramente em inglês; não há dúvida de que o inglês é indispensável em diversas áreas hoje em dia.

Fazer contato com as empresas e se deixar à disposição para trabalhar com os colaboradores dela, seja indo dar aula no local ou mesmo atendendo de forma remota (aula on-line) é uma excelente estratégia para conseguir novos alunos.

Já que vai propor esta parceria, é importante que tenha o serviço certo para os colaboradores da empresa, é exatamente do que se trata a estratégia seguinte.

2. Ofereça o serviço certo

Não adianta ir na empresa vender um curso de inglês para viagens, se o que a empresa e os colaboradores precisam é um curso de inglês para negócios.

Saiba o tipo de público que você vai encontrar e qual o tipo de serviço que vai ser melhor aceito por ele.

O curso de viagem pode ser muito interessante para aqueles que trabalham como guias ou recebem hóspedes em hotéis, por exemplo.

Não existe, no caso do inglês, um serviço melhor ou pior, existe o serviço certo para o público certo. Quando você coloca o serviço certo à disposição do público, você consegue ganhar mais dinheiro ainda sendo professor.

3. Entenda o que as pessoas próximas de você precisam

Muitas vezes os alunos que queremos estão bem mais perto do que pensamos.
Hoje em dia a maioria das pessoas tem interesse e necessidade de aprender inglês para utilizá-lo em uma maior ou menor escala.

Há pessoas que aprendem para poder se comunicar em suas viagens; há aqueles que precisam aprender para se aperfeiçoar no trabalho e há ainda aqueles que aprendem para poder jogar um determinado jogo de videogame ou se aprofundar em um hobby que é publicado primeiro em inglês.

Independente de qual seja o interesse da pessoa, se ela conhecer um professor que se dispõe a dar aulas especificamente para aquele objetivo, ela vai se sentir muito atraída a conhecer este método.

Deixe claro para quem te conhece que você é professor e que pode ensiná-lo inglês seja para qual for o objetivo que ele necessita!

4. Apareça

Um dos grandes erros cometidos por muitos professores particulares de inglês, especialmente aqueles que não vivem exclusivamente das aulas, mas que as usam como uma renda extra é: não deixar claro que você ensina inglês.

Como dito acima, atualmente quase todo mundo quer ou necessita aprender inglês, mas a pessoa só vai te procurar para ter aulas com você se ela souber que você pode e sabe ensiná-la.

Muitas vezes tentamos vender nossas aulas em um local específico e esquecemos que convivemos diariamente com diversos grupos de pessoas que também precisam de aprender inglês.

Pode ser que uma pessoa próxima a você esteja procurando um professor de inglês neste exato momento, mas não sabe que você pode ser o professor dele.

Então, caro professor, apareça, deixe todo mundo saber que você é um professor. Falamos bastante disso neste artigo aqui, não deixe de conferir as melhores formas de aparecer.

5. Saiba o que está em alta

Muitas pessoas trabalham de casa no modelo home office atualmente. Este é um fenômeno que já ocorria antes, mas que se intensificou muito durante a pandemia.

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível que pessoas trabalhem de dentro de seus lares para empresas cuja sede se encontra a milhares de quilômetros, muitas vezes em outros países, sendo que, na maioria das vezes, a comunicação vai ser feita em inglês!

Este, sem dúvidas, é um mercado que está em alta no momento.

Ter um curso focado para pessoas que querem trabalhar de casa para empregadores que falam inglês é certamente um diferencial muito bom neste momento que pode ajudar você a fazer renda extra como professor particular.

Às vezes a pessoa é brasileira e trabalha com clientes brasileiros, mas precisa se comunicar com um supervisor ou gerente da empresa em inglês. Muita gente deixa de ocupar uma destas vagas pela falta de  um inglês básico e instrumental.

Inglês para uma entrevista de emprego também é um nicho muito interessante. Alguns programadores e desenvolvedores já possuem um inglês razoável em matéria de leitura e entendimento escrito. Mas precisam lapidar suas habilidades em listening e conversação, você pode ter um curso específico para este objetivo!

Estas são algumas das estratégias que funcionam. O principal é estar disposto a divulgar sua atividade e sua metodologia, fazendo com que muitas pessoas e empresas saibam que tipo de serviço você presta.

Certamente, quanto mais pessoas souberem do que você é capaz, mais pessoas irão confiar e desejar conhecer seu trabalho. Fique firme e conte com a gente!

Sentiu falta de alguma dica sobre como ganhar dinheiro sendo professor? Compartilha conosco aqui nos comentários!

Tags