Como ensinar inglês do zero: as melhores dicas

Como ensinar inglês do zero: as melhores dicas

Como ensinar inglês do zero: as melhores dicas

Metodologias Nov 1, 2022

Por mais que nós, brasileiros, tenhamos contato com o inglês na internet ou em músicas, filmes, seriados de televisão e aplicativos de celulares, ainda assim vamos encontrar pessoas com um nível muito iniciante, praticamente começando do zero.

Pode parecer intimidador ter um aluno para começar a ensinar inglês do zero, mas não é nenhum problema, desde que se tenha a estratégia correta para se iniciar da melhor maneira possível.

Sem dúvidas, independentemente do nível do aluno, a primeira aula deve ser de nivelamento, para descobrir qual o nível do aluno e de onde se deve iniciar o ensino.

Já tratamos de como preparar aulas para alunos iniciantes em outro artigo.

Neste aqui vamos tratar daqueles alunos que estão efetivamente começando do zero. Então, se você quer aprender como ensinar inglês do zero, venha com a gente!

O que ensinar na primeira aula de inglês
Prepare uma aula lúdica e dinâmica
Ponha a aula dentro do contexto do aluno
Ensino da gramática
Faça seu aluno perceber que está aprendendo

O que ensinar na primeira aula de inglês

A primeira aula pode ser dividida em duas partes, na primeira parte é feito o nivelamento do aluno.

É necessário fazer um teste ou aplicar alguma atividade para se descobrir qual o vocabulário que o aluno já possui, quais estruturas ele já conhece e quais palavras ele sabe.

Em seguida, se percebermos que o nível é realmente bem inicial, é preciso mostrar qual vai  ser a trilha de aprendizado que o aluno vai seguir. Qual o caminho que ele vai trilhar e onde ele vai chegar nas próximas aulas.

No início pode ser muito frustrante iniciar em um novo idioma, é necessário fazer com que o aluno perceba desde o começo alguma evolução.

Então na segunda parte da primeira aula, o ideal é ensinar algo que o aluno já possa sair dali usando e treinando com outras pessoas.

Ensinar como se apresentar, dizer seu nome, sua idade e profissão, por exemplo, é uma boa estratégia para o início.

Prepare uma aula lúdica e dinâmica

Também é imprescindível manter a atenção e o interesse do aluno, por isso, não deixe de elaborar sempre sua aula com atividades dinâmicas, com interação entre os alunos e com atividades que não sejam monótonas.

Você pode começar com os assuntos sugeridos no artigo: Por onde começar o ensino de inglês para iniciantes.

Então, se na última aula foi ensinado como se apresentar, no início desta aula é interessante que os alunos se apresentem e peçam para que seus colegas também se apresentem.

Em seguida, este já será um excelente momento para introduzir o verbo to be ou os pronomes pessoais, por exemplo, uma vez que ambos são utilizados para fazer as apresentações.

Ponha a aula dentro do contexto do aluno

Se a aula é para estudantes adolescentes, utilize músicas ou jogos que eles conheçam.

Não adianta querer ensinar inglês de negócios para um estudante adolescente, assim como não vai ser muito interessante usar um jogo de vídeo game infanto juvenil com homens de negócio.

Utilize sempre o contexto em que o aluno está inserido para poder ensiná-lo dentro daquilo que ele vai ter mais interesse e familiaridade.

Utilizar trechos de filmes e seriados que tenham a ver com a idade e com a formação dos alunos também é uma boa ideia, mas sempre lembrando de levar em conta o nível dos alunos.

Desenhos animados são uma boa pedida e podem ser utilizados até mesmo com alunos adultos, uma vez que possuem linguagem mais simples e bastante apelo visual o que ajuda na fixação dos conteúdos e vocabulários.

Ensino da gramática

Tome muito cuidado com o ensino da gramática inglesa para seus alunos. Tudo vai depender muito do objetivo que o seu aluno pretende alcançar.

Tentar ensinar gramática para um público inicial, que muitas vezes sequer detêm um bom conhecimento da gramática da sua própria língua nativa pode ser um tiro no pé!

Para aprender a se comunicar e a entender o idioma, muitas vezes não é preciso se aprofundar na gramática.

Então, se seu público é de pessoas que querem aprender somente para poder viajar e se virar na terra do Tio Sam, não se preocupe em fazer com que eles saibam exatamente as formas da voz passiva e o nome de cada um dos tempos verbais, o importante é que eles entendam quando virem ou escutarem.

Entretanto, se seu público é de pessoas que querem aprender para trabalhar com a língua inglesa e, principalmente, se utilizando da escrita, aí o ensino da gramática é indispensável e é importante que, desde o início, seja apresentado para o aluno.

Faça seu aluno perceber que está aprendendo

Lembra da mulher de César? Não basta ser honesta, tem que parecer honesta.

Pois aqui não basta que seu aluno aprenda, ele tem que perceber que aprendeu!

Pode parecer óbvio, mas não é. Muitas vezes o aluno se sente desestimulado porque não percebe que está evoluindo.

Esta percepção costuma ser ainda mais precária no início, pois o aluno não possui ainda a capacidade de entender um filme ou música que escuta, mas certamente já possui algum vocabulário que aprendeu.

Então, é extremamente importante que se realize atividades onde o aluno utilize aquilo que veio aprendendo nas últimas aulas. É sempre importante estimular a percepção do aluno de que o que ele saiu sabendo da última aula é mais do que ele sabia antes de passar por ela.

É interessante manter a progressão de algum tipo de exercício, para mostrar para o aluno que ele conseguiu ir mais longe em uma determinada tarefa.

Por exemplo, se na primeira aula ele aprendeu somente a se apresentar, dizendo seu nome e sua idade. Na próxima ele pode aprender a dizer sua profissão e também como perguntar ao seu colega a profissão dele.

Num terceiro momento, algumas aulas para frente, ele pode continuar o diálogo e perguntar o que o pai de seu colega faz e dizer o que seus próprios pais fazem, onde moram, para onde viajaram nas últimas férias… e por aí vai.

O importante é que ele perceba sua evolução e não desanime!

O desafio do professor é este, ensinar o aluno e mostrar que ele está evoluindo, para que ele não perca o interesse e continue buscando aprender! Se for feito da forma correta, cria-se um círculo virtuoso!

Agora que você já sabe como ensinar inglês do zero, continue lendo nossos artigos para conferir dicas para tornar suas aulas ainda mais incríveis!

Tags