Passo a passo para começar a dar aulas particulares de inglês

Passo a passo para começar a dar aulas particulares de inglês

Passo a passo para começar a dar aulas particulares de inglês

Business Dec 1, 2022

O mercado de educação vem crescendo muito nos últimos tempos e isso se deve muito às possibilidades geradas pelas novas tecnologias, que além de facilitar o ensino do idioma, geram maior demanda por essa habilidade.

Hoje você pode dividir seus conhecimentos com qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, basta ter alguns equipamentos que a maioria já possui como um computador com acesso à internet.

O inglês continua sendo o idioma mais utilizado no mundo, tanto que as novas tecnologias e novos avanços das ciências ainda são publicadas primeiro neste idioma. Ou seja, se você quer se manter atualizado neste contexto, o inglês é imprescindível.

Enquanto isso, no Brasil, apenas 5% das pessoas sabem inglês, sendo que apenas em torno de 1% é fluente no idioma.

Logo, o mercado de ensino de inglês apresenta enorme potencial e necessita de profissionais dispostos a mudar essa realidade do país, aumentando o número de pessoas fluentes nesta língua, seja através do ensino formal ou do informal.

Se você é um professor de inglês e quer entrar no mercado de aulas particulares e não sabe ainda como fazer, fique com a gente e conheça este passo a passo para começar a dar aulas particulares de inglês do jeito certo!

Neste artigo você vai conferir o seguinte passo a passo:

Escolha o perfil de aluno para suas aulas particulares
Escolha uma metodologia de ensino
Escolha o material didático
Faça um contrato com seu aluno
Defina quanto cobrar por suas aulas particulares de inglês
Comece a captar alunos

Escolha o perfil de aluno para suas aulas particulares

O primeiro passo é saber o tipo de aluno com o qual você quer trabalhar nas suas aulas particulares. Uma das principais características a ser levada em consideração é a faixa etária dos alunos.

Você pode trabalhar com todas as faixas etárias ou apenas com aquelas que escolher, mas o importante é que você não trabalhe com aquela que não tem aptidão.

Se você não tem paciência ou não se dá bem com crianças, não tente trabalhar com esta faixa etária, o mercado é bem grande e você pode escolher trabalhar com o público que extrai de você o melhor nas aulas.

Pode ser também que você já se encontre em um meio em que as pessoas precisam de inglês, por exemplo: imagine alguém que trabalhe em uma grande empresa onde o conhecimento de inglês pode fazer grande diferença na carreira das pessoas que ali trabalham, você já está inserido em um ambiente com diversos potenciais clientes, por que não fazer um curso sob medida para aquele público? Inglês para executivos, talvez.

Esta é uma decisão importante, porque pode influenciar na metodologia de ensino, que é o próximo passo como você verá adiante. Continue lendo!

Escolha uma metodologia de ensino

Este é um passo muito importante, porque vai determinar a forma como você vai preparar e ministrar suas aulas particulares de inglês.

Vai mesmo determinar toda a abordagem que você vai ter com o seu aluno, desde o planejamento até a execução e avaliação, ou seja, antes, durante e depois do momento da aula.

É claro que você não precisa ficar preso a somente uma metodologia, esta pode variar de acordo com o objetivo do aluno e com o formato do curso que você está querendo entregar.

Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas e você pode escolher aquela que mais te agradar, uma não é necessariamente melhor do que a outra, sendo ideais para diferentes contextos e públicos.

Escolha o material didático

Este passo está diretamente relacionado ao anterior. O material didático vai depender muito da metodologia que você tiver escolhido. Esses dois quesitos são complementares.

Há inúmeras possibilidades, mas o importante é seguir os melhores critérios para escolher um bom material didático.

Um bom material didático pode fazer muita diferença e potencializar o aprendizado do aluno, especialmente no período extraclasse, é muito importante ter a consciência (e fazer com que o aluno também tenha esta consciência) de que duas ou três aulas de uma hora por semana não serão o suficiente para o aprendizado de um novo idioma.

É necessário se dedicar em alguns horários extraclasse se o aluno realmente quer ter uma boa evolução em seu aprendizado. Afinal, a fluência em inglês somente será obtida com bastante exposição do aluno ao idioma – e o momento de aula jamais será suficiente para tanto.

Faça um contrato com seu aluno

Ter um contrato com seu aluno é a melhor coisa que você pode fazer. É bom tanto para você quanto para ele mesmo. Isso pode resolver e evitar problemas que você nem sabia que poderiam ocorrer!

Do contrato vão constar todas as obrigações e direitos tanto do aluno quanto do professor. É importante saber fazer um bom contrato e saber o que não pode faltar nele.

Não se esqueça de fazer constar do contrato o preço que o aluno vai investir em seu curso, critérios de reposição de aulas, férias e outros aspectos que costumam gerar confusão na contratação deste tipo de serviço.

Apresente o contrato para seu aluno como sendo algo benéfico para ambos, porque de fato é. Explique a necessidade de resguardar os seus direitos e os deles também, para que a parceria entre vocês possa fluir livre de conflitos.

Defina quanto cobrar por suas aulas particulares de inglês

A precificação costuma ser uma das coisas mais difíceis para o professor particular.

Muitas vezes o professor se dedica bastante para aprender a parte técnica, se aprofundar no domínio da matéria que ensina, aprender estratégias pedagógicas, etc. e acaba se esquecendo de aprender a vender o seu produto! Professores não são preparados para empreender…

Mas não precisa ser assim, não há mistério nenhum na precificação de um curso de inglês, mas há a melhor forma de definir o quanto cobrar por suas aulas particulares de inglês.

Para começar, esqueça a ideia de cobrar por hora aula, esta não é a melhor estratégia, venda um curso e diga ao aluno o que ele vai alcançar quanto tiver terminado de estudar, mostre para ele qual a transformação que você vai promover.

Valorize o seu trabalho, cobrando um valor justo e agregue valor ao seu serviço contratando tecnologia, oferecendo metodologias diferenciadas e inovando no ensino.

Comece a captar alunos

Por último, mas não menos importante (talvez este seja o passo mais importante de todos): é preciso captar alunos.

A melhor metodologia e o melhor professor do mundo não servem de nada se não há alunos para serem ensinados.

Há várias maneiras de captar alunos, desde o velho boca a boca, até anúncios nas redes sociais, você pode usar vários ao mesmo tempo (e o ideal é que o faça).

Teste todos os métodos para ver qual deles dá mais resultado. Com as novas tecnologias ficou muito mais fácil encontrar e alcançar as pessoas que precisam de seus serviços, busque conhecer as estratégias mais difundidas para encontrar seus alunos, você pode se surpreender com as possibilidades.

Não esqueça que a captação de alunos é um trabalho constante. Mesmo se você conseguir preencher sua agenda e não tiver mais tempo disponível para novos alunos, continue, de alguma forma, mostrando seus serviços e garantindo que haja interessados (quem sabe uma fila de espera) para quando surgir alguma vaga.

Pronto! Seguindo este passo a passo, tenho certeza que você conseguirá entrar no mundo dos professores particulares de inglês com o pé direito.

Agora é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Lembre-se: nada na vida que vale a pena vai ser conquistado sem esforço. Mãos à obra!

Tags