ChatGPT e outras Inteligências Artificiais no ensino de inglês

Se você não esteve escondido no meio do mato sem internet nos últimos meses, deve ter ouvido falar do ChatGPT e toda a discussão sobre IA (inteligência artificial) que ele fez ressurgir nos últimos meses.

O ChatGPT é um algoritmo de inteligência artificial especializado na geração de textos que se utiliza de uma enorme base de dados de conversas e informações para elaborar suas respostas e redigir suas composições.

Ele foi criado pela empresa Open AI e lançado em novembro de 2022, tendo alcançado a marca de mais de 1 milhão de usuários em apenas 5 dias, um feito impressionante, especialmente quando comparado com o Instagram e Twitter que levaram 2,5 meses e 2 anos, respectivamente, para alcançarem a mesma marca.

Em janeiro de 2023, apenas 2 meses depois do lançamento, o novo Chatbot já havia alcançado a impressionante marca de 100 milhões de usuários ativos.

Mas, afinal, por que a inteligência artificial é revolucionária? Como ela pode afetar a educação e o ensino de inglês?

Se você quer saber a resposta para essas e outras perguntas, fique com a gente e confira neste artigo:

Por que a inteligência artificial é uma evolução?
A inteligência artificial já tem utilidade prática, ou é coisa do futuro?
Como a inteligência artificial é utilizada na educação?
Quais são os problemas do ChatGPT?
E no ensino do inglês, como a inteligência artificial pode ajudar?
Qual a melhor tecnologia para o ensino de inglês?
Ferramenta para praticar o speaking dos alunos: como funciona o pronunciation assessment?
E existem mais recursos tecnológicos na Flexge?

Por que a inteligência artificial é uma evolução?

As possibilidades da utilização da inteligência artificial são muito grandes, uma vez que ela  significa a capacidade da máquina aprender novas habilidades por conta própria, analisar dados disponíveis e fazer a aplicação do que aprendeu em textos, linhas de programação, desenhos, vídeos, animações, gráficos, enfim, qualquer tipo de produto digital que a máquina possa gerar.

Isso vai permitir um nível de automação maior em diversos novos campos que até o momento ainda necessitam diretamente da inteligência e da mão de obra humanas para acontecer.

A revolução tecnológica substituiu primeiro a força física humana, o que antes era feito por meio de dezenas ou centenas de trabalhadores com pás e picaretas, hoje é realizado por tratores, caminhões e outros tipos de maquinários pesados que podem ser encontrados em diversos ramos da indústria.

Agora, a revolução da IA vai possibilitar a substituição e automatização de atividades que necessitam da inventividade e capacidade cerebral humana, como a elaboração de textos e a criação artística de desenhos e gráficos, por exemplo.

Mas será que isso quer dizer que os humanos poderão ser substituídos pelas máquinas? Continue lendo para descobrir.

A inteligência artificial já tem utilidade prática, ou é coisa do futuro?

Essa nova tecnologia de inteligência artificial já está sendo utilizada na prática.

Muitos programadores já estão utilizando o ChatGPT para auxiliar na elaboração de linhas de programação, mas é claro que ainda é necessária a supervisão humana para garantir que está tudo funcionando perfeitamente. Assim como criadores de conteúdo na área do marketing e em diversas atividades que normalmente exigiam ampla busca de informações, através de pesquisas no Google.

Entretanto, a IA já vem sendo usada em larga escala nas redes sociais e em diversos outros aplicativos e plataformas há anos.

O algoritmo das redes sociais, por exemplo, armazena dados de suas navegações, analisa seus interesses de acordo com o que você mais pesquisou ou consumiu (a partir do tempo de visualização de vídeos) e indica mais vídeos compatíveis com seu interesse, na intenção de fazer com que você permaneça mais tempo dentro da rede social.

Grandes empresas também fazem uso da inteligência artificial para monitorar seus clientes e entender suas preferências, gerando cupons e promoções de acordo com os dados que analisam.

Na prática, as IA já estão transformando a comunicação e a prestação de serviços há bastante tempo. A gente só não parou para prestar atenção nisso. Pelo menos não, até agora.

Como a inteligência artificial é utilizada na educação?

Como usar IA para ensinar?

Até aqui você viu como as IA estão sendo usadas na internet, para as redes sociais e venda de serviços e produtos. Mas você deve estar querendo saber como usar essa nova tecnologia para suas aulas, right? É sobre isso que falaremos agora.

Você já ouviu falar sobre o Learning Analytics? Trata-se de ferramentas que são utilizadas para otimizar a forma de ensinar através da análise de dados. A inteligência artificial analisa os erros e acertos dos alunos, aprendendo e mostrando onde estão os pontos de maior dificuldade e onde o ensino precisa ser reforçado.

Além desse exemplo, temos também algumas plataformas que vão formando trilha de aprendizagem conforme os erros e acertos dos alunos, personalizando a experiência a partir das informações imputadas pelo próprio aluno. Tem coisa que a gente ainda nem consegue entender como é possível!

Estas são aplicações da inteligência artificial que já estão em funcionamento há alguns anos e não param de evoluir.

A grande diferença da nova tecnologia trazida pelo ChatGPT é o nível de interação e a maior capacidade de geração de respostas e de conteúdos mais complexos que a máquina consegue alcançar.

A evolução dessa tecnologia pode levar a uma inteligência artificial que seja capaz de dar aulas de inglês para humanos de forma totalmente autônoma!

Mas calma professores de inglês, isso ainda está bem longe de acontecer! A inteligência artificial ainda tem muito para evoluir até chegar a este ponto, no momento, há muitos desafios e problemas a serem superados para que essa tecnologia possa ser realmente confiável.

Mesmo porque, por enquanto, ela precisa de direcionamentos qualificados para que seja de fato útil.

Agora, tem algo que você, enquanto professor, precisa ter em mente: não é porque uma nova tecnologia soa ameaçadora que você deve simplesmente rejeitá-la. Veja, você usar ou não usar o ChatGPT não vai mudar o fato de que ele existe. Então, porque não aproveitar deste novo recurso para otimizar sua vida? Pense nisso.

Quais são os problemas do ChatGPT?

Os problemas mais relatados sobre o ChatGPT são as mentiras e alucinações que aparecem nos textos elaborados pela máquina. O chat às vezes responde perguntas com informações inverídicas ou completamente criadas por ele e insiste que se tratam de informações verdadeiras.

É verdade que muitas pessoas fazem o mesmo (infelizmente)… mas isso faz com que não sejam confiáveis e é exatamente o que o ChatGPT é até o momento, um sistema que te dá respostas para tudo o que você pergunta, mas cujas respostas não são muito confiáveis.

É preciso confirmar a veracidade das mesmas antes de sair compartilhando com seus alunos. Lembre-se disso!

Segundo os criadores da ferramenta a versão disponibilizada gratuitamente ainda está em fase de testes e aprimoramento, garantindo que estes problemas serão solucionados com o tempo.

Mas além disso tudo, a ferramenta tem se mostrado útil ao ensino, como vamos explicar no próximo tópico. Continue lendo!

E no ensino do inglês, como a inteligência artificial pode ajudar?

No ensino do inglês a inteligência artificial também pode ter um grande impacto.

Além das funcionalidades do Learning Analytics citadas acima, que já são utilizadas em plataformas de ensino de inglês, há ainda a possibilidade de novas aplicações por parte dos professores, podendo facilitar e poupar muito tempo no planejamento de aulas e elaboração de exercícios, por exemplo.

O ChatGPT já é capaz de elaborar exercícios de inglês, basta escrever o tipo de exercício que você deseja e qual a matéria a ser abordada e ele cria a atividade para você.

Para uma boa experiência com a ferramenta é importante saber como direcionar a pergunta ou o comando para que ela te entregue algo próximo ao que você deseja.

Importante também ter em mente que nada vai sair exatamente da forma que você queria e que você vai precisar revisar o exercício, mas já é possível poupar bastante tempo de digitação.

Experimente pedir ao Chat GPT: “Elabore 10 questões de inglês básico, do tipo complete os espaços, abordando o verbo to be no presente simples”; e veja a mágica acontecer. Para tornar o resultado ainda melhor, comece como: “Aja como um professor de inglês e elabore…”

Seja bem específico no comando. Diga a quantidade de exercícios, o conteúdo linguístico e o tema. Se não gostar do que ele apresentou, diga “não gostei, pode refazer?” e veja a nova versão.

Ainda, se você achar que pode ficar ainda melhor, dê sua sugestão: “refaça os exercícios, mas agora levando em conta que os alunos têm dezesseis anos e gostam de séries da Netflix.

Quanto mais você direcionar o ChatGPT, melhor será o resultado. Vá fundo e explore as possibilidades!

Qual a melhor tecnologia para o ensino de inglês?

A tecnologia jamais vai substituir os professores, fique tranquilo em relação a isso! Somos seres humanos e sociais. Por isso, o contato humano, o relacionamento e tudo o mais que deriva disso, sempre será necessário ao sucesso do ensino.

É claro que o papel do professor muda neste cenário. No contexto atual, os professores deixam de ser meros transmissores de conhecimento, como foram em outras épocas, e passam a ser direcionadores, guias na jornada de aprendizagem, dando os direcionamentos para que o aluno conquiste o conhecimento.

Por isso, professor, não tenha a tecnologia como sua inimiga. Mas sim, como aliada!

Se você é professor de inglês, não tenha medo de experimentar as  plataformas especialmente desenvolvidas para o ensino do idioma, por exemplo.

Elas vão poupar seu tempo e potencializar o seu ensino. Além de agradar muito seus alunos, que são nativos digitais.

Como é o caso da Flexge, que oferece para o professor de inglês ferramentas tecnológicas tão avançadas quanto o Chat GPT.

Além do dashboard com dados que viabilizam o Learning Analytics, há ferramentas de ensino propriamente ditas, como o pronunciation assessment que é uma ferramenta de avaliação de pronúncia que grava a fala do aluno e, em poucos instantes, fornece uma nota avaliando essa pronúncia em comparação com a de um falante nativo de inglês.

Continue lendo para entender como essa ferramenta funciona!

Ferramenta para praticar o speaking dos alunos: como funciona o pronunciation assessment?

O pronunciation assesment da Flexge é uma ferramenta encontrada no aplicativo do aluno, nos exercícios que praticam o speaking.

Ela possui um grande banco de dados de frases e pronúncias de inglês gravadas por falantes nativos do idioma.

O aluno ouve a frase e a repete, gravando sua fala. Em poucos instantes, a ferramenta atribui uma nota de 0 a 100, e destaca quais foram as palavras cuja pronúncia mais se aproximou do falante nativo e qual ficou muito distante e precisa ser aprimorada.

Feedback Assessment da Flexge

A ferramenta permite que o aluno escute separadamente cada palavra que gravou e a compare com a pronúncia de um falante nativo, o que ajuda a destravar o speaking de forma incrível.

Outra grande vantagem é o fato de que o aluno pode estudar sozinho, gravar sua voz e falar inglês em um ambiente controlado por ele, sem um professor ou colega de turma por perto para o deixar inibido.

Quem é professor de inglês sabe que o maior problema para os alunos começarem a falar inglês é a inibição, a vergonha, o medo de falar na frente de outras pessoas.

Esta é uma reação natural do ser humano, a de sentir vergonha de fazer coisas diferentes na frente de outras pessoas, mas que não acontece diante de um computador ou um telefone celular!

Assim, o pronunciation assessment vai bem além de permitir uma melhor pronúncia do inglês, ele permite também a possibilidade de o aluno desenvolver seu speaking de forma mais rápida, sem medos e sem inibição.

E não para por aí: todos os áudios gravados por seus alunos ficam disponíveis para que você possa escutá-los na plataforma do professor, conferindo as notas atribuídas pela ferramenta. Deste modo, você consegue trabalhar durante a aula os pontos específicos nos quais seu aluno está com mais dificuldade.

E existem mais recursos tecnológicos na Flexge?

Na Flexge tudo é tecnológico e moderno.

Quando o aluno faz seu primeiro acesso à plataforma ele pode fazer um teste de nivelamento on-line, que é realizado de forma automática pela plataforma.

O resultado do nivelamento é passado ao professor de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, na sigla em inglês CEFR - Common European Framework of Reference for Languages, referência que é utilizada no mundo todo para descrever as habilidades de um aluno em um idioma, uma vez que permite medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita.

O professor também conta com planos de aula prontos, ele só precisa escolher e utilizar da maneira que quiser.

A plataforma ainda oferece material didático digital para adultos e para crianças, o que deixa a vida de professores e alunos muito mais fácil.

Se você já está achando bom, espera aí que ainda tem muito mais!

Na Flexge você ainda encontra milhares de exercícios - isso mesmo, MILHARES, são mais de 32 mil atividades - de inglês on-line para todos os níveis.

O professor não precisa se preocupar nem mesmo com a elaboração da avaliação dos seus alunos, porque a plataforma possibilita que os exames sejam realizados também on-line, já fazendo todo o trabalho difícil e apresentando o resultado para o professor.

Com a Flexge, todo o ciclo de aprendizado do aluno possui etapas tecnológicas para melhorar sua experiência, mantendo seu interesse e assiduidade e permitindo que o professor se preocupe somente com o que é realmente importante: o aprendizado do seu aluno!

Não tem inteligência artificial que faça o que a Flexge e os professores, juntos, são capazes!

Na atualidade não existe em nenhum outro lugar os recursos tecnológicos que a Flexge concentra em sua plataforma especificamente para o ensino do inglês.

Como dito acima, são inúmeros recursos e ferramentas que permitem autonomia de aprendizado ao aluno e muita liberdade ao professor.

Mas o que faz a eficiência da plataforma realmente imbatível, é o fato de que ela não trabalha sozinha. A aliança com o professor, que gerencia e coordena todo o aprendizado do aluno, faz toda a diferença.

Não existe tecnologia que possa superar um bom mestre!

Um professor motivado, que gosta do que faz e tem amor pelo ensino, contando ainda com ferramentas tecnológicas que lhe permitam se dedicar exclusivamente ao que interessa, deixando que ele esteja disponível para tirar dúvidas e acompanhar o aprendizado de seu aluno, não tem como ser derrotado por computador nenhum.

Conclusão

Neste artigo falamos sobre as novas tecnologias de inteligência artificial, porque elas são importantes, como já vêm sendo usadas e porque elas são muito promissoras para o futuro.

Você viu também que as novas tecnologias de IA podem trazer ainda mais revolução para todas as áreas, inclusive na educação e no ensino de idiomas.

Agora que você já sabe que é possível usar o ChatGPT nas suas aulas e como a Flexge pode tornar sua experiência como professor de inglês muito melhor, que tal visitar  o nosso site e conhecer a plataforma? Você pode realizar uma demonstração gratuita para entender melhor como podemos te ajudar.