Aulas de conversação em inglês: alunos sentados com a mão erguida esperando a vez de falar

Confira 7 dicas para tornar suas aulas de conversação em inglês um sucesso!

7 dicas infalíveis para tornar suas Aulas de Conversação em Inglês mais eficientes

Metodologias Jul 20, 2022

Uma das principais dificuldades do aprendiz de inglês diz respeito à pronúncia no novo idioma. Destravar a habilidade de speaking nos alunos costuma ser um desafio para os professores.

Até por isso, muitos professores buscam conteúdo sobre como dar aula de conversação em inglês de maneira eficiente, a fim de aprimorar sua metodologia e abordagem, facilitando o desenvolvimento dessa habilidade pelos estudantes.

Se você é um desses professores que estão em busca de sempre tornar suas aulas melhores, a fim de promover um ensino de inglês de qualidade, este artigo é para você!

Aqui vamos dar 7 dicas para aula de conversação em inglês para você levar seus alunos a outro patamar. Confira!

1. Naturalize os erros
2. Torne sua aula um lugar seguro
3. Estimule o aluno a se expressar sozinho
4. Trabalhe as 4 habilidades linguísticas
5. Traga assuntos interessantes para a aula
6. Experimente diferentes dinâmicas
7. Use ferramentas tecnológicas

1. Naturalize os erros

Seus alunos precisam entender que em uma aula de conversação em inglês, errar faz parte. Os erros fazem parte do processo de aprendizagem da nova língua, e ele deve sentir-se confortável em arriscar palavras desconhecidas, sem medo de julgamentos ou repreensões.

Por isso, não corrija todo e qualquer erro de pronúncia. Se a pronúncia não foi a mais adequada, porém não prejudicou o entendimento do que o aluno quis comunicar, não corrija.

Para que o aluno aprenda a pronúncia correta, repita a palavra pronunciada por ele de modo natural dentro de uma frase ou explicação. Assim, ao ouvir você pronunciar a palavra que ele falou de forma diferente anteriormente, o próprio aluno tentará corrigir a pronúncia.

Além disso, é importante considerar quais enganos são aceitáveis para cada nível de aprendizado do idioma e, assim, decidir o que deve ou não ser corrigido.

De igual modo, preste atenção para que os colegas não façam brincadeiras com base nos erros de pronúncia um dos outros. Isso torna o ambiente intimidador e prejudica o desenvolvimento da aula.

Neste sentido, a próxima dica vai ajudar você. Continue lendo!

2. Torne sua aula um lugar seguro

Sua aula de conversação em inglês, seja presencial ou online, deve ser um ambiente acolhedor para o aluno. Para isso, mostre-se aberto e receptivo com os alunos, os quais precisam sentir confiança em você.

Uma vez que os alunos entendem seu papel de ajudá-los a desenvolver a habilidade da fala nas aulas de conversação e se sintam confortáveis em conversar com você no idioma (porque você não fica corrigindo cada deslize e se mostra aberto e receptivo), eles vão perder a vergonha e praticar o speaking com mais facilidade.

Deixe claro para os aprendizes do idioma que você está ali para ajudá-los a adquirir a fluência e que este é o melhor momento para praticar a fala em inglês.

Uma vez que os alunos percam a vergonha de falar, você consegue trabalhar muito melhor essa habilidade de desenvolvê-la de forma eficiente (e rápida).

3. Estimule o aluno a se expressar sozinho

O objetivo de uma aula de conversação em inglês é desenvolver a habilidade de comunicação do aluno, e não simplesmente a pronúncia correta das palavras.

Dessa forma, é essencial que as aulas não dependam apenas de o aluno repetir o que o professor disser ou ler as frases listadas no material didático. Além de pouco eficiente para o desenvolvimento do speaking, isso também torna a aula maçante para o aluno.

Para que ele de fato aprenda a falar em inglês, ele deve ser capaz de criar suas próprias frases, diálogos e argumentos. Somente assim ele aprende a pensar no idioma e, consequentemente, se comunicar com cada vez mais facilidade e naturalidade.

Uma ideia para praticar isso em suas aulas de conversação é pedir aos alunos que discutam um certo assunto, formando grupos para que eles interajam entre si. Com isso, eles aprendem a opinar, discutir, responder e perguntar em inglês (e não apenas a repetir palavras).

Menina com um microfone segurando um balão de falara representando aulas de conversação em inglês
Com essas dicas, suas aulas de conversação serão um sucesso!

4. Trabalhe as 4 habilidades linguísticas

Ainda que o foco da aula seja na conversação, é importante que você trabalhe com seus alunos as outras 3 habilidades linguísticas: leitura, escrita e escuta.

A conjugação das quatro habilidades torna o aprendizado muito mais eficiente, afinal:

  • a habilidade listening vai ajudar o aluno a perceber melhor os elementos como entonação e pronúncia;
  • já as habilidades de reading e writing ajudam na construção e exercício do vocabulário.

Portanto, mesmo nas aulas de conversação em inglês, você deve trabalhar as outras habilidades de forma combinada, a fim de ampliar o processo de aprendizagem dos seus alunos.

5. Traga assuntos interessantes para a aula

Para uma aula de conversação em inglês funcionar, isto é, ser efetiva no desenvolvimento da habilidade de speaking, um fator muito importante é o engajamento dos alunos.

Para fazer com que os alunos participem da aula, falem sem medo ou vergonha e interajam entre si, muitas vezes, é preciso um esforço maior do professor.

Por isso, a quinta dica para tornar suas aulas de conversação mais eficientes é: traga assuntos que despertem o interesse dos seus alunos.

A depender da faixa etária deles e até mesmo do contexto em que estão inseridos, os interesses variam. Por exemplo, o público adolescente pouco se interessa em saber sobre a economia do país, inflação ou coisas do tipo.

Para promover o engajamento deles na aula, é preciso tratar de temas que despertem a atenção, como séries, filmes, esportes e por aí vai.

Ao planejar uma aula de conversação em inglês, tenha sempre em mente quem é o seu público e pelo que ele se interessa. Assim você consegue fazer com que eles tenham interesse genuíno na aula e fiquem mais participativos.

6. Experimente diferentes dinâmicas

Você tem o hábito de usar dinâmicas em suas aulas?

As dinâmicas costumam deixar as aulas mais lúdicas e fluídas, e pode ser uma forma de aumentar o engajamento e participação dos alunos, além, é claro, de tornar você o professor de inglês mais legal.

Um professor que aplica sempre o mesmo método nas suas aulas, os mesmos tipos de atividades e rituais, torna-se previsível e as aulas ficam entediantes.

Quando você vai além do básico, do feijão com arroz, os alunos costumam a ficar mais interessados, mais participativos e a ver o professor como alguém que está preocupado com a experiência deles.

Gaste um tempo para planejar algumas dinâmicas diferentes e experimente elas em suas aulas de conversação de inglês. Seus alunos certamente vão adorar!

>> Confira: 4 Ideias de Dinâmicas para Aulas de Inglês para engajar seus alunos

7. Use ferramentas tecnológicas

Com a evolução da tecnologia, hoje é possível encontrar diversas ferramentas (algumas até mesmo gratuitas) que podem ajudar você nas suas aulas de conversação em inglês.

Estou falando aqui de speech recognition, tecnologia de reconhecimento de voz. Essas ferramentas são capazes de identificar o que o aluno fala, ajudando no desenvolvimento dessa habilidade.

Indo além, é possível encontrar ferramentas avançadas no mercado, como a oferecida pela Flexge: o feedback assessment, uma ferramenta que reconhece e avalia a pronúncia do aluno, comparando-a com falantes nativos da língua inglesa, dando um feedback instantâneo palavra por palavra e atribuindo uma nota.

Para saber mais sobre essa ferramenta, clique aqui e faça uma demonstração gratuita da nossa plataforma.

Mas ainda que você não queira contratar uma ferramenta para suas aulas de inglês, você ainda assim pode usar tecnologia na sua aula de conversação, tal como o próprio gravador de áudio do aparelho celular, para que o aluno grave e ouça sua pronúncia.

O uso de tecnologia em sala de aula ajuda a aumentar o engajamento dos alunos, além de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Experimente!

Neste artigo você conferiu 7 dicas para aula de conversação em inglês. Para receber dicas como essas no seu e-mail, assine nossa newsletter. Até a próxima!

Tags