Como ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem nas aulas de inglês?

Como ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem nas aulas de inglês?

Como ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem nas aulas de inglês?

Metodologias Mar 6, 2023

É comum que as pessoas tenham formas diferentes de aprender: alguns aprendem só de ouvir uma explicação, outros precisam ler e escrever, outros ainda precisam de experiências mais completas para que possam aprender de verdade.

Existem também alunos que precisam de uma atenção especial, pois possuem condições que dificultam um pouco mais o aprendizado tradicional. Para eles, aulas meramente expositivas não funcionam.

Dois exemplos de condições que podem afetar os alunos são a Dislexia e o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mas existem outros, como a Discalculia e Disgrafia.

Quer aprender a como identificar alunos com dificuldade de aprendizagem e como ajudá-los a aprender melhor? Vem com a gente até o final deste artigo que vamos mostrar a você como fazer esse diagnóstico e dar algumas dicas para otimizar a aprendizagem destes alunos.

Como identificar alunos com dificuldades de aprendizagem?
Como ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem na aula de inglês?

Como identificar alunos com dificuldades de aprendizagem?

Tratando-se de dificuldades de aprendizagem, é óbvio que quanto antes se identificar a condição, mais rápido se pode adequar a aula para ajudar o aprendizado do aluno.

Em razão disso, fazemos referências abaixo às crianças, mas é possível (e infelizmente muito comum) que pessoas passem pela vida escolar sem um diagnóstico correto e, consequentemente, por muito sofrimento.

Seguem abaixo as características mais comuns observadas em pessoas com dificuldade de aprendizagem:

Desempenho escolar ruim

O desempenho ruim pode se dar por diversas razões. É comum que haja um desempenho pior em uma matéria ou outra, mas se o baixo rendimento ocorre na maioria das matérias (ou mesmo em todas elas) e áreas de envolvimento da criança, pode ser sinal de que a atenção ou sua capacidade de compreensão não estejam boas.

Desatenção

A pessoa se distrai facilmente. Qualquer coisa chama a sua atenção e ela esquece do que estava fazendo anteriormente.

Ao contrário do que se imagina, em pessoas com TDAH, o problema não é pouca atenção - caso isso ocorresse, a criança não se concentraria em nada - na verdade, o que ocorre é um interesse muito grande por tudo, o que faz com que a atenção da pessoa pule de uma coisa para outra rapidamente, entretanto, é comum que haja até mesmo um hiperfoco em relação a alguma atividade que seja realmente de interesse da pessoa.

Agitação incontrolável

Crianças hiperativas não conseguem ficar quietas. Elas correm, movem os objetos ao redor e falam sem parar, tudo isso incluindo a necessidade de estarem sempre ocupadas com certas coisas.

Estas crianças nunca parecem estar entediadas e requerem atenção constante dos pais. As pessoas geralmente confundem esse tipo de problema com educação ruim.

Embora seja muito comum a associação entre o déficit de atenção e a hiperatividade, pode ocorrer somente o déficit de atenção, sem a hiperatividade associada.

Dificuldade de compreender instruções

Se a criança não entender as orientações da primeira, segunda e terceira vez, acredita-se que ela possa ser hiperativa.

Ela não segue as instruções não porque seja preguiçosa ou desobediente, mas porque não consegue prestar a atenção suficiente para entender tudo o que está sendo dito.

Ansiedade

Nesse caso a ansiedade é passageira, porém, a criança não consegue se acalmar. Se são feitas perguntas, elas respondem antes de qualquer outra pessoa, pois não aguentam esperar a sua vez e nem realizar atividades com calma.

Esse sintoma também pode ser mal interpretado por outras pessoas, porque elas começam a enxergar a criança como inconveniente.

Dificuldade de Leitura

Se a criança não consegue desenvolver a leitura normalmente, troca letras com muita intensidade e não consegue se expressar claramente por escrito, pode ser sinal de dislexia.

Cada criança possui uma velocidade de aprendizado e  ter alguma dificuldade e realizar a troca de algumas letras durante a alfabetização é totalmente normal, mas se o problema persistir por muito tempo, é hora de procurar orientação especializada.

Como ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem na aula de inglês?

O mais importante é tratar estes alunos com naturalidade e estimulá-los a participar das atividades propostas.

Seguem abaixo algumas estratégias que vão ajudar a melhorar a atenção e o rendimento dos alunos com dificuldade de aprendizagem:

  • Traga-os para perto: mantenha os alunos com dificuldade próximos de você, se for uma aula em grupo, deixe-os nas primeiras cadeiras da sala;
  • Incentive a prática e a repetição: peça sempre para o aluno interagir com você na aula, solicitando que ele repita ou explique o que você acabou de ensinar ou instruir;
  • Dê sempre somente uma instrução por vez: seja muito claro em sua comunicação e certifique-se de que o aluno entendeu o que você quer antes de passar para a próxima etapa;
  • Aplique o reforço positivo: sempre elogie e parabenize o aluno quando ele fizer o que foi proposto, isso vai estimulá-lo a continuar se esforçando;
  • Varie os estímulos: quebre a rotina de aula, proponha exercícios diferentes e dinâmicos, use a tecnologia para atrair a atenção dos alunos;
  • Use a gamificação e estímulos audiovisuais do interesse do aluno: procure abordar temas que atraiam o interesse dos alunos, descubra qual série, filme, música ou desenho animado desperta seu interesse e use isso em suas aulas;
  • Utilize estratégias multissensoriais: faça os alunos interagirem entre si, use atividades que envolvam o contato físico, a audição, estímulos visuais, enfim, quanto mais sentidos forem utilizados, maior a chance de aprendizado;
  • Faça mapas mentais: um mapa mental é uma representação gráfica e visual, contendo palavras chaves e desenhos, que organiza diversas informações distintas sobre um mesmo assunto; desenhe fluxogramas, gráficos e figuras que ajudem a demonstrar o que deve ser aprendido;
  • Use o tempo a seu favor: o método Pomodoro é um bom exemplo, informe aos alunos que precisa do foco deles por determinado tempo (30 minutos) e que depois vai haver uma atividade de relaxamento - é mais fácil se concentrar quando sabemos que é por um tempo específico.

Também é muito importante manter um contato direto com os pais do aluno (se for uma criança), pois pode ser que você seja o primeiro a constatar os problemas de aprendizado do indivíduo.

Caso a família já saiba da condição do aluno, ela vai poder dividir com você algumas estratégias que comprovadamente já funcionam com ele.

O mais interessante é que pondo em prática as estratégias acima, você vai estar melhorando a experiência da sua aula não só para os alunos com dificuldade de aprendizagem, mas para todos os envolvidos. É sucesso garantido!

Tags