7 atividades divertidas de warm up para quebrar o gelo

atividades divertidas de inglês de warm up para quebrar o gelo

7 atividades divertidas de warm up para quebrar o gelo

Metodologias Dec 2, 2022

No início de cada aula, os alunos ainda estão se acomodando ao ambiente, não estão ainda 100% no que podemos chamar de: “modo aprender inglês”, por isso, é muito importante ter uma atividade divertida para quebrar o gelo e já colocar os alunos dentro da aula de forma leve, ativando o modo de aprendizado de inglês neles.

É importante que suas aulas de inglês sejam dinâmicas e divertidas o tempo todo, mas hoje vamos nos concentrar na primeira atividade da aula, no warm up para aulas de inglês.

Então, se você quer conhecer 7 atividades divertidas de inglês para quebrar o gelo e já deixar seu aluno prontinho para aprender a lição do dia, fique com a gente até o final deste artigo!

Aqui você vai conferir:

Warm up para aulas de inglês com foco no speaking
1. Exercícios de revisão da aula anterior
2. Conversação usando vocabulário da aula anterior
3. Warm up para aulas de inglês com o público infantil
4. Jogos e dinâmicas para o warm up
5. Ouvir uma música e conversar sobre ela
6. Karaokê
7. Bate-papo descontraído

Baixe grátis!
Baixe grátis!

Warm up para aulas de inglês com foco no speaking

É muito importante fazer com que seus alunos falem em inglês, a habilidade do speaking é a mais difícil de se desenvolver, porque é uma habilidade de produção, sendo necessário saber entender (listening e reading) para depois poder desenvolvê-la, e é exatamente por isso que deve ser a mais explorada no quebra-gelo.

Por esse motivo, todas as atividades a seguir propostas são focadas no speaking, para seu aluno já começar a aula perdendo o medo de falar inglês. Vamos lá!

1. Exercícios de revisão da aula anterior

O ice breaker ou quebra-gelo é também um excelente momento para fazer a revisão da aula anterior. Você já pode passar um exercício exatamente com esse objetivo.

O ideal é um exercício cuja resposta possa ser lida em voz alta pelo aluno, fazendo com que o mesmo treine, ao mesmo tempo, seu reading e seu speaking.

Exercícios de interpretação de texto, de perguntas e respostas, enfim, qualquer um que permita a leitura de uma resposta mais longa serão bem aproveitados.

Esta é uma boa atividade para alunos iniciantes, que ainda não conseguem desenvolver uma conversação, pois podem se apoiar na leitura.

Aqui você pode abusar da sua criatividade, trazendo palavras-cruzadas, dinâmicas interativas como um jogo de perguntas e respostas, imagem e ação e assim por diante. Lembre-se de tornar essa revisão divertida para que o aluno se empolgue e engaje no processo de aprendizagem.

Nada de trazer atividades chatas e bobinhas. Aproveite este momento para desafiar seu aluno e ver se ele de fato aprendeu o conteúdo da última aula.

2. Conversação usando vocabulário da aula anterior

Ainda utilizando o quebra-gelo para fazer uma revisão, você pode pedir para o aluno criar um pequeno diálogo, como uma ou duas frases, de preferência fazendo perguntas para outros alunos, para que eles interajam entre si.

Pode parecer ser uma atividade avançada, mas não é, você pode pré-determinar parte do diálogo e fazer com que o aluno simplesmente repita.

Por exemplo, para revisar uma aula de Presente Simples, você pode pedir para o aluno dizer algo que gosta e perguntar para outro colega do que ele gosta. Se houver dificuldade, peça para ele te falar em português e lhe diga a frase em inglês para que ele repita.

O importante é fazê-los falar para que comecem a perder a inibição de falar em inglês.

Além dessa dinâmica de perguntas e respostas, você pode propor atividades divertidas como o jogo “Detetive” e RPGs.

3. Warm up para aulas de inglês com o público infantil

Com o público infantil, o ideal também é que se façam brincadeiras durante toda a aula, sendo uma boa ideia usar o quebra-gelo para revisar o que foi visto na aula anterior.

Por exemplo, se na aula anterior foram estudadas as partes do corpo, use um desenho ou mesmo aponte para o corpo de um aluno para que os outros digam os nomes das partes apontadas.

O mesmo pode ser feito com cores, números, objetos, etc. Para cada tópico do conteúdo, uma atividade divertida de inglês diferente pode ser utilizada. Para os numerais, experimente o jogo Snakes and Ladders/Serpentes e Escadas; já para objetos, que tal uma caça ao tesouro?

4. Jogos e dinâmicas para o warm up

Começar a aula com algum tipo de jogo ou dinâmica divertida também é muito bom. Quanto maior for a descontração, melhor; o aluno já fica mais desinibido para falar em inglês e se solta para participar mais da aula.

Jogos simples como telefone sem fio, jogo da forca (bom para treinar o nome das letras do alfabeto), scrabble (formação de palavras), entre muitos outros, são excelentes opções.

Descobrir qual é o desenho e também mímicas são outros que não têm erro, é diversão, e aprendizado, garantidos.

Lembre-se de incluir na atividade de warm up o conteúdo da última aula ou comece a introdução do novo conteúdo para que o momento seja aproveitado do ponto de vista pedagógico também.

5. Ouvir uma música e conversar sobre ela

Também é excelente usar músicas no aprendizado do inglês. A música pode tanto enfatizar matérias que já foram estudadas pelos alunos, como também conter frases que enfatizem a matéria que será estudada naquele dia, servindo para mostrar uma aplicação prática de construções daquele tema que será estudado.

É importante que os estudantes consigam entender a letra da música, pode parecer pouco, mas compreender uma música em inglês é algo que fascina muitos alunos e que pode ser um grande motivador para aprender inglês.

6. Karaokê

Se simplesmente ouvir uma música já é bom para aprender inglês, cantar então… com certeza é muito melhor!

Essa já é uma atividade para alunos um pouco mais adiantados, tanto pelo grau de inibição que gera cantar diante de outras pessoas, quanto pelas habilidades que serão exigidas, pronunciar corretamente e manter o ritmo da música é bem mais difícil do que parece.

É possível fazer com alunos mais iniciantes também, mas as músicas devem ser bem selecionadas, bem mais simples.

7. Bate-papo descontraído

Direcione uma conversa para um assunto que você queira, mas de forma casual, sem aqueles entraves da aula.

Como dito anteriormente, o quebra-gelo é um bom momento para revisar matérias da aula anterior ou preparar o terreno para a matéria que será estudada em seguida.

Então, basta puxar assunto e direcionar a conversa para onde você deseja, para um contexto onde você possa explorar o que foi estudado na aula anterior ou no que você vai adentrar em seguida.

Por exemplo, se está estudando o Presente Perfeito, pergunte se eles já estiveram em determinado local, se já viajaram para este ou aquele lugar, isto vai fazer com que eles precisem usar a construção do presente perfeito.

Com certeza, se o quebra-gelo de início de aula for bem feito, você vai garantir um bom desenrolar de toda a aula, por isso que ele é tão importante. Afinal, o que começa bem tente a fluir bem não é?

Agora que você conheceu várias atividades divertidas de warm up para aulas de inglês, que tal contar para a gente como você costuma iniciar suas aulas? Deixe seu relato aqui nos comentários!

Tags