6 dicas para usar vídeos de forma efetiva durante suas aulas de inglês

6 dicas para usar vídeos de forma efetiva durante suas aulas de inglês

6 dicas para usar vídeos de forma efetiva durante suas aulas de inglês

Tecnologia Nov 16, 2022

Os recursos tecnológicos são uma excelente ferramenta e devem ser usados sempre que possível para permitir o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e interessantes.

Seja através da utilização de jogos eletrônicos, testes online, músicas, filmes, seriados, etc., levar recursos deste tipo para a sala de aula é sempre uma boa ideia!

De tudo que a tecnologia podemos oferecer, sem dúvidas, os recursos audiovisuais são os mais importantes e um dos mais fáceis de serem utilizados em sala de aula.

Hoje vamos ensinar você a usar vídeo na aula de inglês. Então, se você quer conhecer as melhores dicas para utilizar vídeos de forma efetiva em suas aulas, confira as dicas a seguir!

1. Escolha o vídeo certo
2. Passe o vídeo sem áudio primeiro
3. Ler as legendas em voz alta pode ser uma atividade
4. Apresente o vídeo pausadamente
5. Reescrever e dublar o vídeo
6. Assista ao vídeo e faça um debate sobre ele

1. Escolha o vídeo certo

Qual vídeo para ensinar inglês devo utilizar com meus alunos?

O que for mais interessante para seus alunos! Apesar de a escolha ser sua, você deve levar em conta as preferências dos alunos. Vai ser muito mais fácil manter a atenção deles se eles estiverem acompanhando vídeos que gostam e fazem sentido para eles.

Pergunte para seu aluno que tipo de filme ou seriado ele gosta de assistir, busque trechos destes filmes ou séries que façam sentido para ensinar o assunto que você quer tratar.

É claro que para as crianças não tem erro: você pode utilizar desenhos animados. Mas lembre-se de prestar atenção à idade da criança quando for escolher os desenhos. Cada idade tem seu tipo de desenho preferido.

Mesmo com um público de adolescentes ou até mesmo de adultos podem ser utilizados desenhos animados, desde que a escolha seja bem-feita. Isso porque ao usar vídeo na aula de inglês, você deve buscar conteúdos com características que promovam uma melhor experiência para seus alunos.

Desenhos costumam ser divertidos e com uma linguagem simples e cotidiana, o que é ótimo para ensinar inglês com vídeo. Já pensou levar um tutorial de primeiros socorros para sua aula? Por mais útil que seja este conhecimento, treinamentos tendem a ser maçantes e pouco instigantes para os alunos…

2. Passe o vídeo sem áudio primeiro

É importante dizer qual o contexto do vídeo para ensinar inglês que você vai utilizar, ou, melhor ainda, passe o vídeo em silêncio e pergunte para seus alunos o que eles acham que está acontecendo, e quais seriam os possíveis diálogos que estariam se desenvolvendo ali.

Isto vai fazer com que os alunos já criem uma expectativa sobre o que vai acontecer e possibilita que eles absorvam mais do que se passa no vídeo quando finalmente ouvirem o diálogo.

Esta estratégia é excelente para alunos que estão começando a ter contato com vídeos e ainda estão desenvolvendo seu listening.

Você pode estimular seus alunos perguntando: o que acontece no vídeo, quem são as pessoas, onde eles estão, o que eles podem estar falando, etc.

3. Ler as legendas em voz alta pode ser uma atividade

Você pode utilizar vídeos com legenda para estimular, além do listening, também o reading e mesmo o speaking de seus alunos!

Eles podem ler as legendas e depois recitá-las em voz alta.

Após algumas repetições, você pode pedir para que eles atuem em pares (ou com você) repetindo o diálogo que ocorre no vídeo.

É um bom exercício para alunos que ainda não conseguem desenvolver uma conversação espontânea, pois já vão começando a entrar em uma situação de diálogo.

Se sua aula for particular, fica até mais fácil para o aluno, pois neste caso a timidez não deve ser um problema. Deixe o aluno bem à vontade com isso. Assim, além de usar vídeo na aula para ensinar inglês, você ainda gera uma conexão com o aluno ajudando-o a enfrentar obstáculos como a timidez.

4. Apresente o vídeo pausadamente

Este é um recurso para ser usado e abusado. Você pode passar o vídeo por etapas, discutindo e demonstrando cada linha do diálogo.

Antes mesmo de assistir o vídeo, você pode mostrá-lo parado em algumas partes específicas e fazer perguntas acerca do que está acontecendo. É um excelente modo de apresentar novos vocabulários, por exemplo apontando objetos inseridos na cena e que terão alguma importância na situação.

Você pode parar durante o vídeo para perguntar o que aconteceu até ali, para confirmar se realmente os alunos estão entendendo o que está se passando e perceber qual o nível de absorção do aluno daquele conteúdo.

Depois de ter assistido todo o vídeo você pode parar em algumas cenas chave e pedir para que o aluno faça um resumo (falando ou escrevendo) do que aconteceu naquela cena. Isto vai trabalhar diversas habilidades do aluno ao mesmo tempo.

5. Reescrever e dublar o vídeo

Este exercício é o mais completo o possível para desenvolver com seus alunos.

Após já ter treinado o listening assistindo às cenas, eles vão treinar a escrita reescrevendo as cenas que foram assistidas; em seguida deverão criar um novo diálogo e fazer a dublagem por cima da cena original, treinando o speaking.

Tudo pode ser feito na hora, é só deixar sem áudio e o aluno vai falando por cima da cena. É garantia de muita diversão e boas risadas.

6. Assista ao vídeo e faça um debate sobre ele

Com alunos mais avançados já é possível usar o vídeo de uma forma totalmente diferente, não para estudar o que ocorre no vídeo em si, mas para discutir sobre o assunto tratado no vídeo.

Você pode assistir uma notícia ou um pronunciamento sobre algum assunto e questionar seus alunos sobre a opinião deles sobre o que foi falado.

Se for um tema mais espinhoso ou que ofereça duas visões de mundo (uma contra e outra a favor), você pode até mesmo realizar um debate entre os alunos (ou entre o aluno e você).

Nesta situação também poderá ser treinado todo tipo de habilidade do aluno. Você passa o vídeo, faz um rápido apanhado sobre o assunto e depois divide os times do debate, dando a cada um dos times algum ponto de vista a ser defendido (sempre em contraposição ao outro grupo).

Em seguida, você dá um tempo para que os debatedores escrevam seus argumentos e os deixe à mão para serem utilizados durante o debate.

Agora é só assistir ao debate e fazer as correções necessárias durante a exposição dos argumentos por parte do aluno.

Aproveite os recursos tecnológicos e faça com que seus alunos consigam explorar o máximo de habilidades em cada exercício que passar.

Assim, com certeza você vai conseguir atrair e manter a atenção de seus alunos e, o mais importante de tudo, fazer com que eles efetivamente aprendam inglês!

Com as dicas deste artigo você pode usar vídeo na aula de inglês sem medo de errar! Lembre-se sempre de alinhar o conteúdo do vídeo ao objetivo pedagógico da aula para garantir a aprendizagem do aluno.

Se este artigo ajudou você, comenta neste post e aproveita para se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos no seu e-mail. Até a próxima!

Tags