Roteiro para aula de conversação em inglês

Roteiro para aula de conversação em inglês

Roteiro para aula de conversação em inglês

Metodologias Dec 9, 2022

Aulas de conversação são divertidas por si só e podem ser bem exploradas tanto presencialmente quanto na modalidade online. Para tanto, é preciso de um bom plano de aula de conversação em inglês.

O planejamento de uma aula de conversação é bem simples, a primeira coisa a se pensar é o objetivo da aula, em seguida o tema que será abordado, depois como este tema será abordado e, por fim, como serão feitas as correções (analisando se efetivamente o objetivo foi atingido).

Não podemos nunca esquecer do principal, em uma aula de conversação o aluno precisa ser estimulado a falar de forma desinibida.

A seguir vamos analisar cada um dos elementos do roteiro para uma aula de conversação em inglês e mostrar para você como dar uma aula de conversação em inglês. Fique com a gente!

Objetivo
Tema
Abordagem
Correções
Resumindo

Objetivo

Toda aula deve ter um objetivo a ser alcançado. Pode ser um novo vocabulário a ser aprendido, uma nova construção gramatical, o uso de um tempo verbal específico, enfim, qualquer conhecimento da língua inglesa que precisa ser treinado ou aprendido conforme seu plano pedagógico.

A primeira coisa a ser definida para sua aula de conversação é: o objetivo da aula.

Se o professor falhar aqui, a verdade é que ele não sabe nem o que está fazendo em sala de aula. Pode parecer meio duro, mas é verdade, se você não sabe o objetivo de uma aula, você está perdido igual a “um cego em um tiroteio” como diz o ditado. Não seja este professor!

Tendo o objetivo em mente, fica mais fácil escolher um tema a ser abordado.

Tema

Os temas para conversação em inglês se tratam do assunto que será abordado na conversação ou a situação onde ocorrerá a conversa que será travada entre os alunos (em caso de aula em grupo) ou entre o professor e o aluno.

Dependendo do tópico escolhido ele pode servir para todo tipo de aluno, desde iniciantes até os mais avançados, sendo que a forma de abordagem do tema é que vai determinar o nível de dificuldade.

O erro de muitos professores aqui é não usar a imaginação e pensar que a conversação deve se dar sempre entre ele e o aluno sobre um determinado tema, isso realmente limita muito o que se pode alcançar, principalmente no caso de alunos que ainda estão começando a conversação e não possuem a capacidade de ter conversas mais complexas.

Fica muito mais fácil se imaginar dentro de uma situação e cada uma das partes envolvidas fazer um dos papéis da cena que será desenvolvida. Por isso, simular situações e contextos é sempre uma ótima opção!

Definido objetivo e tema, chegou a hora de escolher a abordagem, isto é, a forma como será discutido o tema.

Abordagem

A abordagem mais simples em uma aula de conversação é simplesmente conversar sobre algum tópico.

É uma boa opção para alunos mais avançados, que já possuem um bom vocabulário e querem treinar novas situações e melhorar sua pronúncia e velocidade de resposta.

Mas pode ser uma abordagem muito limitada para alunos com um vocabulário ainda em desenvolvimento.

Sem dúvidas, a melhor forma de fazer o aluno vivenciar uma situação é fazer com que ele se imagine dentro dela. É lançar mão da atividade conhecida como RPG - Rolling Play Game, onde cada um faz um papel diferente, como se estivesse vivenciando a situação.

Por exemplo, se o objetivo da aula é reforçar o nome das partes do corpo humano, o que seria melhor do que uma situação em que a pessoa vai no médico ou na fisioterapia?

Para propor o exercício você precisa simplesmente dizer ao aluno: “você está com dor no joelho e foi ao médico falar com ele sobre isso. Eu vou fazer o papel de médico agora. Fale comigo” –  e o exercício começa aí, com o aluno descrevendo o que está sentido para o médico.

É importante que você já organize, de antemão, algumas perguntas para fazer como médico, para direcionar o aluno para que ele precise se utilizar do vocabulário que é o objetivo da aula. O médico poderia perguntar, por exemplo: “Você já teve dores em outras partes do corpo? Quais? Como foi o tratamento? Sente alguma coisa na sua coluna?... etc.”

Desta forma você tem infinitas situações para inserir o aluno e fazer com que ele aprenda o conteúdo da aula.

O objetivo é que o aluno aprenda como usar o Present Perfect? Imagine uma situação em que o aluno conversa com uma agente de viagens, que lhe oferece passeios para diversos lugares (o vocabulário de viagens e de novos países já vai no pacote).

O objetivo é desenvolver vocabulário referente a empregos? Imagine uma conversa entre o aluno e a representante de uma agência de empregos.

O objetivo é aprender termos do mundo de investimentos? Imagine o aluno conversando com  um assessor de investimentos.

E por aí vai, nem o céu é o limite!

Correções

Esta é uma parte importantíssima da aula e que demanda muita sensibilidade por parte do professor.

Após realizar a conversação, sempre com foco no objetivo da aula, o professor deve analisar o que foi falado e fazer as devidas correções.

O melhor, para não inibir o aluno e nem fazer ele se sentir constrangido, é só corrigir ao final, após terminado o exercício (é importante ir tomando nota dos erros durante a conversação).

Isto porque, até mais importante do que falar corretamente, é fazer com que o aluno fale, perca a vergonha e o medo de errar enquanto está falando.

O professor deve, no máximo, fazer algumas intervenções caso o aluno trave, normalmente com perguntas, as quais poderiam efetivamente ser utilizadas por um interlocutor que estivesse diante do aluno naquela situação.

Não interrompa o aluno e diga como ele deve falar. Faça perguntas buscando incentivá-lo a achar o que ele precisa dizer.

Após as primeiras correções, o professor deve analisar se o objetivo foi alcançado. A melhor forma de analisar é repetindo toda a situação, pois agora, após ter sido corrigido, o aluno tem a chance de passar novamente por aquele diálogo e efetivamente corrigir seus erros.

A repetição pode ser realizada várias vezes, talvez com algumas alterações, até que se tenha certeza de que o aluno alcançou o objetivo almejado.

É importante também evitar corrigir coisas demais de uma vez, para não frustrar o aluno. Se o objetivo é aprender vocabulário novo, foque nisso, o importante é que ele aprenda e entenda as palavras, a pronúncia pode ser corrigida em um outro momento, em outra aula cujo objetivo seja analisar a pronúncia.

Resumindo

Então, o roteiro para aula de conversação em inglês consiste em:

  • Ter um objetivo a ser alcançado;
  • Ter um tema para desenvolver;
  • Ter uma abordagem para o efetivo desenvolvimento do tema escolhido;
  • Ter um método de correção a ser aplicado após a conversação.

Lembre-se de, caso necessário, repetir o diálogo inserindo as correções até que se alcance o objetivo.

Agora que você já tem tudo o que precisa para criar seu roteiro e já sabe como dar aula de conversação em inglês, que tal seguir aprimorando sua metodologia com a gente? Continue lendo nossos artigos!

Tags