Recursos audiovisuais para ensinar inglês: conheça os benefícios. Foto de um professor ensinando aluna com computador.

Recursos audiovisuais para ensinar inglês: conheça os benefícios

Entenda por que utilizar Recursos Audiovisuais para ensinar inglês

Metodologias Oct 13, 2021

Recursos audiovisuais são ferramentas importantes no ensino, porque apresentam caráter interativo e moderno e se aproximam dos interesses do aluno, que vive cercado delas.

Do mesmo modo, a tecnologia também não é mera facilidade dos tempos atuais, mas sim parte da rotina de todos nós, inclusive dos estudantes de todas as faixas etárias: de crianças a adultos.

No ensino de inglês, os recursos audiovisuais ajudam o professor atraindo a atenção dos alunos, aproximando a aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade, além de introduzirem novas questões no processo educacional.

O domínio de uma segunda língua, especialmente o inglês, é uma importante habilidade nos dias atuais. No entanto, grande parte dos alunos ainda possui inúmeras dificuldades na obtenção de tal habilidade.

Um dos motivos é o modelo de ensino ultrapassado, no qual o conteúdo é apresentado de maneira descontextualizada e trazendo poucas contribuições ao aprendizado do aluno. Neste cenário, o uso de recursos tecnológicos e audiovisuais se apresenta como uma solução a este impasse.

Nesse artigo você vai entender o que são recursos audiovisuais, sua importância, alguns exemplos e descobrir o por quê de utilizar essas ferramentas para ensinar inglês. Boa leitura!

O que são recursos audiovisuais, importância e exemplos
Por que utilizar recursos audiovisuais para ensinar inglês

O que são recursos audiovisuais, importância e exemplos

Recursos audiovisuais são qualquer forma de comunicação, mensagem, material etc. que se destinam a ou visam estimular os sentidos da audição e da visão simultaneamente.

Em decorrência da evolução tecnológica, atualmente existem múltiplos recursos audiovisuais, como a internet, os aplicativos nos celulares, tablets, smartphones, a televisão (programas, séries televisivas), o datashow, o cinema (filmes, documentários), a lousa digital e por aí vai.

Essas novas tecnologias de informação e comunicação são elementos de relevante mudança social e cultural que influenciam e moldam a sociedade atual.

Se no passado o passatempo favorito dos alunos era a leitura de densos livros, nos dias de hoje os alunos se entretêm com vídeos nos seus celulares, jogos e inúmeras outras experiências audiovisuais.

É por isso que o uso de vídeo aproxima a prática educacional à realidade do aluno, ao cotidiano das linguagens de aprendizagem e à comunicação da sociedade contemporânea.

Também dialoga com as novas tecnologias, fazendo com que o ambiente escolar seja mais dinâmico e acompanhe as mudanças sociais.

Assim, o audiovisual deve ser visto não apenas como ferramenta ou instrumento, mas em sua dimensão sociocultural, pois os meios de comunicação fazem parte do dia a dia dos alunos, influenciando em suas personalidades e desenvolvimento.

Veja, a nova geração de estudantes não se sente atraída pelo modelo clássico de ensino: lousa, caderno, livros e professor explicando. Daí a importância do uso de recursos audiovisuais para o ensino.

Os recursos audiovisuais necessitam de suporte tecnológico para sua exibição. Alguns exemplos desses suportes são:

  • Aparelhos celulares;
  • tablets;
  • computadores;
  • internet.

Para despertar o interesse dos alunos e ter maior assertividade no desenvolvimento do conhecimento deles, o professor pode utilizar alguns desses recursos audiovisuais listados abaixo em suas aulas:

  • Filmes relacionados com a matéria;
  • e-books interativos;
  • apostilas virtuais;
  • trabalhos em sala de aula por meio de vídeos;
  • plataformas web;
  • documentários;
  • jogos educativos.

Veja agora as vantagens de utilizar os recursos audiovisuais no ensino da língua inglesa.

Por que utilizar recursos audiovisuais para ensinar inglês

Como você viu até agora,  o uso de recursos audiovisuais no ensino é recomendado pelo fato de despertar o interesse dos alunos, aproximando-se da realidade destes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e, por isso, mais eficiente.

No ensino de uma língua estrangeira, o uso de tais recursos demonstra-se ainda mais benéfico ao aluno e você já vai entender por quê.

Para que o aprendizado ocorra de forma duradoura e efetiva é indispensável que o professor leve em em consideração o conteúdo que o aprendiz domina ou não, e também o que lhe interessa. Somente assim é possível motivá-lo a aprender.

Se o aluno está motivado, interessado e empenhado em aprender, a aprendizagem autêntica ocorre.

A prática do vídeo como ferramenta de aprendizado combina a comunicação sensorial-cinestésica com o audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, porque explora o ver, o sentir e, através dele, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo e nós mesmos.

Em se tratando da aprendizagem de uma nova língua, os alunos desenvolvem uma aprendizagem mais significativa quando as palavras, a informação verbal e as imagens têm relação entre si.

Isso porque ele consegue organizar melhor as informações e absorver o conhecimento quando existe continuidade espacial, quando as palavras, o texto e as imagens se encontram próximas umas das outras, atendendo ao fato de possibilitarem a construção de um referencial de ligação entre elas.

Comparando a linguagem escrita com a audiovisual, percebe-se que a segunda tem um efeito diferente no processo de ensino-aprendizagem, necessário ao aprendizado de uma nova língua.

Enquanto a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a forma, a organização e a análise lógica, a linguagem audiovisual amplia as múltiplas habilidades e atitudes perceptivas, além de requerer constantemente a imaginação e a sensibilidade.

Outro ponto importante de ressaltar é que o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula faz com que o professor deixe de ser um mero transmissor de informações, colocando o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem ao estimular sua autonomia para a compreensão e pensamento crítico sobre o conteúdo apresentado, indo ao encontro das metodologias ativas.

Para que uma evolução real seja observada no aprendizado da língua, é necessário que sejam buscadas alternativas de ensino, explorando todas as possibilidades e para este fim. Neste contexto, os recursos tecnológicos se apresentam como importantes instrumentos.

Reconhecendo a importância do uso de recursos audiovisuais para o ensino de inglês, o material didático digital da Flexge foi desenvolvido com muito aporte audiovisual, tendo o foco nas habilidades de speaking e listening. Saiba mais sobre nossa plataforma!

Tags