Afinal, quantas horas de inglês é preciso para ficar fluente?

Metodologias Jul 1, 2021

Você chegou até aqui porque quer saber quantas horas de inglês são necessárias para alcançar a fluência. Já adianto a você que é algo em torno de 1.200 horas, partindo do zero. Mas não é tão simples assim.

Como você vai descobrir neste artigo, tão importante quanto as horas de estudo, são os métodos. O jeito como você estuda também é muito importante para o alcance da fluência. Mas sobre isso, falarei mais adiante.

Aprender uma nova língua é um desejo de muitos. Especialmente o inglês, a língua universal que viabiliza a comunicação neste mundo globalizado e conectado, fruto da Era Digital que transformou todos os aspectos da sociedade, inclusive o ensino de inglês.

Cada vez mais necessário e valorizado, a simples pergunta “você fala inglês?” costuma provocar reações nervosas, de constrangimento, vergonha e frustração para quem não fala.

No Brasil, 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento do idioma inglês, segundo o relatório “Demandas de aprendizagem de Inglês no Brasil”, feito pela British Council.

Fica fácil deduzir que a imensa maioria de brasileiros ainda tem uma longa estrada até poder ingressar no seleto grupo de fluentes na língua inglesa.

Além dos problemas no sistema educativo, como o uso do livro didático com ênfase na escrita e leitura, professores não falantes, aulas em português, a falta de tempo costuma inibir e dificultar a decisão de vencer esse desafio.

Aprender um novo idioma parece ser uma tarefa quase impossível para quem vive no Brasil. No entanto, há uma luz no fim do túnel!

Com o apoio das tecnologias educacionais, o aprendizado do inglês está cada vez mais acessível.

Neste artigo você vai conferir:

Quantas horas de inglês para ficar fluente?
Como ter motivação para estudar inglês?
Como a tecnologia pode ajudar no aprendizado de inglês?

Quantas horas de inglês para ficar fluente?

De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, ou Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), existem seis níveis de fluência: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Essa escala vai do nível mais básico (A1) ao fluente (C2).

Cada nível desses leva em torno de 200 horas de estudos para o domínio. Assim, estima-se que partindo do zero, um aluno leve aproximadamente 1.200 horas de estudo para aprender inglês.

Mas então, quantas horas devo estudar inglês por dia para alcançar a fluência?

É possível aprender inglês com uma única hora de estudo por dia, em pouco mais de três anos de dedicação.

Agora, o que você precisa saber é que, a quantidade de horas de inglês você vai precisar para ficar fluente vai depender da metodologia utilizada e do seu empenho.

Por isso, muito mais importante do que se perguntar quantas horas de inglês para ficar fluente é preciso estudar ou quantas horas estudar inglês por dia, é se preocupar em como você vai estudar.

Claro que a quantidade de horas em que o aluno é exposto ao inglês é proporcional ao alcance da fluência. Quanto mais, melhor.

Mas também é importante ter em mente que progressão é melhor do que perfeição. Por isso você não deve preocupar-se tanto com o domínio “perfeito” da nova língua, e sim focar no progresso diário e constante.

Como ter motivação para estudar inglês?

A motivação para a aprendizagem de inglês costuma ser objetiva: para se candidatar a uma vaga de emprego para a qual ser falante em inglês é uma exigência.

Ou para realizar uma viagem de maneira mais confiante, poder dar continuidade à vida acadêmica em Universidades fora do país, assistir a seriados, entre outras.

Porém, uma forte motivação pode ser excelente para impulsionar a arrancada, mas nem sempre sustenta a atitude adequada durante todo o trajeto.

A melhor opção seria não aguardar uma emoção arrasadora que nos motive, mas sim tomar a decisão de definir uma rotina e zelar para fazer dela um hábito que se insira criando raízes em nossa vida.

Ao se perguntar quantas horas de estudo para aprender inglês serão necessárias, o aluno não pode ter em mente a ideia de que quanto antes cumprir todas essas horas, melhor.

É normal que pessoas decididas a estudar um novo idioma, independentemente do método escolhido, iniciem essa jornada com uma alta dose de entusiasmo, extremamente motivadas, estudando várias horas seguidas.

Além de provocar uma rápida e prejudicial exaustão para o cérebro, a constatação do rápido e volumoso esquecimento ocorrido em pouco tempo, provoca uma perda de entusiasmo que, ironicamente, acaba com a motivação inicial.

Cabe ao professor orientar o aluno neste sentido, para que ele encontre ânimo para persistir no estudo de inglês até alcançar a fluência.

Há muito tempo se conhece a – pouca – capacidade de retenção de nossa memória. Conhecida como “curva de esquecimento”, esse fenômeno psicológico foi descoberto pelo alemão Herman Ebbinghaus em 1885.

Segundo ele, nosso cérebro esquece em média 50% do que aprendemos, se não for revisado no dia seguinte, e essa porcentagem só vai aumentando ao longo do tempo.

Porém, os cientistas começaram a explorar esse fenômeno e descobriram que a retenção do conteúdo é alta (em torno de 80%) se for revisto dentro de 24 horas.

Essa descoberta reforça a proposta de estudo diário de uma hora como método eficiente para aumentar a qualidade do aprendizado. Hoje já é consenso entre os especialistas que estudar muito, o chamado “overlearning”, prejudica o aprendizado.

Como a tecnologia pode ajudar no aprendizado de inglês?

A tecnologia também vem mudando o panorama de insucesso no ensino de línguas, para uma nova forma inovadora e eficiente de ensinar e aprender.

A atual geração de alunos, absolutamente inserida no universo digital, tem chamado a atenção das empresas de tecnologia, as quais investem cada vez mais nessa área, onde os resultados já começam a ser percebidos.

O digital chegou à educação para somar, para promover a cidadania que hoje, no mundo globalizado, não pode omitir nem a tecnologia e nem ignorar a necessidade de saber inglês.

A tecnologia viabiliza um ensino mais personalizado, ajudando a superar desafios como dar aula em uma turma multinível, por exemplo. Além de permitir a flexibilização de horários e ambiente de ensino.

Pensando nisso, o material didático online da Flexge, foi criado para atender especificamente às necessidades peculiares dos estabelecimentos de ensino e professores particulares de inglês.

Desenvolvido com uso da gamificação, abordagem natural da língua, metodologias de aprendizagem ativa e do ensino personalizado, faz com que o aluno desenvolva as quatro habilidades linguísticas desde o primeiro contato com a plataforma, conforme o seu nível de conhecimento.

Isso se deve ao avançado sistema de reconhecimento de voz, que compara a fala do aluno com a de mais de cem nativos e gera um feedback instantâneo.

Ao ver sua pronúncia comparada a de nativos, com avaliação de palavra por palavra, o aluno se sente motivado a melhorá-la. Assim, ele acompanha a própria evolução na fala e o progresso no aprendizado do inglês.

A organização das unidades em exercícios e revisões intercaladas, conduzem o estudante, de forma natural, para uma prática de estudo com melhores resultados.

Para o professor e gestor da instituição, o painel administrativo permite visualizar com clareza a situação individual dos alunos, suas dificuldades e progressos. É possível direcionar o estudo com base nas estatísticas e filtros que só a tecnologia da informação permite obter com precisão.

Acesse nosso site e fique por dentro das funcionalidades que o material didático online da Flexge oferece para o ensino de inglês.

Você não vai mais precisar se preocupar com quantas horas de inglês para ficar fluente são necessárias, porque seus alunos não vão mais querer parar de estudar!

Tags