Por que aprender inglês: os benefícios de falar a língua global

Descubra por que o inglês se tornou a língua franca e quais os benefícios de aprender o idioma.

Por que aprender inglês: os benefícios de falar a língua global

Você já parou para pensar por que aprender inglês é tão importante nos dias de hoje?

Os argumentos para a importância do aprendizado do idioma são muitos!

Selecionamos alguns para você ter uma ideia de por que é importante aprender inglês e os benefícios que isso trará para sua vida.

Não deixe de ler esse artigo e descobrir as razões pelas quais você deve aprender essa língua!

Por que aprender inglês
A importância da língua inglesa
Benefícios de aprender inglês

Por que aprender inglês

Hoje, dificilmente alguém ousaria contestar a afirmação de que falar a língua inglesa é uma habilidade essencial. Trata-se de um consenso mundial.

A globalização, que aproximou as diversas sociedades e nações existentes no mundo, precisava de uma língua eficiente para promover a comunicação entre as mesmas.

Essa língua, chamada de língua franca da aldeia global, é o inglês.

Considerada a língua universal, é usada por falantes das mais diversas nacionalidades e línguas, inclusive entre regiões mais afastadas do planeta.

Seu domínio passou a ser uma chave que abre importantes portas, um verdadeiro passaporte para um mundo de possibilidades.

Há quem pense que saber inglês é necessário tão somente para a comunicação profissional. Mesmo sendo um importante diferencial na carreira, a importância de dominar a língua inglesa não se restringe a essa área.

Na vida pessoal e acadêmica, falar inglês também promove inúmeras oportunidades. O acesso às diferentes culturas, por exemplo, tanto em viagens quanto em obras publicadas, é muito maior ao dominar o idioma com profundidade.

Grande parte das obras mais importantes em todas as áreas do conhecimento está escrita em inglês, ou, pelo menos, foram traduzidas para esse idioma.

Caso você ainda esteja se perguntando por que aprender inglês, não deixe de ler esse texto até o final. Logo você vai entender.

A importância da língua inglesa

Atribuir ao domínio econômico dos Estados Unidos da América a exclusiva responsabilidade pelo inglês como língua universal, é uma crença muito difundida. Mas será esse o motivo?

A História mostra outro caminho percorrido por esse idioma, diretamente ligado à Inglaterra. Foi graças à Revolução Industrial, iniciada naquele país no século XVIII, que o imperialismo britânico levou a língua para todos os continentes do planeta.

Um exemplo da relevância desse fenômeno é o ocorrido na Índia, país com mais de mil e seiscentos dialetos e vinte idiomas oficiais. A partir da colonização britânica, a inserção do inglês foi maciça, até se tornar, hoje, a segunda língua oficial mais falada.

Expansão semelhante ocorrendo em outros países, devido ao processo de colonização

Posteriormente, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA passaram a dominar a economia do planeta, já em meados do século XX.

O desenvolvimento do comércio internacional tornou os Estados Unidos uma superpotência, dando início, junto com sua estratégia de dominação cultural, ao processo que foi denominado de globalização e que consolidou o inglês como a língua global.

Com o advento da tecnologia incrementando a comunicação mundial, a hegemonia norte-americana se fez ainda mais presente.

Esse é um processo que tende a se expandir cada vez mais, a tal ponto de hoje ser um consenso a necessidade de ter fluência no inglês para uma vida profissional bem sucedida.

O inglês é falado como primeira língua somente nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda, Escócia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Bahamas, Jamaica, somando mais de 450 milhões de pessoas.

Mas, além destes, mais de 750 milhões de pessoas falam o inglês como língua estrangeira.

Ainda tem dúvidas sobre por que é importante aprender inglês? Continue lendo!

Benefícios de aprender inglês

Um dos principais benefícios de falar a língua inglesa é a possibilidade de ganhar mais dinheiro. Qual é o trabalhador que não deseja isso?

Pesquisas indicam que a diferença salarial entre um profissional com e sem domínio de inglês pode chegar a 70%. Não somente na hora da contratação, mas também para oportunidades de promoção, essa habilidade é um forte diferencial para uma carreira de sucesso.

Mesmo sendo uma empresa brasileira, a necessidade de contínuo aperfeiçoamento e a possibilidade de interagir com pessoas de outros países, faz com que o profissional que fale inglês seja muito valorizado.

Essa grande diferença salarial está diretamente ligada ao baixíssimo percentual da população de brasileiros fluentes na língua.

Em pesquisa feita com aproximadamente 80 países pela empresa de educação internacional EF - Education First, o Brasil ficou em 53º posição, com seus menos de 3% da população fluente no idioma inglês.

Além dos benefícios profissionais diretamente relacionados à ascensão salarial, dominar a língua inglesa permite a expansão dos horizontes culturais e pessoais.

Viagens, leitura, cinema, música, comunicação com pessoas de outros países, aperfeiçoamento acadêmico, uso da tecnologia, são algumas entre tantas situações e áreas em que ter fluência no inglês é o grande diferencial para o sucesso.

Apesar das possíveis críticas quanto ao lado sombrio desse imperialismo linguístico, a realidade é que o inglês é o idioma da comunicação em nossa conectada aldeia global.

Agora que você já sabe por que aprender inglês é tão importante, continue lendo nossos artigos e descubra como as metodologias ativas de ensino podem ajudar seus alunos a alcançarem a fluência no idioma!