8 ferramentas grátis e digitais de organização para professores.

8 ferramentas grátis e digitais de organização para professores.

8 ferramentas digitais e gratuitas de organização para professores

Tecnologia Mar 7, 2022

A organização torna nosso dia a dia mais fácil. Quando sabemos onde as coisas estão, as encontramos com rapidez. Quando planejamos nosso dia, sabemos o que é preciso fazer e com isso não nos perdemos e esquecemos de algo importante.

Tratando-se de professores, a organização ganha ainda mais relevância, vez que lida com diversos materiais, turmas, alunos, horários, escolas, conteúdos e por aí vai.

Para não se perder em meio a tantos compromissos, documentos, planos de aula, arquivos e materiais, todo professor precisa contar com um bom sistema de organização. Você tem o seu?

Se ainda não tem, esse artigo pode ajudar você. Conheça algumas ferramentas de organização para professores que você pode utilizar para tornar os seus dias mais fáceis e produtivos.

Quer saber como ser um professor organizado? Confira nossa lista com 8 ferramentas digitais de organização para professores!

1. Google Classroom
2. TeacherKit
3. Planboard
4. Edmodo
5. Evernote
6. Pocket
7. Microsoft To Do
8. Google Agenda

1. Google Classroom

Para ser um professor organizado, você pode começar organizando suas aulas e materiais de apoio.

O Google Classroom é uma ferramenta muito utilizada por vários professores. Trata-se de um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas e professores que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos.

Nessa plataforma, você pode se comunicar com seus alunos e também com outros professores em tempo real, criar e distribuir tarefas aos alunos, configurar e gerenciar turmas, promover debates e várias outras atividades.

Você pode utilizar essa ferramenta como um repositório dos seus conteúdos, organizando turmas por assunto, por exemplo, alterando os alunos cadastrados conforme avançam no conteúdo, deixando o ambiente preparado para novos alunos.

As possibilidades são muitas! Se você está buscando ser um professor organizado, essa ferramenta é simples e fácil de usar, sendo uma ótima opção para começar seu sistema de organização.

Essa ferramenta de organização possui versão web e aplicativo mobile e é gratuita.

2. TeacherKit

Outra ferramenta de organização para professores é o TeacherKit. Esse aplicativo é excelente para o gerenciamento de salas de aula.

Com ele, é possível criar os registros das turmas e alunos, controlando a frequência, adicionando notas, fazendo médias, etc.

Também é possível através dessa ferramenta se comunicar com alunos e pais, além de poder analisar e compartilhar informações, tornando seu acompanhamento mais significativo e adicionando impacto ao seu trabalho.

Essa é uma ferramenta muito prática para você organizar informações de gerenciamento das turmas, como frequência e notas. No entanto, não tem a possibilidade de organizar seus materiais, por exemplo.

Ele praticamente substitui o antigo livro de chamada, aquele cheio de quadrinhos e letras pequenas que todo professor ADORA preencher (contém ironia!)

Por isso é que, para ser um professor organizado, é importante que você combine o uso de ferramentas diferentes, complementares entre si, abarcando todas as suas necessidades.

O TeacherKit possui uma versão básica que é free e uma versão paga que custa em torno de 4 dólares por mês.

3. Planboard

Se você está lendo esse artigo, é porque quer saber como ser um professor organizado, certo?

Pois bem. Para ser um professor organizado, você vai precisar criar um sistema próprio de organização, combinando diferentes ferramentas.

O Planboard é um exemplo de ferramenta de organização para professores que pode ser utilizada combinada com outra, no caso, o Google Classroom, sobre o qual falei anteriormente.

Com essa ferramenta de organização, você economiza tempo planejando as suas aulas. Nela você pode definir currículo e conteúdos das suas aulas e fazer uma agenda personalizada com seus horários de aulas.

Ainda, você pode criar aulas com um editor moderno e intuitivo, adicionar arquivos, fotos e vídeos para deixar suas aulas mais dinâmicas e compartilhar essas aulas com suas turmas no Google Classroom.

Além disso, também é possível criar modelos de aula e, assim, reduzir ainda mais o tempo de preparação.

Vale destacar que o Planboard é um planejador de aulas e livro de notas online gratuito usado por mais de 500.000 professores.

4. Edmodo

O Edmodo é uma ferramenta que possui vários recursos para professores, desde a criação de miniblogs até o envio de SMS para os alunos.

Nele você pode armazenar e compartilhar arquivos, enviar SMS, compartilhar links e inserir vídeos, elaborar um calendário de turmas e atividades, visualizar documentos na plataforma do Word, PowerPoint e Excel, entre outros.

Trata-se de uma plataforma interativa e que pode ajudá-lo a centralizar a comunicação com seus alunos no ambiente online, lembrando até mesmo uma rede social, complementando seu sistema de organização e você pode criar sua conta grátis.

5. Evernote

Tratando-se de organização de notas, conteúdos e links, o Evernote é de longe a ferramenta mais completa. Com ela você pode organizar tarefas, ideias e até mesmo aulas.

Sabe aquele monte de prints que você tem perdidos na memória do seu celular? E aqueles textos marcados como favoritos que você nunca voltou a ler?

Que tal centralizar todas essas informações e ideias que estão espalhadas por aí em um local que você pode organizar como se fosse um caderno? Esse lugar é o Evernote.

Essa é uma ótima ferramenta de organização para professores, mas também pode ser útil para você se organizar na sua vida pessoal.

Na versão gratuita, é possível salvar páginas da web, trocar mensagens e acessar anotações em todos os computadores ou celulares utilizados.

6. Pocket

Na Era Digital, é difícil não se perder em meio a tantas notícias e informações que recebemos a todo o tempo em nossos computadores, celulares e até relógios.

Como selecionar e acompanhar os conteúdos que são do seu interesse? Nisso o Pocket pode ajudar você!

Essa ferramenta permite reunir publicações para realizar a leitura offline quando você tiver disponibilidade. Com ele, você pode organizar os textos, vídeos, podcasts e todos outros conteúdos que você não consegue consumir no exato momento em que recebe.

Ele serve como um arquivo onde você cria uma lista de leitura e outros materiais para consumir no melhor momento, sem se perder em meio a tanto conteúdo.

Com o Pocket você se mantém atualizado, sem se sobrecarregar de conteúdos ou deixar algo importante passar. Você pode criar sua conta gratuitamente e adicionar uma extensão ao seu navegador para salvar com apenas um clique os conteúdos que deseja consumir depois. Mais prático que isso, só dois disso…

7. Microsoft To Do

As maiores aliadas da organização são, sem dúvidas, as listas. Você tem o hábito de fazer listas?

Desde a lista de compras do mercado até a to-do list com as tarefas do dia: listas são eficientes e com o Microsoft To Do você pode criar listas de tarefas diárias ou semanais, de acordo com suas preferências.

O bom de utilizar essa ferramenta de organização em vez de um caderno, por exemplo, é que suas listas podem ser acessadas tanto do computador, quanto dos smartphones.

8. Google Agenda

O último item da nossa lista é o Google Agenda e isso porque provavelmente você até já o utilize. Acertei?

O Google Agenda é hoje um dos serviços de agenda online mais famosos e possui diversas funcionalidades que você pode explorar!

Além de exibir o calendário no qual você pode adicionar suas tarefas, eventos e demais compromissos, esta ferramenta de organização também permite sincronizar agendas de outras pessoas para visualização ao mesmo tempo.

Também é possível a criação de eventos online e envia notificações para lembrar os usuários de seus compromissos quando estão próximos. Assim você pode, por exemplo, criar eventos para suas aulas e enviar notificações para os e-mails dos seus alunos para que eles não esqueçam do compromisso de vocês.

Agora que você já conhece 8 ferramentas de organização para professores, que tal assinar nossa newsletter para receber mais dicas como essas no seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo e entre para nossa lista de professores em busca de aperfeiçoamento!

Tags