As 5 melhores técnicas para ajudar os alunos a se comunicarem em inglês com fluência

As 5 melhores técnicas para ajudar os alunos a se comunicarem em inglês com fluência

As 5 melhores técnicas para ajudar os alunos a se comunicarem em inglês com fluência

Metodologias May 25, 2023

Alcançar a fluência em inglês é algo mágico, quando você finalmente consegue conversar sem precisar interromper para pensar - pelo menos não mais do que faz no seu idioma nativo - é uma sensação maravilhosa!

No entanto, para atingir esse ponto, é necessário dedicação e prática. Ninguém acorda de manhã falando inglês do nada.

Felizmente, existem técnicas e exercícios específicos que podem ajudar a alcançar a fluência mais rapidamente, e é exatamente sobre essas estratégias que trataremos neste artigo.

Além dessas estratégias, é importante destacar o uso de boas tecnologias, que podem ser de grande auxílio no desenvolvimento da conversação e pronúncia das palavras em inglês.

Quer aprender as 5 melhores técnicas para ajudar seus alunos a atingirem a fluência de forma rápida e eficiente? Então, leia até o final e confira as seguintes técnicas:

1 - Contato diário com o idioma
2 - Conversação em grupos
3 - Correção de erros
4 - Escuta ativa
5 - Foco na pronúncia
Conclusão

1 - Contato diário com o idioma

Ter contato diário com conteúdo em inglês é, sem dúvida, a melhor dica para quem está aprendendo o idioma.

Nosso cérebro aprende por meio de repetição e familiaridade, tornando os sons do inglês cada vez mais comuns e fáceis de entender, até que se tornam naturais.

Agora, se o objetivo é falar de forma fluente, além de consumir conteúdo, o aluno também precisa falar mais em inglês.

Hoje em dia, isso é fácil de fazer com aplicativos e plataformas específicas que contam com sistemas que apresentam frases para o aluno falar, gravam sua pronúncia e ainda lhe atribuem uma nota com base na porcentagem de acerto em comparação com um falante nativo (como é o caso da Flexge, por exemplo).

O ideal é que o aluno estude e fale em inglês todos os dias, assim como a audição do idioma auxilia na assimilação, falar diariamente também acelera o desenvolvimento da fluência.

2 - Conversação em grupos

A conversação em grupo é uma das melhores técnicas para ajudar os alunos a perderem completamente a inibição e se comunicarem em inglês com mais fluência.

O objetivo da conversação em grupo é criar um ambiente seguro e colaborativo para que os alunos pratiquem a conversação em inglês sem medo de cometer erros. Os alunos podem ser divididos em grupos de discussão ou mesmo em pares para praticar.

O professor pode estimular a discussão em grupo com perguntas e temas de interesse dos alunos, além de fornecer suporte para ajudar a melhorar a sua gramática e vocabulário.

3 - Correção de erros

Os erros são uma parte natural do processo de aprendizagem de qualquer idioma, por isso é importante que os alunos possam identificar e corrigir seus próprios erros.

O professor deve incentivar os alunos a identificar e corrigir seus próprios erros. É importante lembrar que a correção deve ser feita de forma construtiva, sem constranger o aluno.

Uma dinâmica excelente é pedir a um aluno que corrija a estrutura ou pronúncia da fala de outro aluno e mostre como a frase ou expressão poderia ter sido melhor elaborada ou pronunciada. Mais uma vez, é importante que o professor supervisione e assegure que tudo ocorra sem constrangimentos.

4 - Escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica importante para ajudar os alunos a se comunicarem em inglês com mais fluência.

O professor pode utilizar atividades que estimulem os alunos a ouvirem atentamente, como exercícios de compreensão oral, vídeos, podcasts e outras atividades que envolvam a escuta da língua.

O objetivo é ajudar os alunos a se acostumarem com a sonoridade do inglês e a entenderem as nuances da língua.

Para tornar a atividade ainda mais completa, forneça exercícios escritos com base nos áudios e, em seguida, corrija-os pedindo que o aluno leia suas respostas em voz alta. Isso permite que o aluno formule as frases com mais tempo, por escrito, e depois ainda pratique sua conversação. É um exercício completo que treina e conecta as quatro habilidades: listening, writing, reading e speaking.

5 - Foco na pronúncia

A pronúncia é uma das habilidades mais importantes para a comunicação em inglês. É fundamental que os alunos tenham uma boa pronúncia para que possam ser compreendidos facilmente.

Para se comunicar não é preciso uma pronúncia perfeita, sem sotaque, mas é importante conhecer a fonética correta e o som de cada letra em inglês.

O professor pode utilizar atividades que estimulem a prática da pronúncia correta, como exercícios de repetição, exercícios de entonação e outras atividades que enfatizem a sonoridade das palavras.

Além disso, o professor pode fornecer feedbacks individuais para ajudar os alunos a melhorarem sua pronúncia.

Felizmente, atualmente é possível ter acesso e estudar a pronúncia de falantes nativos de inglês sem precisar ter uma pessoa nativa do idioma à sua disposição.

A tecnologia nos permite estudar como se tivéssemos vários professores nativos à nossa disposição e o melhor na hora que quisermos, é o que acontece no sistema pronunciation assessment da Flexge.

O aluno grava a própria voz falando inglês e nossa ferramenta compara sua pronúncia a de falantes nativos, atribuindo uma nota e apontando os pontos em que o aluno precisa melhorar.

Ele também pode ouvir individualmente cada palavra gravada por ele e pelo falante nativo, identificando como aprimorar sua pronúncia.

Conclusão

Ao utilizar essas técnicas, os professores podem ajudar seus alunos a se sentirem mais confiantes na comunicação em inglês, melhorando sua fluência e habilidades gerais no idioma.

É importante criar um ambiente seguro e colaborativo para seus alunos, para que se sintam confortáveis e motivados a praticar e desenvolver suas habilidades linguísticas, sem constrangimentos.

Com dedicação e persistência, os alunos podem se tornar mais fluentes na conversação em inglês.

O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário.

Tags