A importância da língua inglesa para a Educação 4.0

Entenda como saber inglês é importante em nosso atual mundo globalizado e como esta habilidade pode abrir inúmeras portas.

A importância da língua inglesa para a Educação 4.0

Atualmente, não há mais barreiras para a informação, isso faz com que saber inglês não seja mais somente uma habilidade desejável - MAS ESSENCIAL.

O ideal seria que todos aprendessem na infância, uma vez que em nosso mundo conectado e em constante mudança, o inglês é a língua escolhida para tratar de todas as inovações e comunicações referentes a negócios, política, ciência e tecnologia.

Aprender inglês é crucial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. O domínio da língua abre portas para trabalhos em empresas multinacionais e possibilita a comunicação com colegas e clientes de outras partes do mundo.

Além disso, praticamente todas as informações e tecnologias mais recentes estão disponíveis primeiramente em inglês, tornando a língua uma necessidade para quem busca estar atualizado em sua área de atuação.

Se antigamente o acesso às novidades demorava anos para chegar ao Brasil, hoje o acesso à informação é instantâneo, mas somente se você souber inglês. Ou seja, podemos dizer que se você não sabe inglês, está praticamente vivendo no passado.

Caso você não saiba inglês, vai ter que se contentar com as traduções pouco confiáveis de aplicativos (inclusive os de inteligências artificiais) ou vai ter que esperar bastante tempo para que saia alguma tradução oficial decente.

Quer entender melhor qual a importância da língua inglesa na atualidade? Fique com a gente neste artigo e confira algumas razões pelas quais a necessidade de saber a língua inglesa é inegável:

Comunicação global
Oportunidades de trabalho
Destaque profissional
Viagens internacionais
Acesso a informações
Conclusão

Comunicação global

O inglês é a língua mais amplamente falada no mundo, com cerca de 1,5 bilhão de pessoas falando a língua em algum nível.

É também a língua oficial em mais de 50 países e idioma oficial de comunicação na maioria das organizações internacionais, como a ONU, a OTAN e a União Europeia.

Isso significa que, se você quiser se comunicar com pessoas de todo o mundo, o inglês é a língua mais eficaz para fazê-lo.

Oportunidades de trabalho

O inglês é a língua oficial dos negócios, da ciência e da tecnologia.

Muitas empresas globais exigem que seus funcionários falem inglês, além disso, ter fluência no idioma pode abrir portas para inúmeras oportunidades de emprego e promoções.

É importante lembrar que na atualidade para ter uma carreira internacional você sequer precisa sair de seu país de origem.

Atualmente, inúmeros brasileiros trabalham para empresas internacionais direto do Brasil, em home office, se comunicando com seus colegas de trabalho que se encontram em diversos outros países mundo afora; pode ter certeza que esta comunicação é feita em inglês na maioria dos casos.

Além disso, os principais estudos acadêmicos e científicos são publicados em inglês, então para aqueles que buscam uma carreira em pesquisa, engenharia ou tecnologia, o inglês é uma habilidade essencial.

Seja qual for a área, todas as novidades saem primeiro em inglês, exatamente porque os principais nomes de referência e revistas especializadas são sempre difundidas em inglês, pois a maioria do público sabe este idioma.

Destaque profissional

De acordo com uma pesquisa recente do British Council, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente.

Já aqueles que falam inglês, mas não de maneira tão avançada, representam, por sua vez, apenas 5% da população.

Ou seja, se você é fluente em inglês, você possui uma habilidade que lhe permite estar a frente de 99% da população, isso lhe garante a possibilidades de emprego e carreira internacional que não podem sequer ser almejadas pela imensa maioria da população.

Viagens internacionais

Se você deseja viajar para o exterior, saber inglês vai ajudá-lo a se comunicar com moradores locais, ler sinais e menus, fazer reservas em hotéis, comprar passagens aéreas e navegar em cidades desconhecidas com muito mais facilidade.

Mesmo em países onde a língua oficial não é o inglês, como França, Itália e Espanha, por exemplo, você sempre vai encontrar muitas pessoas que falam inglês - especialmente em locais turísticos - e vai ser capaz de aproveitar muito mais a sua viagem.

Acesso a informações

A maioria das informações na internet estão em inglês, então se você quiser pesquisar sobre um tópico específico ou encontrar recursos educacionais online, saber inglês vai facilitar muito o seu trabalho.

Não importa qual seja o seu campo de interesse, pode ter certeza que você vai encontrar muito mais informações sobre ele em inglês do que em português - ou qualquer outro idioma.

É fácil perceber porque isso acontece. Afinal, quanto mais gente falando sobre um determinado assunto, mais informações sobre este assunto vão ser geradas e se a maioria das pessoas sabe inglês, a maioria das informações vão estar neste idioma.

Se compararmos o número de pessoas que sabem português no mundo - que é cerca de 280 milhões - com os cerca de 1,5 bilhão de pessoas que sabem inglês, percebemos que temos um público de mais de 5 vezes nesta segunda categoria.

Então, grosso modo, podemos dizer que vamos encontrar cerca de 5 vezes mais informações sobre um determinado assunto em inglês do que em português - é lógico que existem  questões como preferências locais e culturais diferentes que podem influenciar - mas este é um bom parâmetro comparativo para se ter em mente.

Além disso, muitas das principais plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter, são baseadas em inglês, então ter habilidades na língua vai ajudá-lo a se comunicar melhor com outras pessoas e a se envolver com conteúdos online.

Conclusão

Não há dúvidas de que saber inglês é uma habilidade essencial na atualidade, independentemente do seu campo de atuação e do seu interesse profissional, sabendo inglês você terá muito mais possibilidades de fontes de informação.

Quer saber como ensinar inglês de forma fácil e eficiente?

Conheça a plataforma da Flexge, você vai poder dar aulas de inglês de uma forma divertida, com inúmeras atividades online e, acima de tudo, eficiente!

Deixe suas impressões e comentários abaixo e continue explorando nosso blog, temos muitas informações interessantes para você.

Fique por dentro das novidades!

Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos do Blog no seu e-mail.