O que são as EdTechs e qual a importância delas para a Educação

Entenda de uma vez por todas o que são e o que fazem as EdTechs e descubra a importância dessas empresas para a Educação.

O que são as EdTechs e qual a importância delas para a Educação

Você provavelmente já utilizou ou conheceu algum software produzido por uma EdTech. Pode até mesmo ter contratado algum serviço, sem saber que negociava com uma delas.

Em termos gerais, EdTechs são startups de tecnologia, que atuam na área da educação, criando e aprimorando soluções  educacionais.

Cada vez mais presentes no cenário educacional, essas empresas vêm ganhando importância econômica e social nos últimos anos.

Com a pandemia do Coronavírus, essa importância foi evidenciada e, por causa disso, muitas EdTechs tiveram o desenvolvimento do seu produto ou do próprio negócio acelerados.

Diante da relevância que essas empresas apresentam hoje para o presente e o futuro da educação, é importante conhecermos suas características e entendermos a atividade realizada por elas.

É por isso que neste artigo vamos explicar o que é uma EdTech, o que fazem e qual a sua importância para a educação do país. Vem com a gente!

EdTech: o que é
O que faz uma EdTech
Importância das EdTechs para a Educação do País

EdTech: o que é?

Partindo da análise do termo EdTech, temos um acrônimo formado pela junção das letras iniciais das palavras “education” e “technology”, que significam educação e tecnologia respectivamente.

Trata-se de empresas que desenvolvem tecnologias educacionais, isto é, soluções tecnológicas que serão utilizadas no processo de ensino direta ou indiretamente.

A intenção das EdTechs é transformar a educação por meio da inserção da tecnologia em seus processos, tornando-a mais acessível, interativa e facilitando as atividades dos agentes envolvidos (gestores, professores e alunos).

Assim como já ocorre em vários outros aspectos das nossas vidas, as soluções digitais conseguem resolver os problemas existentes no setor educacional, ajudando na superação de obstáculos e no aprimoramento das atividades.

A título de exemplo, podemos citar a questão da dificuldade que os alunos da nova geração apresentam em prestar atenção às aulas expositivas. Isso se deve ao fato de que esse modelo tradicional de transmissão de conhecimento não atende às expectativas e interesses dos alunos.

Neste contexto, as EdTechs criam soluções  que podem dar suporte ao professor para que ele consiga captar a necessária atenção dos alunos para a retenção e processamento do conhecimento, como as plataformas gamificadas.

Podemos definir EdTech como empresas do tipo startup que atuam concomitantemente em dois mercados, quais sejam, educação e tecnologia, com o objetivo de incorporar o uso da tecnologia nos métodos de aprendizagem ou no gerenciamento das instituições, seja através de produtos, softwares, aplicativos ou outras ferramentas.

Agora que você já sabe o que é uma EdTech, continue lendo para saber o que ela faz, quais são seus produtos e serviços.

O que faz uma EdTech

Como dissemos antes, as EdTechs desenvolvem tecnologias para o setor educacional. Mas engana-se quem acredita que se trata apenas de ferramentas envolvidas no processo de ensino aprendizagem.

Essas startups também criam soluções focadas no marketing, na administração e nas operações em geral no contexto de instituições educacionais. Ou seja, atendem o processo educacional de ponta a ponta, desde a captação de alunos, retenção, gestão escolar, processo de ensino e aprendizagem, avaliação e assim por diante.

Logo, o que uma EdTech faz pode variar desde um aplicativo voltado para aprendizagem do aluno até um sistema complexo de gestão de dados para administradores de instituições de ensino.

O principal objetivo é a utilização da tecnologia como facilitadora de processos de aprendizagem e aprimoramento dos sistemas educacionais, aumentando a efetividade e eficácia.

Pode-se dividir os produtos e serviços das EdTechs em dois grandes grupos: Recursos Educacionais Digitais (REDs) e tecnologias educacionais.

Segundo definição da Associação Brasileira de Startups, os REDs são produtos e serviços que apoiam tanto os processos de ensino e aprendizagem como a gestão pedagógica e administrativa-financeira das escolas.

O termo tecnologia educacional, por sua vez, é mais abrangente e compreende também os dispositivos. Desse modo, se refere tanto a softwares quanto a hardwares.

Importância das EdTechs para a Educação do País

Aqui na Flexge, sempre ressaltamos a importância da utilização das tecnologias digitais para o ensino. Isso porque sabemos que sem elas a educação não conseguirá evoluir e acompanhar as outras áreas da sociedade.

Esse é o grande desafio enfrentado pelas EdTechs, pois elas atuam em um dos setores mais tradicionais e burocráticos, onde qualquer mudança encontra resistência e severos obstáculos.

Por lidar com crianças, famílias e regulações governamentais, o sistema educacional nãopode cometer muitos erros e este é um dos grandes desafios das empresas que atuam nesse mercado.

Por outro lado, essa busca pela disrupção do ensino traz muitas oportunidades para as Edtechs, que a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras, acabam gerando muito impacto positivo para o país, criando um legado digital.

A tecnologia se apresenta como uma grande oportunidade para melhorar o acesso e a qualidade do ensino. Ainda que grande parte dos problemas da educação do País sejam estruturais e socioeconômicos, as EdTechs vem ajudando a melhorar esse cenário com a inserção de soluções eficientes.

Isso porque a tecnologia viabiliza experiências que não seriam possíveis de outra forma, como gerenciar milhares de alunos, utilizar dados para direcionar as intervenções do professor, promover ensino adaptativo e personalizado e etc.

Assim, a importância das EdTechs para a educação do País consiste em dar o suporte necessário para a transformação do modelo tradicional em um modelo que atenda às novas demandas da sociedade e à nova geração de alunos.

Neste artigo você aprendeu o que é e o que faz uma EdTech e descobriu sua importância. Clique aqui para continuar lendo nossos artigos sobre tecnologia.

Já assina nossa newsletter? Aproveite e se inscreva abaixo para receber conteúdos como esse diretamente no seu e-mail!