5 Dicas para professores iniciantes de inglês! Professora iniciante sorrindo para a foto.

5 Dicas para professores iniciantes de inglês!

5 Dicas para Professores Iniciantes alcançarem o sucesso no ensino de inglês

Business Mar 14, 2022

Iniciar uma nova atividade, como dar aula de inglês particular, ou uma nova profissão, como ser professor, é empolgante e assustador ao mesmo tempo.

A animação em iniciar um novo desafio pode ser impactada pelo terror de mergulhar no desconhecido, dar um passo rumo a algo incerto.

Se você pensa em se tornar professor de inglês e não se sente seguro, não deixe de ler este artigo.

Aqui você vai conferir 5 dicas para professores iniciantes. Essas dicas vão ajudar você a dar o primeiro passo e começar sua nova jornada com tudo! Vamos lá?

1. Preocupe-se desde o início com o Sucesso do Aluno
2. Aperfeiçoe-se como empreendedor
3. Aprenda a captar alunos
4. Estude a teoria dos métodos de ensino de inglês
5. Não tenha medo de errar (e aprenda com os erros)

1. Preocupe-se desde o início com o Sucesso do Aluno

Se você vai dar aulas particulares de inglês ou lecionar em um centro de idiomas ou escola não importa. Em qualquer caso, como professor, seu cliente será seu aluno e você deve se preocupar com a satisfação deles.

Por isso, procure entender o significado de customer success e aplicar essa estratégia com os estudantes.

Entenda as reais necessidades deles com o idioma que você está ensinando. Inove em suas aulas para cativá-los desde o começo. Seja um professor memorável!

Esta talvez seja a maior dica para um professor iniciante.

Com o tempo e a experiência você vai perceber que sem essa preocupação genuína com a felicidade do seu aluno em relação ao processo de aprendizagem do idioma, dificilmente você obterá sucesso como professor no ensino de inglês.

2. Aperfeiçoe-se como empreendedor

Espera, mas esse artigo não era sobre dicas para professores iniciantes de inglês? O que empreender tem a ver com isso?

Essa relação pode até não ser intuitiva, mas o fato é que como professor autônomo ou empregado, você sempre vai precisar empreender.

Veja, todo professor é, no final das contas, empreendedor. Afinal, empreendedorismo é:

“a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo”. (Fonte: Endeavor)

Como professor, você vai identificar as dificuldades e facilidades dos alunos. Vai investir seu tempo e inteligência no preparo de aulas e atividades. Tudo isso com o fim de gerar impacto positivo e causar mudanças na vida dos estudantes.

Portanto, se você está iniciando sua carreira como professor de inglês, não deixe de aperfeiçoar seu lado empreendedor. Ele será muito útil para lidar com as situações do dia a dia e a superar os obstáculos do ensino.

3. Aprenda a captar alunos

Seja para dar aulas particulares ou para o centro de idiomas ou escola na qual você atuará: a captação de alunos sempre será benéfica para você.

Com mais turmas para ensinar, você pode aumentar seu salário como professor de uma escola de línguas. Com mais alunos particulares, você aumenta sua renda como autônomo.

Aprenda sobre técnicas para captar alunos, tenha iniciativa, busque ativamente por novos estudantes interessados em aprender inglês.

Sendo um professor iniciante, a falta de alunos pode desmotivá-lo. Não deixe que isso aconteça sem ao menos ter tentado de verdade!

4. Estude a teoria dos métodos de ensino de inglês

Se você vai dar aula em uma escola ou centro de idiomas, é bem provável que a instituição já possua um método de ensino.

Aí vai de você replicar o que vem sendo feito ou propor mudanças com base no que você acredita ser mais eficiente para o processo de ensino.

Agora, se você quer se tornar um professor particular de inglês, a escolha do método de ensino fica a seu critério. Você é livre para escolher!

Por isso, antes de sair ensinando com base em "achismo", no que você “acha” que funciona, estude a teoria dos métodos de inglês.

Entenda os princípios que baseiam cada uma das opções existentes e com isso busque compreender seu papel como professor no processo de ensino-aprendizagem.

Ter conhecimentos teóricos é essencial para que a prática pedagógica seja realizada de maneira consciente. Estude sobre os métodos!

5. Não tenha medo de errar (e aprenda com os erros)

Errar é humano, como diz o ditado. Sendo você um professor iniciante, com toda certeza você cometerá muitos erros durante a sua jornada, uns menores e irrelevantes, outros mais sérios e importantes.

Mas saiba que a experiência é resultante não apenas do tempo de exercício da função. Ela é fruto do tempo de exercício somado a um processo contínuo de reflexão crítica sobre esse exercício.

Logo, a experiência não decorre somente do que fazemos. Ela é o resultado do que fazemos e também do que não fazemos, a partir daquilo que já fizemos.

Identificar os erros e aprender com eles depende profundamente da nossa reflexão crítica sobre o que fizemos, e ela está estreitamente vinculada aos nossos conhecimentos teóricos.

Por isso, professor, é tão importante que você busque sempre o aperfeiçoamento, capacitação técnica e sobretudo seu desenvolvimento pessoal.

Essas foram as 5 dicas para professores iniciantes de inglês que preparamos para você. Para conferir mais dicas, clique aqui e continue lendo nossos artigos e se inscreva na nossa newsletter logo abaixo. Até a próxima!

Tags