Como reter alunos com estratégias de Customer Success

Você sabe como medir a satisfação dos seus alunos? Entenda o que é "sucesso do cliente" e descubra como reter alunos com essa estratégia.

Como reter alunos com estratégias de Customer Success

Na área da educação, é bastante comum que as instituições se preocupem muito mais com a atração de novos alunos, a fim de gerar novas matrículas, do que com a retenção dos mesmos. Isso também ocorre com os professores particulares.

Sabemos que a captação de alunos é essencial para a manutenção do negócio e que, por ser bastante desafiadora, exige uma preocupação proporcional.

No entanto, investir em estratégias para a retenção de alunos ocasionará pouco ou nenhum custo financeiro para você, e lhe trará muitos benefícios, refletindo, inclusive, na captação de novos alunos.

Quer saber como reter alunos? Confira neste artigo algumas estratégias de Customer Success que podem ajudar você e veja como é importante se preocupar com a qualidade no atendimento ao cliente. Vem com a gente!

Customer Success: como medir a satisfação do seu aluno
Como reter alunos com estratégias de Customer Success
Faça uma entrevista inicial
Gere valor para seu aluno
Torne a experiência da sua aula única
Personalize o ensino
Vá além!

Customer Success: como medir a satisfação do seu aluno

Quer medir o impacto do seu negócio e a perspectiva de crescimento? Sem dúvidas, você passará pelo assunto "Sucesso do Cliente".

Muito além de um bom atendimento, você deve se preocupar com a satisfação dos seus alunos. Isto é, eles estão conquistando aquilo que desejavam quando contrataram suas aulas ou curso?

Do ponto de vista técnico, Customer Success é uma estratégia que se preocupa com a felicidade do cliente, neste caso, do seu aluno. Ao buscar pelo seu serviço de ensino de inglês, o estudante cria expectativas. Para que seu aluno fique satisfeito, ele precisa que essas expectativas sejam atendidas.

Portanto, ainda que você tenha a melhor qualidade no atendimento ao cliente e mantenha um bom relacionamento com ele, pode acontecer do aluno procurar um novo curso ou professor que atenda melhor às suas expectativas e necessidades.

Aí está a importância de se preocupar com o Sucesso do Cliente!

Mas como medir o sucesso do seu cliente quando falamos de algo tão "aberto" quanto educação, especialmente se tratando do ensino de inglês?

Seria a nota final no CEFR, TOEIC, TOEFL ou qualquer outra prova de certificação do idioma? Seria a redação bem escrita com poucos erros de gramática? Ou a capacidade de se expressar livremente na língua inglesa?

A verdade é que quando falamos de aprendizado, não podemos nos prender a regras tão exatas. O aprendizado requer muito mais que uma boa nota, é muito mais do que uma excelente score no vestibular e dois anos depois se perguntar: quantas mesmo são as ligações do carbono?

Preocupe-se em perceber se suas aulas são de fato boas. Observe se o seu aluno presta atenção. Ele tem vontade de te ver novamente ou a hora que vocês passam juntos tornou-se um martírio para ambos? Porque acredite, boas aulas nunca são indesejadas!

O Sucesso do Cliente, neste caso, do Aluno, pode ser medido de inúmeras formas, mas saber que o que você ensinou, foi algo que o aluno levou para vida de verdade é sem dúvidas o ponto alto.

Sendo inglês a língua mais exigida no mercado de trabalho, é normal que a procura se adeque a demanda. Todavia, uma boa nota num teste qualquer, garante a segurança na hora de fazer um pitch para investidores estrangeiros? Ou a tranquilidade de se comunicar em outro país sem ninguém para lhe ajudar?

O sucesso no aprendizado da língua inglesa varia de acordo com a necessidade e objetivos do aluno. É isso que você deve procurar descobrir já nas primeiras aulas, para garantir que o seu aluno esteja feliz com o seu serviço.

Com isso, você conseguirá reter o aluno até que ele não precise mais dos seus serviços, nem de outro professor ou curso. Esse deve ser o seu objetivo.

Confira agora algumas dicas sobre como reter alunos com estratégias de Customer Success e veja como aplicá-las com seus alunos.

Como reter alunos com estratégias de Customer Success

Até aqui você já entendeu a importância de se preocupar com Customer Success, right?

Mas talvez você esteja perdido, sem saber como colocar isso em prática. Fique tranquilo! Aqui na Flexge, nos preocupamos muito com o Sucesso dos nossos clientes e, por isso, vamos mostrar agora o que você pode fazer para reter alunos com estratégias de Customer Success. Continue lendo!

Faça uma entrevista inicial

Antes de iniciar as aulas de inglês com seu novo aluno, faça uma entrevista para descobrir qual a intenção dele com o aprendizado do idioma.

Nesta ocasião, pergunte os objetivos dele: seria uma viagem para o exterior? Um emprego ou uma certificação? Caso ele não tenha uma resposta, ajude-o a traçar um objetivo, porque assim ele será capaz de enxergar o próprio avanço.

Aproveite para alinhar as expectativas, apresente seu planejamento de aulas e conteúdos. Mostre para o aluno que você tem um plano para ele!

Não pare por aí. Agora que você sabe qual é o objetivo do seu aluno, prepare uma trilha de aprendizagem que o levará até onde quer chegar.

Gere valor para seu aluno

Você já conversou com ele, sabe quais as expectativas e objetivos dele com o aprendizado do idioma. Para melhorar ainda mais a experiência e gerar um valor maior ainda, entenda a real necessidade do seu aluno.

Prepare-o para aquilo que a vida irá cobrar. Você tem experiência com o idioma e sabe o que de fato ele precisa ou não saber. Ensine o inglês real, de verdade, o que é falado no dia a dia.

Torne a experiência da sua aula única

Deixe suas aulas muito interessantes. Traga assuntos que fazem parte do cotidiano do aluno, de modo que ele consiga enxergar o valor daquilo que está aprendendo.

Use e abuse dos recursos audiovisuais, ferramentas tecnológicas, estratégias de engajamento, gamificação. Pense fora da caixa!

Personalize o ensino

Cada aluno tem um ritmo e uma necessidade. Identifique a melhor maneira que cada aluno aprende, para utilizar com eles as metodologias de ensino mais adequadas.

Direcione suas aulas para os pontos de dificuldades do aluno, sem se prender a um cronograma. Se precisar demorar muito mais tempo com um determinado conteúdo do que com os outros, que seja. Sua prioridade é o seu aluno, não o seu planejamento.

Vá além!

O básico deve ser bem feito, sempre! Mas o extraordinário? Ahh, o extraordinário é o que passamos para frente e divulgamos sem medo de ser feliz.

Por isso, surpreenda seus alunos. Faça a diferença na vida dos seus alunos.

Além de retê-los com você, eles se tornarão promotores da sua marca. O sucesso dos seus alunos é a sua melhor propaganda.

Neste artigo tentamos mostrar para você como reter alunos com estratégias de Customer Success. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo!

Aproveite para se inscrever em nossa Newsletter e receber mais dicas como essas diretamente no seu e-mail. Obrigada por ler até aqui!