Como preparar aulas de conversação em Inglês: passo a passo

Como preparar aulas de conversação em Inglês: passo a passo

Como preparar aulas de conversação em Inglês: passo a passo

Metodologias Oct 31, 2022

Embora uma aula de conversação seja, normalmente, uma aula direcionada para quem já tem um nível mais avançado de inglês, isso não necessariamente significa que vai ser uma aula que vai dar um trabalho enorme para preparar.

Longe disso, sabendo como fazer, a aula de conversação pode ser uma das aulas mais simples de ser montada.

Entretanto, não se pode cometer o erro de se negligenciar a preparação.

Hoje vamos te dar um passo a passo de como preparar uma aula de conversação em inglês. Continue lendo para não errar!

1. Foco no objetivo
2. Tópico de conversação
3. Aula de conversação individual
4. Aula de conversação em Grupo
5. Avaliar e corrigir o diálogo

1. Foco no objetivo

Cada aula tem seu objetivo e isso nunca pode ser esquecido.

Dependendo não só do nível de inglês do aluno, mas também da sua prática diária, uma aula de conversação pode ser totalmente diferente da outra.

Se o aluno nunca conversou com ninguém, o objetivo da primeira aula pode ser somente fazer o aluno falar alguma coisa pois, a não ser que seja uma pessoa totalmente extrovertida (existem dessas por aí), o normal é que a pessoa se sinta um tanto constrangida de falar inglês; o mais comum é o medo de errar ou pagar mico, mas o fato é que, simplesmente por ser uma atividade nova, já é normal causar algum constrangimento.

Entretanto, tratando-se de um aluno mais avançado, que já tem o hábito de conversar em inglês, é importante que haja um objetivo claro mais avançado: pronúncia de determinadas palavras (o famigerado som do “TH” por exemplo), diminuir o sotaque, trabalhar alguma construção gramatical mais complexa, etc.

Então, de antemão, tenha um objetivo claro que se busca na aula.

2. Tópico de conversação

Se a aula é de conversação é preciso ter alguma coisa para se conversar sobre.

A falta de planejamento de um tópico pode matar a sua aula ou fazer com que ela acabe descambando sempre para o mesmo tipo de assunto. E isso é o que você não deseja que aconteça.

É importante que se fale sempre sobre coisas diferentes, pois cada ambiente possui seu tipo de vocabulário e é importante que o aluno simule e estude a conversação em diferentes tipos de ambientes.

O ideal é trabalhar a gramática e vocabulário que o aluno já aprendeu em aulas anteriores, mas agora por meio da conversação.

Se o nível do aluno for bem inicial, simplesmente se apresentar e falar sobre si mesmo já é um excelente tópico.

Caso o nível seja mais avançado, o tópico deve corresponder e ser um tanto mais complexo: a apresentação de um trabalho sobre um tema específico, por exemplo.

Muito importante também é saber se a aula é um a um ou em grupo, o que pode mudar totalmente a dinâmica da aula, por isso, a seguir, te daremos ideias de aulas para ambas situações.

3. Aula de conversação individual

Neste caso, é o professor que tem que conversar com o aluno. Isso fecha a possibilidade de debates ou contraposição de ideias entre grupos diferentes.

Entretanto, há uma gama infinita de situações que podem ser realizadas entre duas pessoas.

É a hora de abusar do Rolling Play Game - RPG, ou seja, colocar o aluno em determinadas situações para dali desenvolver um diálogo.

Diga para o aluno, por exemplo: seu carro está fazendo um barulho estranho e você vai até uma oficina para consertar o veículo; agora eu vou fazer o papel do mecânico e você vai conversar comigo sobre o que está acontecendo com o seu carro.

Esta mesma dinâmica pode ser repetida nos mais diferentes tipos de locais: num restaurante, num hospital, numa academia de ginástica, numa prova de trânsito, numa sorveteria, numa loja de roupas... enfim, a possibilidades são infinitas, lembrando que o aluno pode fazer tanto o papel do cliente quanto do profissional que atende.

Tenha em mente o tipo de vocabulário que seu aluno já sabe e coloque-o na situação em que ele vai precisar usar aquele vocabulário.

Se você quer treinar as partes do corpo humano, por exemplo, simule uma visita ao fisioterapeuta ou a um médico.

4. Aula de conversação em Grupo

Nas aulas em grupo a gama de possibilidades é ainda maior!

Tudo o que foi dito no tópico anterior pode ser aproveitado aqui, com a diferença de que pode haver o diálogo entre três pessoas ou mais (alunos e professor), ou seja, pode haver simulação de situações com grupos de pessoas.

O professor pode participar conversando ou dizendo qual é a situação fictícia sobre a qual os alunos vão conversar e acompanhando a interação entre eles, fomentando o diálogo.

Há ainda a possibilidade de criar debates. O ideal é que seja lançado um tema um mínimo controvertido, onde um lado vai defender um ponto de vista e o outro vai defender o oposto.

Os alunos então são divididos entre esses dois grupos e o professor pode fazer a mediação, sempre zelando para que todos os participantes falem mais ou menos o mesmo tanto, para que todos pratiquem.

Evite temas polarizados demais, como política e religião, para evitar maiores problemas, a verdade é que qualquer tema pode ser suficiente para trabalhar o inglês, então não há necessidade de mexer em assuntos delicados.

Talvez nem seja correto dizer que você vai corrigir o diálogo, pois as interações humanas são espontâneas e não são totalmente padronizadas, mas é certo que há uma melhor forma para elas se desenrolarem.

Então, é importante mostrar para o aluno onde ele poderia ter sido melhor.

É seu papel de professor mostrar como deveria ocorrer a interação e mostrar como seria a conversa quando alcançado o objetivo que se almejava no início da aula.

Uma forma excelente de mostrar para o aluno seus erros em conversação é gravando o diálogo e ouvindo junto com ele depois.

Este é um exercício fantástico que, por si só, já pode gerar uma aula inteira!

Imagine fazer uma longa conversação em uma aula e na próxima ouvir e corrigir o que foi dito nela.

Em suma, se você preparar a aula com um objetivo claro, pensar em um tópico a ser abordado, propuser a dinâmica da aula (debate ou simulação de situação) e definir critérios de correção do diálogo; pronto, você já tem uma aula de conversação bem preparada!

O que achou desse passo a passo sobre como preparar aulas de conversação em inglês? Comenta aqui neste post!

Tags