Como ensinar inglês com tecnologia na Era Digital

Como ensinar inglês com tecnologia na Era Digital

Como ensinar inglês com tecnologia na Era Digital

Tecnologia Dec 12, 2022

Estamos em uma nova Era da educação, é a chamada Educação 4.0, que traz a tecnologia como sua maior aliada para promover uma educação de melhor qualidade.

O papel do professor atualmente é outro e, talvez, saber escolher qual tecnologia utilizar para auxiliá-lo a ensinar seus alunos, seja um dos maiores desafios.

Existem inúmeras vantagens do uso da tecnologia na educação, mas também algumas desvantagens, como não poderia deixar de ser, afinal, nada é só benefício. Entretanto, certamente as vantagens superam em muito as desvantagens.

Neste artigo vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar no ensino do inglês, vamos focar nas vantagens que ela traz e em como ela pode ajudar você a aprimorar ainda mais o seu ensino, encantando seus alunos e promovendo uma educação de maior qualidade.

Então, fique com a gente até o final para entender como ensinar inglês com tecnologia na Era Digital. Vamos lá!

Seja prático!
Avalie seus alunos com maior efetividade
Incentive o estudo autodidata
Amplie sua capacidade de ensino com as ferramentas certas
Qual plataforma contratar?

Seja prático!

Se valendo da ferramenta certa, tudo fica mais prático para o professor de inglês.

O planejamento das aulas, por exemplo, se torna muito mais fácil se você contar com uma plataforma de conteúdos e exercícios. Outro exemplo é a avaliação dos alunos, que pode ser otimizada através de testes online, além de fornecer dados para o professor analisar o processo de aprendizagem do aluno. Isso tudo existe e pode facilitar demais a vida do professor.

Idem para exercícios, atividades e dinâmicas para serem feitas em sala de aula e fora dela. Tudo pode ser mais facilmente planejado e executado com a tecnologia certa.

Na Era Digital, não faz mais sentido o professor ter que ir atrás de livros e conteúdos de difícil acesso e compartilhamento. É preciso se adaptar à praticidade da vida moderna e usar a tecnologia a seu favor. Lembre-se: ela é sua aliada, não inimiga!

Avalie seus alunos com maior efetividade

A capacidade de avaliação dos alunos é uma das coisas que sofreu um salto muito grande. Hoje, ferramentas como a Learing Analytics permitem que você saiba de antemão quais os temas de maior dificuldade dos alunos e já dê uma ênfase maior ali. Podendo ainda avaliá-los depois, individualmente, de forma muito mais fácil e assertiva.

Isso muda toda a dinâmica do ensino, pois, quando o professor é capaz de saber exatamente onde o aluno tem dificuldade, ele pode se dedicar mais a solucionar os problemas onde é necessário, poupando tempo e se concentrando onde realmente importa.

Incentive o estudo autodidata

Vivemos na Era da Internet e com isso a capacidade do aluno de aprender sozinho é potencializada. O aluno pode encontrar materiais de apoio e manter contato com a língua inglesa sempre que quiser.

O acesso à informação, sozinho, já é um ganho extremamente importante para o aluno. Simplesmente poder encontrar qualquer tipo de material que deseje na internet, em inglês, já é absurdo se comparado com o que se tinha há disposição no início do milênio.

Hoje você consegue encontrar na internet, na hora que quiser, uma gama inimaginável de filmes, séries e animações em inglês com ou sem legendas, músicas com as letras, enfim, tudo o que quiser e, na maioria das vezes, sem qualquer custo.

Este contato com a língua, por si só, já faz com que o aprendizado seja mais rápido e mais bem construído. Imagina o que plataformas e cursos desenvolvidos especificamente para o aprendizado do inglês podem fazer?

Por isso, além de usar tecnologias nas suas aulas e avaliações, incentive o estudo autônomo do aluno a partir dessas ferramentas. Com certeza isso contribuirá muito para o processo de ensino-aprendizagem do idioma.

Amplie sua capacidade de ensino com as ferramentas certas

Se você quer saber como ensinar inglês com tecnologia pode fazer diferença na sua vida e na de seus alunos, atente-se para o fato de que, além de todas as facilidades promovidas neste contexto, até mesmo a sua capacidade de ensinar enquanto professor é amplificada.

Alguns assuntos mais complexos, como detalhes de pronúncia e perda do sotaque podem ser explorados mesmo por professores que não são nativos da língua inglesa com o uso de ferramentas desenvolvidas para esta finalidade.

É certo que quando uma pessoa aprende inglês depois de adulto, é bem difícil de se alcançar uma pronúncia perfeita e sem sotaque.

Também é certo que não é necessária uma pronúncia perfeita para ser capaz de se comunicar e poder usufruir praticamente tudo que o conhecimento do inglês pode proporcionar.

Mesmo assim, este ainda é o objetivo de muitos alunos, seja em razão da profissão que exercem (um ator por exemplo) ou mesmo por questões de xenofobia ainda enfrentadas em alguns lugares, entre outras questões.

O fato é que a perda do sotaque é importante para muitos alunos e, atualmente, mesmo um professor que não tenha a pronúncia perfeita, pode ajudar um aluno que possua este objetivo, pois, por meio de ferramentas que analisam a pronúncia do aluno e informam o quão acurada ela é, ele pode direcionar o aluno ao melhor estudo e efetivamente ajudá-lo a alcançar este objetivo.

Esse é apenas um exemplo dentre milhares possíveis de como a tecnologia pode munir o professor de novos poderes, como se ele fosse o Homem de Ferro: um homem comum, mas que com o apoio da tecnologia se torna um super herói. É isso: a tecnologia pode fazer de você, professor, um super herói!

Qual plataforma contratar?

Existem muitas opções no mercado de plataformas de inglês, porém muitas delas são desenvolvidas para um aprendizado autodidata. As soluções desenvolvidas para os professores costumam ser mais limitadas, focadas no gerenciamento de turmas e atividades,  o que ajuda muito, mas não eleva o patamar do ensino.

Por esse motivo, a Flexge desenvolveu uma plataforma para o professor, onde ele pode:

  • fornecer uma plataforma com milhares de exercícios para o aluno estudar em uma trilha de aprendizagem completa (com todos os níveis do CEFR!)
  • acompanhar a performance dos alunos a partir de relatórios e do learning analytics, contando inclusive com insights pedagógicos fornecidos pela própria plataforma, o que ajuda muito no planejamento das aulas;
  • testes de nivelamento e diversas avaliações;
  • certificados em conformidade com o padrão internacional do CEFR;
  • possibilidade de gerenciar alunos e turmas;
  • aplicativo para os pais dos alunos acompanharem o progresso dos filhos e se envolverem no processo de ensino-aprendizagem;
  • e muito mais!

A missão da Flexge é desenvolver as melhores ferramentas para o professor, para que ele amplie ilimitadamente sua capacidade de ensino e promova, assim, uma aprendizagem muito mais eficaz do idioma.

Agora que você sabe como ensinar inglês com tecnologia, venha conhecer a Flexge e descubra porque o ensino por meio da tecnologia está revolucionando a educação!

Tags