Como dar aula de inglês para crianças?

A cada nova geração, temos a impressão de que as crianças crescem mais inteligentes, mais antenadas ao que acontece ao seu redor e absorvendo conhecimentos de forma muito mais rápida.

No entanto, ao mesmo tempo, percebemos uma dificuldade maior na hora de manter a concentração ou deixar as tecnologias de lado.

Com isso, dar aula de inglês para crianças se torna um desafio para qualquer professor, tendo em vista que será necessário um esforço considerável para alimentar o interesse dos alunos e entregar o conteúdo de forma lúdica e eficaz.

Falando nisso, aqui no blog nós falamos sobre os desafios do ensino de inglês para a educação infantil. Vale a pena conferir.

Se você quer ensinar a língua inglesa de uma forma única para os seus alunos, e entregar uma experiência que os façam ter cada vez mais vontade de aprender, você está no lugar certo!

Neste conteúdo, você verá:

A importância da rotina em aulas de inglês para crianças

No geral, as crianças costumam ser mais inquietas e curiosas, fazendo perguntas e chamando a atenção de quem está ao redor. Contudo, para conduzir a sua aula de inglês, você precisará fazer combinados e manter os pequenos cientes do que está acontecendo. É exatamente para isso que a rotina servirá.

No início de cada aula, explique quais serão os momentos durante o encontro e por que a aula será tão interessante. Desperte a curiosidade dos seus alunos logo nos primeiros minutos. Isso fará com que eles tenham noção do que acontecerá e prender a sua atenção será uma tarefa mais fácil.

Torne cada momento da aula único, com atividades que explorem os sentidos e incentivem a participação dos pequenos. A soma desses fatores tornará a experiência incrível!

Como ensinar inglês para crianças com música?

É fato que as crianças adoram música. Não é à toa que os principais canais de entretenimento infantil da internet utilizam esse recurso para reter o seu público. Sabendo disso, por que não trazer um pouco dessa arte para as suas aulas?

Existe uma infinidade de músicas criadas especificamente para dar aula de inglês para crianças, onde o conteúdo abordado é introduzido na melodia. Isso facilita a fixação dos assuntos e torna as atividades mais interessantes para os pequenos.

Algumas músicas que você pode trabalhar:

  • The ABC;
  • Head, shoulder, knees and toes;
  • Old McDonald had a farm;
  • Twinkle, twinkle, little star;
  • The wheels on the bus.

Um fato curioso é que grande parte dos “hits” infantis, em inglês, também possuem a sua versão brasileira, adaptada por grandes artistas e canais infantis como Xuxa, Galinha Pintadinha e Patati & Patatá.

Solte o som, aumente o volume e coloque os pequenos para dançar! Certamente as suas aulas serão motivo de festa.

Ampliando o vocabulário dos pequenos

Você já parou para analisar a curiosidade com que as crianças exploram a língua portuguesa quando começam a falar as suas primeiras palavras? Repetem tudo o que escutam, fazem perguntas e estão constantemente fazendo descobertas.

Quando existe o contato com outro idioma, a curiosidade é a mesma! Por isso, ensinar vocabulário nas aulas de inglês para crianças é uma forma de alimentar a ambição dos seus alunos pelas descobertas e trazê-los para mais perto de você.

Um método interessante nessa tarefa é a utilização de flashcards, que são cartas com uma imagem na parte da frente e a palavra que a representa na parte de trás.

Por exemplo, um flashcard pode ter um leão como figura na frente e o seu nome atrás. O objetivo será mostrar a parte da frente e pedir para que os alunos digam qual é o nome da figura mostrada.

Aqui, a criatividade pode ser explorada, inserindo sons ou, até mesmo, objetos reais para tornar a atividade mais lúdica e mais interessante. O mais importante é a exposição dos alunos às palavras e o incentivo à expansão do vocabulário.

Confira agora dicas para tornar a sua aula de inglês mais atrativa!

Dicas para tornar a sua aula de inglês para crianças mais atrativa

Um dos grandes desafios do professor que dá aula de inglês para crianças é diversificar os encontros e os conteúdos de modo que a atenção e o interesse dos alunos sejam retidos. Para tanto, é fundamental que você possua um repertório de atividades e formatos para aplicar durante cada aula.

Explorando a audição

Não é novidade que a exploração dos sentidos torna qualquer aula mais atrativa. No caso da língua inglesa, a audição é um fator de foco, já que as crianças precisam ouvir e repetir as palavras para que fixem o conteúdo de forma mais fácil.

Portanto, utilize artifícios auditivos para captar a atenção dos alunos. Ou você acha que um sonoro rugido de leão não tornará o entendimento da palavra lion mais fácil?

Diversifique as atividades

Ao mesmo tempo em que o andamento do encontro é previsto na rotina de cada aula, preocupe-se com a diversificação dos formatos de atividades. Para cada tema abordado, procure fazer uma atividade diferente, que explore cada aluno de forma diferente.

A dinâmica fará com que a atenção seja retida, tornando o ensino de inglês para crianças ainda mais fácil.

Lembre-se que os pequenos não gostam de ficar parados por muito tempo. Pode ser interessante alternar entre uma atividade calma e outra com música e dança, por exemplo, para subir o termômetro e fazer os alunos gastarem um pouco da sua energia.

Você já tentou manter o silêncio de uma criança por mais de 10 minutos? Exceto em situações específicas, é natural que os alunos queiram falar, fazer perguntas, conversar e participar da aula. Trazer isso para a estrutura das lições é importante para que o encontro se torne atrativo.

As crianças adoram mostrar progresso nas atividades que realizam, fazer perguntas a todo momento e se tornar o foco das atenções por alguns momentos. Proporcione isso aos alunos e, certamente, você terá um resultado incrível nas suas aulas.

Escolha o material didático com sabedoria

Além da parte lúdica do ensino de inglês para crianças, é fato que existe um fator pedagógico que precisa guiar as suas aulas. Com isso, é fundamental que a escolha do material didático seja assertiva.

Aqui no blog, temos um conteúdo específico sobre como escolher um material didático de inglês para crianças. Você não pode perder.

O resultado de tudo isso pode ser fantástico!

A principal realização de um professor de inglês é perceber o progresso dos seus alunos à medida que as aulas acontecem. Com as crianças não é diferente, mas vê-los desenvolvendo o inglês desde pequenos faz com que tenhamos ainda mais motivação para continuar.

Agora eu quero saber de você: qual é a sua experiência em dar aula de inglês para crianças? Você acha que é uma tarefa fácil ou complexa? Deixe nos comentários o que você faz para tornar as suas aulas mais atrativas e até a próxima!