Como avaliar um aluno particular de inglês de forma eficiente: foto de uma turma fazendo prova.

Como avaliar um aluno particular de inglês de forma eficiente? Confira!

Como avaliar um aluno particular de inglês de forma eficiente

Metodologias Aug 29, 2022

Existem várias discussões em torno da efetividade das avaliações. Isso porque, muitas vezes, o ato de avaliar é associado a algo negativo, punitivo e diretamente ligado à memorização de conteúdos (não servindo, portanto, para avaliar o aprendizado).

No entanto, avaliar seus alunos particulares de inglês é muito importante para aprimorar o seu ensino. Afinal, não há outra forma de saber como anda o processo de ensino-aprendizagem que não seja através de uma avaliação.

Mas isso não quer dizer que você deva fazer uma prova tradicional, escrita e com várias perguntas sobre um mesmo conteúdo, atribuindo nota de 0 a 10. Existem várias outras formas – muito mais eficientes – para avaliar um aluno.

Se você está querendo saber como avaliar um aluno, este artigo é para você! Aqui você vai conferir:

Por que avaliar meus alunos é importante?
Qual tipo de avaliação usar com meus alunos de inglês?
Avaliações diagnósticas
Avaliações formativas
Avaliações somativas
Avaliações comparativas
Com qual frequência devo avaliar meus alunos de inglês?
Feedback por aula
Avaliações por período
Avaliações ao final de cada unidade
As avaliações não são do aluno, são suas!
Como avaliar meus alunos de inglês
Como avaliar um aluno de inglês a distância

Por que avaliar meus alunos é importante?

O conceito de avaliação é intrínseco ao processo de ensino-aprendizagem e o seu objetivo é a melhora constante deste processo.

Assim, as avaliações são uma ferramenta que auxilia o professor na sua prática pedagógica e, por isso, seus resultados não devem ser um fim em si mesmos. Eles devem direcionar ações e intervenções do professor no processo de aprendizagem do aluno, com base nas dificuldades identificadas.

Logo, para tornar o processo de ensino-aprendizagem de inglês algo dinâmico e em aprimoramento constante, é imprescindível que o professor estabeleça uma cultura de realização contínua de avaliações.

Se você ainda não se convenceu do porquê de avaliar seus alunos particulares de inglês, confira alguns dos motivos para fazer isso:

  • conhecer o desempenho e perfil de aprendizagem de cada um dos seus alunos;
  • acompanhar o processo de ensino-aprendizagem e direcionar melhorias;
  • tomar decisões com base em dados sobre o aluno;
  • verificar a confluência entre os objetivos definidos no planejamento pedagógico e os resultados efetivamente alcançados pelo aluno;
  • identificar questões que contribuem para o planejamento das aulas;
  • estabelecer metas de aprendizagem e verificar se foram alcançadas.

Imagino que você tenha se convencido de que avaliar seus alunos é muito importante para sua atividade e o sucesso das suas aulas.

Aplique testes, analise resultados, identifique pontos fortes e lacunas de aprendizagem dos alunos e utilize esses resultados para tornar suas aulas particulares de inglês cada vez mais eficientes.

Foto de um gabarito com um post it escrito "pronto para seu teste?" / como avaliar um aluno
Conheça os tipos de avaliação que você pode usar com seus alunos de inglês!

Qual tipo de avaliação usar com meus alunos de inglês?

Quando você dá aulas de inglês em escolas ou centro de idiomas, o sistema avaliativo já está pronto e você apenas precisa se adaptar a ele. Muitas vezes, não é possível alterar nenhum aspecto, como frequência e formato.

Isso deixa você engessado e, neste caso, não há muito o que se fazer, além de usar a criatividade para tornar as avaliações eficientes dentro do modelo adotado pela instituição.

Agora, quando você é professor particular, avaliar um aluno é escolha sua. Você pode avaliar – ou não – seus alunos como bem entender.

Essa liberdade vem também com responsabilidade: você precisa procurar meios eficientes para avaliar seus alunos particulares de inglês. Caso contrário, você estará dirigindo no escuro, sem saber em que ponto da estrada está.

As avaliações tradicionais, com caráter classificatório e punitivo (com atribuição de notas para posterior aprovação ou reprovação, por exemplo) são pouco eficientes para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.

Por isso, a seguir vamos apresentar os tipos de avaliação disponíveis para você acompanhar o progresso dos seus alunos rumo à fluência e dar feedbacks para que eles possam se desenvolver cada vez mais. Confira!

Avaliações diagnósticas

As avaliações diagnósticas buscam identificar a realidade de conhecimento de cada aluno. Dessa forma, elas verificam as habilidades e dificuldades de aprendizagem.

Normalmente essa modalidade é aplicada nos momentos iniciais e finais de uma fase da educação, tal como o teste de nivelamento que você fez antes de iniciar as aulas particulares de inglês do seu aluno.

O objetivo dessa avaliação é conhecer melhor os estudantes, identificando e compreendendo suas necessidades.

Via de regra, essas avaliações não possuem caráter classificatório, pois sua finalidade é disponibilizar ao professor informações sobre avanços e dificuldades do aluno.

Mas não se engane! Essas avaliações dizem muito mais sobre sua prática pedagógica do que sobre os alunos em si, uma vez que evidenciam os pontos fortes e fracos do processo educativo.

Em razão disso, essas avaliações devem servir primariamente para que você repense suas atividades, a fim de favorecer o aprendizado dos alunos.

Você pode aplicar uma avaliação diagnóstica através de:

  • provas ou testes escritos;
  • provas ou testes orais;
  • simulados;
  • avaliações on-line;
  • perguntas e questionários.

Para aulas particulares de inglês, as avaliações diagnósticas são muito adequadas na fase inicial, onde você deseja diagnosticar o nível de proficiência do aluno antes de iniciar o processo de ensino-aprendizagem com ele.

Existem ainda outras formas de avaliação e é importante que você as conheça. Por isso, continue lendo.

Avaliações formativas

De forma semelhante às avaliações diagnósticas, as formativas também possuem a finalidade de identificar o nível de conhecimento do aluno e sua evolução no processo de ensino-aprendizagem.

Mas além dessa função diagnóstica, essas avaliações têm o objetivo de verificar o progresso e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, tornando mais produtiva a relação de ensinar e aprender.

Desvinculada à atribuição de notas, esse modelo pretende acompanhar a evolução da aquisição de conhecimento do aluno, por isso são utilizadas ao longo de todo período educacional como ferramenta para avaliar a performance dos alunos, permitindo que você se adeque às necessidades dos estudantes.

Busca-se, com as avaliações formativas, coletar evidências a respeito da eficiência das práticas de ensino-aprendizagem adotadas em suas aulas.

Seu foco é a formação, ou seja, o acompanhamento efetivo do aluno no que se refere à assimilação dos conteúdos programados e das competências e habilidades pretendidas.

Você pode aplicar esse tipo de avaliação por meio de:

  • produções orais;
  • questionários;
  • listas de exercícios;
  • seminários;
  • autoavaliação;
  • observação de desempenho;
  • estudos de caso;
  • produções audiovisuais;
  • avaliações online;
  • produções coletivas e individuais de trabalhos e pesquisas.

Avaliações somativas

Aplicadas ao final de um ciclo do processo de ensino-aprendizagem (que pode ser o fim de uma unidade do livro didático, bimestre ou semestre), as avaliações somativas determinam o grau de domínio dos conteúdos pré-estabelecidos.

O objetivo dessas avaliações é demonstrar o sucesso de assimilação (ou não) dos conteúdos pelos alunos, por meio da associação de notas ou conceitos como forma de classificação.

Sendo assim, você pode aplicar uma avaliação somativa através de:

  • exames avaliativos escritos ao final de um período;
  • junção de uma ou mais atividades trabalhadas;
  • atividade de múltipla escolha;
  • atividade de resposta construída.

Avaliações comparativas

Por fim, a quarta modalidade de avaliação é a comparativa e se propõe a mensurar e averiguar o aproveitamento e o nível de conhecimento e as habilidades dos alunos.

As avaliações comparativas tem como objetivo qualificar o ensino, possibilitando a reflexão sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser ensinado e, por isso, pode ser aplicada com frequência, dando os direcionamentos para que você prepare aulas mais assertivas.

Exemplos de formatos para avaliações comparativas:

  • testes rápidos e/ou trabalhos simples durante ou ao final das aulas;
  • resumos dos conteúdos trabalhados;
  • observação de desempenho;
  • relatórios;
  • atividades para casa;
  • autoavaliação;
  • avaliações entre pares.

Agora você já sabe como avaliar um aluno. Independentemente da modalidade de avaliação que você escolher para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos particulares de inglês, é importante ainda que você estipule a frequência com que realizará essa atividade.

Continue lendo para saber com qual frequência você deve avaliar seus alunos particulares de inglês.

foto de um gabarito e um lápis: como avaliar um aluno
Agora que você já sabe os tipos de avaliação, veja a frequência ideal para aplicá-las.

Com qual frequência devo avaliar meus alunos de inglês?

Até aqui você viu a importância de avaliar um aluno e conheceu os tipos de avaliação disponíveis. Para cada tipo de avaliação, uma frequência diferente é indicada.

Veja algumas hipóteses de frequência de avaliação que você pode adotar com seus alunos e avalie qual se encaixa melhor na sua realidade.

Feedback por aula

Uma das vantagens das aulas particulares é que o tempo dedicado ao aluno é maior e isso permite, entre outras coisas, que você o avalie em cada aula.

Nem toda avaliação precisa parecer uma. Você pode dar feedbacks de forma leve, em meio à conversa, indicando os pontos mais desafiadores para o aluno, incentivando o desenvolvimento desses aspectos.

Esses feedbacks são muito relevantes para o processo de aprendizagem, porque direcionam o aluno para os pontos em que ele precisa despender maior esforço para desenvolver.

Avaliações por período

Você também pode usar avaliações formativas ao longo do tempo, adotando uma frequência mensal, bimestral, trimestral ou semestral.

Avalie o que faz mais sentido para o contexto das suas aulas: se você dá apenas 1 aula por semana, se fizer uma avaliação mensal, a cada 3 aulas, uma aula se destinará a avaliar o aprendizado de outras três. Neste caso, seria melhor uma frequência mais espaçada, como bi ou trimestral.

De qualquer modo, somente você será capaz de identificar o que melhor vai funcionar para você e seus alunos. Vale a pena fazer alguns testes, experimentar abordagens diferentes com cada aluno para ver o que dá mais resultado.

Avaliações ao final de cada unidade

Seja no final de um capítulo do livro didático ou ao final do ano letivo, você pode aplicar uma avaliação somativa a fim de verificar se vocês (professor e aluno) atingiram as metas estabelecidas lá no início do processo de ensino-aprendizagem.

Com isso, ao final da unidade (de tempo ou material), você consegue identificar as lacunas na aprendizagem do aluno e repará-las, antes de avançar para um novo conteúdo. Isso evita que as lacunas vão se acumulando, o que prejudicaria a aprendizagem do aluno.

As avaliações não são do aluno, são suas!

É importante que você tenha isso muito claro na sua cabeça: no fim das contas, quando você avalia seu aluno, na verdade está avaliando a si mesmo enquanto professor.

Se o seu aluno não aprendeu, há algo na sua abordagem pedagógica que pode não estar funcionando.

Por isso as avaliações não são do aluno, são suas. Lembre-se disso!

Como avaliar meus alunos de inglês

A atribuição de notas de 0 a 10, ou 0 a 100, em uma única prova que avalia todos os conhecimentos e habilidades não é muito eficiente para o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira.

Uma ideia de avaliação eficiente é avaliar as skills dos seus alunos por conceitos: grammar, vocabulary, reading and comprehension, speaking, listening e writing, por exemplo.

Aí, em vez de atribuir uma nota numérica, você pode avaliar com:

  • WD – Well-Developed (habilidade bem desenvolvida): o aluno está aplicando e integrando de forma independente as habilidades que foram ensinadas. Ele está mostrando uma compreensão contínua do conceito.
  • D – Developing (habilidade em desenvolvimento): o aluno está avançando no processo de aprender e aplicar as habilidades que foram ensinadas. Ele está avançando constantemente em direção à compreensão do conceito.
  • NI – Needs Improvement (habilidade precisa ser desenvolvida): o aluno está tendo dificuldade em aplicar as habilidades que foram ensinadas. Ele precisa de mais prática para desenvolver uma compreensão do conceito.

Seja criativo e crie “notas” diferentes de acordo com sua metodologia de ensino. Pense em formas de avaliar com maior assertividade seu aluno e não permita que a avaliação seja um fim em si mesma, como já dissemos anteriormente.

Utilize os resultados das avaliações para aprimorar o seu processo de ensino e ajudar seu aluno a se desenvolver cada vez mais.

Como avaliar um aluno de inglês a distância

Hoje em dia, boa parte das aulas, especialmente as particulares, ocorrem de forma remota. Mas como avaliar um aluno à distância?

Preparamos 3 dicas para ajudar você a avaliar seus alunos online. Continue lendo!

1. Use a tecnologia a favor do ensino

Procure formas tecnológicas de tornar suas avaliações mais interessantes para seus alunos. Busque por plataformas que disponibilizam avaliações (exercícios, feedbacks de pronúncia e por aí vai).

Se quiser ir além, você ainda pode buscar por alternativas gamificadas e tornar suas avaliações ainda mais interessantes para seus alunos!

2. Engaje seus alunos em todo o processo, inclusive na avaliação

O perfil do aluno EaD é muito conectado com informações e recebe estímulos o tempo inteiro. Por isso, você precisa pensar em algo para reter a atenção dele, para que assim ele realize a avaliação da melhor forma possível.

Uma ideia é, por exemplo, substituir alguns conteúdos em texto, no enunciado das questões, por vídeos.

3. Dê preferência a avaliações orais

Uma vez que você dá aulas particulares de forma remota, a realização de provas orais se torna muito mais oportuna.

O aluno não precisa ter vergonha, pois estará sozinho com o professor e você poderá concentrar toda a sua atenção nele. Por isso, no formato remoto, aposte em avaliações orais com perguntas bem elaboradas.

Neste artigo você aprendeu como avaliar um aluno de inglês. Se quiser saber mais sobre aulas particulares de inglês, assine nossa newsletter e receba dicas diretamente no seu e-mail. Até a próxima!

Tags