Ideias de aulas de inglês para diferentes públicos

Ideias de aulas de inglês para diferentes públicos

Ideias de aulas de inglês para diferentes públicos

Business Nov 15, 2022

Uma das principais estratégias para se diferenciar como professor de inglês é dar ao aluno exatamente o que ele precisa, personalizando o ensino.

Faz parte da estratégia empreendedora para os professores de inglês ter cursos e recursos diferentes para abordar cada tipo diferente de aluno que cruza seu caminho. Aliás, na maioria das vezes, a busca por um professor particular se dá exatamente para isso, para ter um atendimento mais individualizado.

O objetivo do aluno deve ser o leme do professor para direcionar as aulas de acordo com o que o aluno precisa para chegar ao objetivo almejado.

Não adianta dar aulas com foco na gramática e escrita se o objetivo do aluno é aprender a conversar para poder viajar, seja ele um turista ou um intercambista, por exemplo.

Esta estratégia, por si só, já vai atrair mais alunos para aquele curso específico que você oferece. Imagine que você está querendo aprender conversação e aparece um professor anunciando exatamente isso para você!

Aliás, já te ensinamos como captar mais alunos com estratégias de Marketing Digital anteriormente utilizando abordagens como esta, em que você cria cursos específicos para diferentes nichos de inglês. Vale a pena conferir!

Mas, além de prometer que o aluno vai chegar naquele objetivo, você deve ter formas de fazer com que isto aconteça. Você deve aplicar boas dinâmicas que prendam a atenção do aluno e mostre para ele que está aprendendo aquilo que ele queria. É exatamente do que vamos tratar a seguir.

Então, se você quer conhecer as melhores dicas de aulas de inglês para diferentes públicos, fique com a gente até o final deste artigo!

Inglês para Intercambistas

É muito comum acontecer de uma pessoa que vai fazer um intercâmbio, antes de viajar, procurar aulas de inglês para dar uma melhorada e não chegar muito cru a seu destino.

Trata-se de um excelente tipo de aluno, pois sua motivação está muito alta em razão de ter a viagem em vista e saber que efetivamente precisa aprender para poder aproveitar mais a experiência.

O que este aluno precisa é treinar sua conversação e entendimento da língua (listening and speaking) , por isso, exercícios com foco em situações do dia a dia são as mais indicadas. Não perca tempo trabalhando ortografia e questões mais complexas de gramática com este tipo de aluno.

Procure saber como vai funcionar o intercâmbio da pessoa. Se ela for ficar em uma casa de família, por exemplo, mostre  para ela como costuma ser a rotina de uma família do local para onde ele vai, podem haver algumas diferenças entre famílias britânicas, norte-americanas, australianas, etc.

Dinâmicas

Dia a dia do aluno

Uma dinâmica interessante pode ser simular um café da manhã ou um jantar de uma família típica do local, apresentando os pratos mais consumidos normalmente, mostrando a interação entre a pessoa e seus novos “familiares”.

Descubra também o que a pessoa vai fazer durante o intercâmbio: alguns vão para trabalhar, outros apenas estudar e outros ainda vão fazer as duas coisas.

Simule também situações dentro da escola, mostrando como funciona normalmente em escolas daquele país. O mesmo pode ser feito em relação ao trabalho - se a pessoa já souber que tipo de trabalho fará, melhor ainda - simule um dia de trabalho com ela, toda profissão e atividade possui alguns termos e objetos próprios envolvidos com o serviço; aprender estes termos pode, efetivamente, ajudar muito o aluno quando ele estiver lá.

Este tipo de informação pode ser encontrado facilmente na internet. Por exemplo, informações sobre a Austrália podem ser encontradas no site oficial da Embaixada.

Costumes locais

Outras informações importantes, que vão ajudar muito o aluno enquanto ele aprende inglês são os costumes do local.

Nos Estados Unidos, por exemplo, você não precisa comprar água nos restaurantes, é só pedir que eles a trazem para você (normalmente da torneira, mas é de boa qualidade).

Ensinar coisas como: jogar o papel dentro do vaso sanitário, sempre dar gorjetas, parar para o ônibus escolar se estiver dirigindo, saber sobre o patriotismo e respeito que eles têm pela bandeira, entre vários outros costumes simples; podem ajudar o aluno a se dar muito melhor - e evitar vários problemas também!

Você vai encontrar essas informações facilmente em sites que trabalham com intercâmbio e viagens.

Inglês para Viajantes

Assim como os intercambistas, a conversação é o que mais deve ser explorado pelo professor nas aulas para pessoas que só querem aprender inglês para poderem viajar e fazer turismo.

Saber sobre os costumes locais também é interessante, entretanto, para este público, coisas do dia a dia numa casa típica ou na escola ou trabalho não são os tópicos mais relevantes.

Mas há vários tipos de dinâmicas que podem ser trabalhadas e que vão ajudar muito os viajantes. Continue lendo para conhecê-las!

Dinâmicas

Simular alguns passos da viagem

Situações simples como embarcar em um avião, fazer um check-in no aeroporto e no hotel, entrar em uma loja e comprar coisas, pedir um táxi, um uber ou embarcar em um ônibus ou um trem; enfim, todas estas situações que são muito comuns aos viajantes podem ser exploradas.

Acredite, isto pode ajudar muito seu aluno! Pode realmente fazer a diferença entre ter uma boa ou uma péssima experiência de viagem.

Imagine perder um avião por não saber como pedir uma informação corretamente. Você pode dar ferramentas a para seu aluno para que ele não passe por isso.

Discutir sobre vlogs de viagens

Pergunte para seus alunos um destino que eles pretendem fazer no futuro. Busque um bom vlog sobre aquele destino e pronto! Você tem um excelente material para trabalhar em cima.

No YouTube você vai encontrar vlogs de viagens para qualquer destino que possa imaginar (e até para alguns que você nunca imaginou).

Vocês podem assistir e conversar sobre os melhores locais visitados, do que o aluno mais gostou, da beleza natural do local, sobre os hotéis, restaurantes, etc. Tudo isso em inglês, é claro!

Dê ao aluno o que ele precisa

As dicas acima podem ser utilizadas com qualquer tipo de aluno. Pergunte qual é o objetivo dele e lhe dê o que precisa para alcançá-lo. A dica mais importante é essa: a aula é sobre o aluno.

Sobre o que ele quer, sobre o que ele gosta. Não você ou o livro didático que você segue.

Insira o aluno em situações que simulam o que ele pretende fazer com o inglês que ele está aprendendo. Assim, você proporcionará uma aprendizagem muito mais significativa.

Pode ser que seu aluno queira tão somente aprender inglês para poder jogar videogame ou ler livros em inglês. Então faça isso, leia livros e jogue vídeo game com ele!

O importante é que você gere nele a percepção de que ele está aprendendo o que precisa para alcançar seu objetivo. Por isso é tão importante saber dar aulas de inglês para diferentes públicos, right?

Tags