Como dar aula de inglês na Educação 4.0

Como dar aula de inglês na Educação 4.0

Como dar aula de inglês na Educação 4.0

Educação 4.0 Oct 14, 2022

Como já falamos em outro artigo aqui no Blog, a Educação 4.0 é equivalente a Indústria 4.0, que está sendo considerada a nova revolução industrial.

Essa revolução vem mudando todo o sistema social e inclusive atinge todas as áreas da vida, especialmente o sistema de educação dentro e fora de sala de aula, transformando o aprendizado em um ambiente cada vez mais digital.

A educação 4.0 se tornou a tendência e fez uma tremenda mudança no campo da educação usando novas ferramentas tecnológicas. Nas aulas de inglês os alunos adquirem conhecimento através de quebra-cabeças, questionários, áudio e vídeo.

O sistema educação 4.0 pode ser muito útil seja para aumentar a capacidade dos estudantes, ou estimulando não somente eles como também aos professores a adquirirem mais conhecimento através da exploração dessas tecnologias.

A introdução da educação 4.0 para a aprendizagem da língua inglesa já está sendo utilizada em todas as esferas, sendo considerada, nessa nova era, um item indispensável para dar aulas de inglês.

A educação 4.0 enfatiza o uso da tecnologia no ensino e na aprendizagem; portanto, a implementação do e-learning não pode ser evitada. As ferramentas de e-learning oferecem grandes oportunidades de aprendizagem à distância, em ritmo próprio.

A abordagem de sala de aula flexível também desempenha um grande papel, pois permite que o aprendizado interativo seja feito em sala de aula, enquanto o teórico pode ser aprendido fora do horário da aula.

Como o aprendizado pode ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar, o uso da tecnologia ajudará os estudantes a aprender sem limitação de tempo e lugar.

Neste artigo selecionamos alguns conselhos que ajudarão você a dar aulas de inglês na Educação 4.0. Boa leitura!

Motivação é a chave
Projetos podem ser seus melhores amigos
Encoraje a independência dos seus alunos
Criatividade é importante
Faça com que suas aulas sejam significativas!

Motivação é a chave

Na educação 4.0, os estudantes têm uma escolha para determinar como e o que eles querem aprender; por isso, é essencial melhorar sua confiança e motivação. Não é sobre trocar o quadro negro pelas telas dos tablets, é sobre como a relação aluno professor deve ser toda revisada e modificada.

A motivação é um estado de espírito interno que estimula os estudantes a agir, os orienta para certos comportamentos e os ajuda a manter essa excitação e resposta sobre práticas essenciais e apropriadas ao ambiente de aprendizagem.

Projetos podem ser seus melhores amigos

Os alunos precisarão se familiarizar e se adaptar ao aprendizado baseado em projetos. Eles entenderão que devem aprimorar e melhorar suas habilidades para absorver e saber como aplicá-las e moldá-las, e assim melhorar sua confiança.

Quando o aluno entra em contato com algo por mais tempo e monta seu projeto, seja sozinho ou com outros alunos, ele tende a se sentir mais próximo desse assunto e conhecedor. Além de permitir que ele realmente aprenda ao invés de apenas decorar o conteúdo.

Com o conhecimento adquirido, a confiança se instaura no aluno e retorna em forma de independência e de motivação, duas características que farão com que seu aluno cresça cada vez mais.

Encoraje a independência dos seus alunos

Nesse novo sistema, a opinião dos alunos é considerada como um fator determinante. O novo papel do professor é ser um facilitador que irá guiar seus alunos em todo o processo.

Somado a isso, a internet está cada vez mais sendo usada como fonte de material didático, e não exatamente a figura do professor e seu livro, tendo os estudantes esse papel mais ativo, as informações tendem a serem melhor absorvidas.

Além disso, as discussões de acompanhamento conterão mais detalhes onde os estudantes se tornarão mais independentes, sendo mais protagonistas no seu aprendizado.

Criatividade é importante

A tecnologia fornece experiências de aprendizagem significativas para estudantes; também oferece oportunidades de aprendizagem prática que podem ser integradas a criação de situações, textos, peças, vídeos e memes.

A criatividade associada com a tecnologia torna o aprendizado prazeroso fazendo com que os alunos se dediquem mais às aulas. O aluno agora é um ser pensante mais que nunca e deve ser incentivado a pensar cada vez mais.

Faça com que suas aulas sejam significativas!

A tecnologia pode ser uma ferramenta particularmente útil para estudantes de inglês auxiliando no pensamento crítico e solução de problemas. Ela pode ser usada para reestruturar e redesenhar a sala de aula para produzir um ambiente que promova tal desenvolvimento.

A educação 4.0 pode aproximar alunos de todas as diversidades, incluindo alunos com deficiência. Quanto mais diversidade você levar para dentro de sala de aula, mais significativo será o ensino que você oferece.

Esse sistema cria uma oportunidade para os educadores se engajarem em novas tecnologias e ferramentas para torná-las relevantes. Os professores desempenham um papel crucial na conexão entre os alunos e a vida profissional real. Isto requer a concepção de tarefas ou atividades que envolvam os alunos a se envolverem no processo de pensamento e aprendizagem.

Por exemplo, o uso da técnica de sala de aula invertida permitirá que os alunos completem uma tarefa específica além das passadas em sala de aula através da tecnologia e, enquanto isso, ajuda os professores a proporcionar experiências de aprendizagem mais envolventes que promovem um ambiente de aprendizagem independente. De fato, a educação 4.0 oferece uma oportunidade para educadores se engajarem em novos métodos de ensino.

A Revolução Industrial 4.0 trouxe muitas mudanças significativas na vida, incluindo a educação.

Várias novidades, e até mesmo, ferramentas foram criadas, mas poucas delas são usadas em sua capacidade total.

Se pensar na nova educação 4.0 é além de pensar nas tecnologias e no que elas podem fazer, deve-se refletir o que se quer ensinar e para quem se vai ensinar e em como essa ferramenta pode ser usada exatamente como isso, uma ferramenta, e não como todo o objeto do aprendizado.

Ensinar continua sendo um processo entre um educador e seu aluno, dois seres humanos entrando em contato e trocando experiências de forma mútua. Para usar as tecnologias no ensino, nunca foi tão necessário humanizar as aulas.

Se você gostou deste artigo, aproveite para assinar nossa newsletter e receber as novidades do blog no seu e-mail. Preencha o formulário abaixo e fique por dentro das novidades sobre aulas de inglês na Educação 4.0!


Tags